Skip to main content
Header
Respondido

Cobrança de comunicações ao apoio ao cliente (16990)

Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar uma reclamação relativamente a uma situação ocorrida no dia 30 de maio de 2026.
Ao ligar a minha BOX Satélite, foi exibida uma mensagem indicando que o respetivo cartão teria sido desativado pela NOS. Perante esta situação, fui obrigado a contactar por duas vezes a linha de apoio ao cliente, através do número 16990.
Durante os contactos realizados, o vosso serviço de apoio confirmou que o cartão se encontrava efetivamente desativado no sistema, tendo procedido à reativação do serviço de satélite.
No decorrer da segunda chamada, fui questionado sobre a possibilidade de fidelização por mais 24 meses, proposta que aceitei. No entanto, deixei claro que não estaria disponível para suportar os custos das chamadas (ver gravação de audio), uma vez que:

A desativação do cartão não foi causada por mim, mas sim por um erro da NOS;
O tempo de chamada incluiu procedimentos administrativos internos, nomeadamente o preenchimento do contrato para assinatura digital.

As chamadas em causa foram efetuadas:

Às 21h03, com duração de 4 minutos e 43 segundos;
Às 21h08, com duração de 29 minutos e 19 segundos.

Posteriormente, foi-me apresentado um valor a pagamento de 20,81€ pelo minha operadora, o qual considero indevido, dado que ambas as situações resultam de uma falha imputável à NOS.
Assim, venho por este meio solicitar a devolução integral do valor cobrado, aguardando a vossa resolução com a maior brevidade possível.

Melhor resposta por ByteSábio

se ligou para o 16990 de outro operador é normal que tenha sido cobrado, custa 61 centimos por minuto. recomendo que ligue para o primeiro numero quando voltar a precisar porque desconta dos minutos do tarifario e assim não paga.

está escrito no site NOS ⬇

931 699 000
  • Custo de uma chamada para a rede móvel nacional.

16990 

A partir da rede NOS:

• Chamada gratuita para atendimento automático, vendas e apoio técnico
  • Para outros assuntos, o atendimento assistido tem o custo de uma chamada para a rede NOS, de acordo com o seu tarifário, até um valor máximo de €1,5 (IVA incluído)
  • Se o seu tarifário inclui minutos para a rede NOS, o custo é de 20 cêntimos/minuto até um máximo de €1,5 (IVA incluído).

A partir de outras redes:

• 61 cêntimos/minuto (IVA incluído).

Do estrangeiro:

• Custo de uma chamada internacional.

2 Comentários

ByteSábio
Forum|alt.badge.img
  • Resposta
  • June 18, 2026

se ligou para o 16990 de outro operador é normal que tenha sido cobrado, custa 61 centimos por minuto. recomendo que ligue para o primeiro numero quando voltar a precisar porque desconta dos minutos do tarifario e assim não paga.

está escrito no site NOS ⬇

931 699 000
  • Custo de uma chamada para a rede móvel nacional.

16990 

A partir da rede NOS:

• Chamada gratuita para atendimento automático, vendas e apoio técnico
  • Para outros assuntos, o atendimento assistido tem o custo de uma chamada para a rede NOS, de acordo com o seu tarifário, até um valor máximo de €1,5 (IVA incluído)
  • Se o seu tarifário inclui minutos para a rede NOS, o custo é de 20 cêntimos/minuto até um máximo de €1,5 (IVA incluído).

A partir de outras redes:

• 61 cêntimos/minuto (IVA incluído).

Do estrangeiro:

• Custo de uma chamada internacional.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • June 18, 2026

Bom dia ​@mscar, bem-vinda ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e, também, a ajuda do ​@ByteSábio sobre o tema.

Lamentamos a situação que descreve. As chamadas para o apoio ao cliente são taxadas de acordo com o número de entrada para o qual ligou.

Conforme descrito no Site NOS, apenas chamadas para o 16990, são gratuitas a partir da rede NOS para atendimento automático, vendas e apoio técnico.

Dispomos ainda de uma linha de apoio com a numeração móvel com custo de uma chamada para a rede móvel nacional, 931 699 000.

Ainda assim, e para melhor compreendermos o sucedido e ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu NIF e número que contactou o apoio para o perfil ​@Fórum, por favor.

Obrigada