Skip to main content
Header
Kilobyte
May 3, 2022

Como configurar o comando da televisão Samsung para controlar a BOX UMA

Sou cliente NOS e comprei uma televisão Samsung 43AU9005KXXC e queria configurar a televisão para comandar a BOX UMA.

A própria televisão tem um template para fazer a tarefa, no entanto apesar de escolher o fornecedor de serviço (NOS) e o fabricante da BOX (ARRIS), nunca se consegue que funcione. Ainda tentei colocar o modelo da BOX (ZD4500ZNO), mas a televisão não parece reconhecer.

Alguém pode ajudar sobre esta questão?

56 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
October 11, 2022

Boa noite @NGAM,

Lamentamos o transtorno e agradecemos a sua sugestão de melhoria da Box UMA.

As opiniões e apreciações da comunidade são importantes para nós. para que possamos continuar a melhorar.

Se surgirem novidades sobre este tema serão partilhadas, aqui, no Fórum NOS. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
January 11, 2023

Alguma novidade sobre o topico?

Continua a não ser possivel usar um comando "inteligente" para controlar a UMA! 

Nos dias de hoje tenho mais comandos para controlar a uma tv com a box UMA do que o que teria com a velhinha iris.. mas que evolução NOS!

Acabei de adquirir uma nova tv e o problema mantem-se.. a tv encontra a marca da box UMA "arris" mas nao encontra o modelo (ZD4500ZNO) ! 

Guimas
Super User
Super User
January 12, 2023

Alguma novidade sobre o topico?

Continua a não ser possivel usar um comando "inteligente" para controlar a UMA! 

Nos dias de hoje tenho mais comandos para controlar a uma tv com a box UMA do que o que teria com a velhinha iris.. mas que evolução NOS!

Acabei de adquirir uma nova tv e o problema mantem-se.. a tv encontra a marca da box UMA "arris" mas nao encontra o modelo (ZD4500ZNO) ! 

Dado que a tecnologia continua a mesma, claro mudar de TV não ia resolver.

Byte
January 12, 2023

Vinha à procura da resolução do meu problema mas já vi que a NÓS, em vez de seguir com as novas tecnologias prefere regredir no tempo…

Em Dezembro comprei uma TV nova para casa onde o comando da Tv é simplesmente brutal, para começar o comando não traz pilhas e é carregado por energia solar ou bateria como um telefone, comando super prático onde só uso a minha voz para alterar tudo, nem uso botões que alias são poucos os botões, nem números vêm, em Dezembro tinha a box Íris em casa e para meu espanto o comando da Tv pediu para aceder a essa box e deste aí controlava tudo com um único comando, o da minha Tv, quem ficou adorar foi os meus pais que deixaram de usar tanto comando e pela a idade deles foi ouro que já não percebem muito de tecnologia.

Para meu espanto foram lá a casa (ontem) colocar a box da  UMA pq na verdade foi eu a escolher a trocar de box por ter melhor imagem q a íris, mas quando dou por mim o comando da Tv já não compatível com a nova box para grande tristeza minha. são 11.45h da manha e já tive que atender 3x a chamada dos meus pais que não conta do novo comando.

Peço que sejam rápidos não resolução deste problema, é desnecessário nos dias de hoje usar 50 comandos para tanta coisa. 

Kilobyte
January 12, 2023

Vinha à procura da resolução do meu problema mas já vi que a NÓS, em vez de seguir com as novas tecnologias prefere regredir no tempo…

Em Dezembro comprei uma TV nova para casa onde o comando da Tv é simplesmente brutal, para começar o comando não traz pilhas e é carregado por energia solar ou bateria como um telefone, comando super prático onde só uso a minha voz para alterar tudo, nem uso botões que alias são poucos os botões, nem números vêm, em Dezembro tinha a box Íris em casa e para meu espanto o comando da Tv pediu para aceder a essa box e deste aí controlava tudo com um único comando, o da minha Tv, quem ficou adorar foi os meus pais que deixaram de usar tanto comando e pela a idade deles foi ouro que já não percebem muito de tecnologia.

Para meu espanto foram lá a casa (ontem) colocar a box da  UMA pq na verdade foi eu a escolher a trocar de box por ter melhor imagem q a íris, mas quando dou por mim o comando da Tv já não compatível com a nova box para grande tristeza minha. são 11.45h da manha e já tive que atender 3x a chamada dos meus pais que não conta do novo comando.

Peço que sejam rápidos não resolução deste problema, é desnecessário nos dias de hoje usar 50 comandos para tanta coisa. 

Olá, consegui sentir a sua dor, eu tenho o mesmo problema e quando li o que escreveu, revi o meu problema e concordo 200%..
Neste momento até o comando da UMA avariou.. o hardware é de boa qualidade mas infelizmente não acompanhou os critérios exigidos pelo mercado, o comando come pilhas, aquece e não funciona!

Tenho a televisão nova a funcionar com a box iris.. (que sorte que não a devolvi, mas pago 3€/mes para ter 2 boxes, a que funciona lindamente excepto a lentidão é a IRIS, a UMA está encostada que neste momento so funciona usando o tlm.. que evoluçáo NOS.. a iris fazia o mesmo mas com um comando simples a infra-vermelho!!) 

Peço que sejam celeres e percebam que retrocederam no tempo com esta box UMA.. é inconveniente ter uma box deste tipo em casa nos tempos actuais, não faz sentido nenhum ainda não haver uma soluçao de substituiçao da UMA por uma comparável á IRIS.. até o screen e os botões fazem jeito na IRIS, enquanto a UMA so serve para “pisa papeis”! (Ate se por acaso ficar sem internet por causa do router ou outra anomalia.. com a IRIS ainda consigo ver as “Tardes da Julia, ou o canal do parlamento” com a box da UMA, vejo uma mensagem a dizer “caso o problema se mantenha contacte a linha de apoio”.. Enfim!

Eu pago 90€/mes.. Pago um salario por ano… 

Espero que haja noticias em breve de uma nova solução ou inovadora! 

NOTE: Btw, liguei hoje para o suporte a dizer que o comando não funciona e pasmem-se.. tenho que me deslocar a uma loja oficial e mandaram-me usar o tlm como comando! (Não há alternativa) 

NOTE2 : Para fazer o “papel” que a UMA faz, (mas sem cablagem), na minha cozinha e com uma tv super antiga estou a usar um Chrome CAST e partilho o “NOS TV” para a televisão a partir de um tablet “velho”, controlo a tv no tablet! 

João H.
Gestor da comunidade
January 12, 2023

Boa tarde @HelderOliveira e @David Sá,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos sobre este tema.

De momento não possuímos novas informações sobre este tema. 

Continuem a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
January 12, 2023

Boa tarde @HelderOliveira e @David Sá,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos sobre este tema.

De momento não possuímos novas informações sobre este tema. 

Continuem a par de todas as novidades aqui, no Fórum NOS. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Olá! 

Eu é que agradeço pela resposta, que infelizmente não acrescenta nada de positivo.
Ainda assim estou esperançoso que a NOS resolva a situação com um upgrade de hardware de forma a suportar estes protocolos (que já não são novos)!
Se a situação actual me continuar a incomodar, irei resolver com uma simples mudança de operador de televisão! 

Byte
March 30, 2023

Aparentemente o modelo desta box arris não tem essa capacidade.

Testei os 41 modelos diferentes pré-configurados pela tv samsung e nenhum resultou.

Embora o comando da box consegue desligar a tv.

Kilobyte
March 30, 2023

Aparentemente o modelo desta box arris não tem essa capacidade.

Testei os 41 modelos diferentes pré-configurados pela tv samsung e nenhum resultou.

Embora o comando da box consegue desligar a tv.

Tecnologia completamente ultapassada.. um retrocesso autentico sendo que para mim apesar da lentidão a iris ainda é mais "completa" que a UMA ( sendo que considero a UMA um chrome cast gigante!)

So a acrescentar uma pequena nota.. o comando da box nao desliga a tv.. ao desligar a box "corta" o sinal da entrada hdmi e a tv "desliga-se"! 

Mário P.
Gestor da comunidade
March 31, 2023

Bom dia a todos, 
Sugerimos que consultem o nosso artigo em que apresentamos a UMA TV 4K. Acompanhem a evolução da box UMA:

@HelderOliveira, a funcionalidade HDMI-CEC, disponível na UMA TV 4K, pode controlar a sua TV com o comando NOS. Quando pressiona o botão Ligar/desligar do comando da box, liga/desliga a sua TV
juntamente com a box.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.