A minha televisão LG OLed têm como particularidade uma função que me informa qual a qualidade de Imagem/vídeo que está a ser exibida no ecrã da mesma.
Assim e dependendo dos Canais tenho:
1- Uma definição SD 576i, para a maioria dos canais recebidos.
2- Uma definição HD 1080i, para os canais ditos HD, como é o caso do Canal 80 (Hollywood HD).
3- Uma definição UHD 2160p, para os canais 4K, como é o caso do Canal 441.
Ora na vossa Grelha de Canais no link https://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/lista-de-canais/Documents/grelha-fibra2019.pdf vem lá referido, por exemplo, que o canal 1, 2, 3 são canais HD e a minha televisão diz-me que a definição de imagem destes canais é SD 576i, portanto não são HD.
Curiosamente, nessa vossa Grelha de Canais, o Canal 301 está como não sendo HD, mas a minha televisão diz-me que a definição é HD 1080i.
Também e por princípio os canais com imagem em HD têm a indicação na própria imagem que são HD, por exemplo Hollywood HD, mas o canal 301 que é a RTP1 e é transmitido em HD, não aparece na imagem, RTP1 HD, não identificando assim que o programa está a ser transmitido em HD.
E este é só um exemplo.
Verifica-se assim que a vossa Grelha de Canais no link supracitado e a identificação do canal na própria imagem do programa em exibição não estão corretas em relação à definição dos mesmos, o que dá origem a confusões em relação ao espetador.
Da mesma forma na vossa APP para Android, por exemplo, os canais 1, 2 e 3 estão indicados como sendo HD e como atrás referi não o são, alias na propria imagem dos respectivos programas nem sequer aparece a indicação HD, como aparece por exemplo para NOS STUDIOS HD.
Ora tudo isto é muito dubio e deixa muitas incertezas sobre a real qualidade/definição em que os programas estão realmente a ser transmitidos.
Seria pois de bom tom que, quer a informação que aparece na imagem do programa, quer a informação na grelha de canais passasse a corresponder à real qualidade/defenição da própria emissão, sob pena de ter que considerar que existe informação enganosa.
Definição dos Canais VS Informação na Grelha de Canais
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.