Skip to main content
Header

Venho por este meio expôr a seguinte situação.
Eu mudei de morada recentemente e na morada onde o serviço está contratado ficaram apenas os meus pais. Há cerca de 2 meses a minha mãe teve problemas nas box e no contacto com o vosso apoio ao cliente foi sugerido que a mesma fosse trocada numa loja. Na vossa loja no Almada Fórum foi-me dito que não tinham a box em questão em loja para troca. Foi sugerido que fizesse um upgrade na box e que para não ter custo mensal fizesse a renovação do contracto por mais 24 meses. Concordei pois na altura fazia sentido.
Acontece que há cerca de um mês a minha mãe adoeceu e acabou por falecer. Sendo o meu pai dependente da minha mãe ele teve que vir morar comigo noutra morada. Assim sendo já não é necessário o serviço na morada contratada. Pretendo pois cancelar este contracto. Acontece que ao contactar  convosco me foi dito que terei de pagar multa. Sendo que existem excepções em caso de falecimento ou dependência do titular. Ora sendo eu o titular não me enquadro nestas excepções. Acontece que quem se enquadra nestas excepções são precisamente os meus pais que usufruiam do serviço. O que peço é que esta situação seja avaliada e que me seja concedida excepção neste caso e que possa cancelar o contracto sem pagar multa.
Tenho comprovativo da minha morada atual, comprovativo de morada dos meus pais(a contratada), certidão de óbito da minha mãe e certificado de agregado familiar que comprova que os meus pais eram casados e moravam juntos.

Agradeço que avaliem este meu pedido com sensibilidade e compreensão.

Obrigado

Nuno Baixinho

Boa tarde @Nuno Baixinho,

Em primeiro lamento a situação,  não terá de pagar para cancelar o contrato antes do fim do período de fidelização se a pessoa em nome de quem está o contrato:

• estiver ausente da sua residência por incapacidade, doença prolongada ou estado de dependência de cuidados prestados ou a prestar por terceira pessoa.

Reúna os seguintes documentos:

• O cancelamento do serviço carece de formalização, envie comprovativos da situação invocada.

• Formulário de pedido de cessação do contrato. Este formulário tem de ser assinado pela pessoa em nome de quem está o contrato, e a assinatura deve ser igual à do seu documento de identificação;

• Fotocópia de um documento de identificação com assinatura. Se não quiser enviar fotocópia do documento, pode enviar apenas o formulário de cessação. Nesse caso, a sua assinatura tem de ser reconhecida num notário ou por um/uma advogado/a. Ou, em alternativa, pode deslocar-se a uma loja e preencher o formulário de confirmação de dados pessoais com apresentação do documento de identificação..

Os documentos podem ser:

• enviados através do formulário de email selecionado a opção Enviar documentos para cessação contratual

• entregues numa Loja NOS

• enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Obrigado

Boa tarde, @Nuno Baixinho
Desde já lamentamos a sua perda. 
O serviço está em nome da sua mãe? Se sim, precisamos que nos envie a certidão de óbito para cancelar o serviço sem seja aplicado o incumprimento contratual. 
Deste modo, para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o número de contribuinte para o perfil @Fórum
Obrigado, 

A questão é mesmo essa. Está em meu nome. Mas mudei de morada e quem usufruia do serviço eram os meus pais, que devido a fatalidade terão de sair da morada contratada. 

A questão é mesmo essa. Está em meu nome. Mas mudei dtae morada e quem usufruia do serviço eram os meus pais, que devido a fatalidade terão de sair da morada contratada. 

Exatamente o que parecia pelo seu discurso.

Presumo que pode cancelar o contrato sem pagar fidelização, conforme referi anteriormente. 

Está prevista a mudança de habitação para dar assistência a outra pessoa aqui.

Obrigado

A questão é mesmo essa. Está em meu nome. Mas mudei de morada e quem usufruia do serviço eram os meus pais, que devido a fatalidade terão de sair da morada contratada. 

Pois. Não se aplica a excepção que invoca

Pois. Não se aplica a excepção que invoca

Discordo. O contrato está no nome do @Nuno Baixinho naquela morada.

O titular já não vai usufruir do serviço porque vai dar assistência ao pai em outro local. 

Basicamente trata-se de alteração de residência.

Obrigado

Aquilo que é pretendido é cancelar os serviços por falecimento. E apenas se justifica o cancelamento por falecimento quando os serviços estão em nome da pessoa que faleceu 

Aquilo que é pretendido é cancelar os serviços por falecimento. E apenas se justifica o cancelamento por falecimento quando os serviços estão em nome da pessoa que faleceu 

Conforme se pode ler no início do tópico e passo a citar "(...) Assim sendo já não é necessário o serviço na morada contratada. Pretendo pois cancelar este contracto."

Muito obrigado

@Jorge C, vou tentar explicar e peço desde já desculpa ao criador do tópico: 

Quando se faz um contrato @Jorge C, o obrigado do mesmo é aquele consta no contrato independentemente de quem faz ou fazia uso do mesmo, é um risco natural do contrato. Se o Jorge tiver uma casa a arrendar, e nela tiver serviços em seu nome, na sua perspectiva só porque ficou sem inclino pode acabar com os contratos que estão em seu nome, água, luz, crédito e telecomunicações. 

Não informe erradamente as pessoas, porque é uma questão legal e a não ser consiga ajuda efetivamente o utilizador ao representá-lo, não dê informação que o possa prejudicar. “o obrigado se não pode desonerar, sem consentimento do credor, mediante prestação diversa da que é devida, não podendo, também, o devedor exigir a redução da prestação estipulada, com fundamento em precária situação económica em que o cumprimento o deixaria. No entanto, como durante a execução das obrigações, podem ter lugar alterações das circunstâncias que estavam presentes quando os contraentes celebraram o contrato, essas alterações podem justificar modificações no contrato, ou mesmo a sua resolução – artigo 437.º do Código Civil. No entanto, não são quaisquer alterações das circunstâncias que podem justificar essas modificações ou a resolução, mas apenas alterações anormais e desde que tais alterações anormais impliquem que o cumprimento do contrato afetaria gravemente os princípios da boa fé e não estejam cobertas pelos riscos próprios do contrato.”

Já que adora apregoar leis, por favor, informe-se minimante ao invés deixo aqui alguns exemplos que o possam ajudar, Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (dgsi.pt)Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (mj.pt)Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa (dgsi.pt)

Apesar de compreender a situação e de achar que deveria ser possível, como a minha opinião não serve de nada, apenas informo que deve tentar a sua sorte. Mas provavelmente vão alterar o serviço para um valor mais reduzido para que a prestação seja menor. 

Exatamente.

Boa tarde, @Nuno Baixinho

O @Guimas e o @Olaf deram uma boa ajuda. 

Para podermos ajudar pedimos que, por favor, nos envie uma mensagem privada com o número de contribuinte para o perfil @Fórum
Obrigado, 

Boa tarde @Olaf,

Em virtude do seu comentário, terei de esclarecer a questão e peço desculpa ao criador do tópico.

Percebo a sua preocupação com a questão legal envolvida neste caso. No entanto, é importante considerar que o contrato em questão está no nome do @Nuno Baixinho, mesmo que os serviços fossem principalmente utilizados pelos seus pais.

Dada a situação trágica do falecimento da mãe do @Nuno Baixinho e a necessidade do seu pai de se mudar, a intenção do cancelamento do contrato não é apenas por conveniência, mas sim por uma mudança significativa nas circunstâncias familiares e residenciais.

Concordo que a legislação em relação ao cancelamento de contratos por falecimento normalmente se aplica quando os serviços estão no nome da pessoa que faleceu. No entanto, neste caso, o cancelamento é solicitado devido à mudança na situação residencial e familiar do titular do contrato, o que justifica uma análise mais detalhada.

É crucial avaliar a situação com base na equidade e na sensibilidade para com as circunstâncias individuais. Considerando o contexto específico apresentado pelo @Nuno Baixinho a natureza humanitária da sua solicitação, acredito que devemos explorar todas as opções disponíveis para resolver esta questão de forma justa e compassiva.

Espero que consiga entender o meu ponto de vista.

Obrigado

@Jorge C obrigado pela compreensão.

Entendo que existam normas e regulamentos mas entendo que para além de regulamentos e números de clientes tem que existir por parte de empresas desta magnitude uma componente social e humana, como tão bem explicou.

Como referi na minha exposição, tenho documentos que comprovam a situação exposta e suas circunstâncias.

Só peço que este meu pedido seja analisado com o devida atenção e que considerem o contexto do meu pedido. 

Tenho de referir também que quando me desloquei a uma loja NOS, explicando a situação e a minha intenção de cancelar o contrato, a frieza do vosso funcionário foi atroz. Deu-me meia dúzia de nãos e nem sequer acedeu à minha ficha de cliente pois não me pediu qualquer dado pessoal. Não mostrou qualquer abertura para expôr a situação a um superior ou em qualquer outro meio.

Absolutamente lamentável. 

Entendo que existam normas e regulamentos mas entendo que para além de regulamentos e números de clientes tem que existir por parte de empresas desta magnitude uma componente social e humana, como tão bem explicou.

Como referi na minha exposição, tenho documentos que comprovam a situação exposta e suas circunstâncias.

Só peço que este meu pedido seja analisado com o devida atenção e que considerem o contexto do meu pedido. 

Tenho de referir também que quando me desloquei a uma loja NOS, explicando a situação e a minha intenção de cancelar o contrato, a frieza do vosso funcionário foi atroz. Deu-me meia dúzia de nãos e nem sequer acedeu à minha ficha de cliente pois não me pediu qualquer dado pessoal. Não mostrou qualquer abertura para expôr a situação a um superior ou em qualquer outro meio.

E vou mais longe na sua defesa, caso tenha um comprovativo da sua residência.

Na prática o seu pai vai morar consigo, portanto não faz sentido ter os serviços numa casa vazia.

Sugiro mesmo que avance com o processo da forma que referi porque é uma mudança significativa nas suas circunstâncias familiares e residenciais.

Não participo do Fórum NOS para ganhar debates mas sim para ajudar os utilizadores.

Concordo consigo quando considera lamentável.

Um abraço solidário.

O empregado só fez o seu trabalho. Não havia nada que ele pudesse fazer

O mundo está cheio de gente incompetente que só está a fazer "o seu trabalho".

Ao lidar com clientes e especialmente em situações excepcionais é preciso mais, muito mais. 

Digo eu que trabalhei vários anos no atendimento ao público. 

Comentário