Skip to main content
Header
Megabyte
April 10, 2024
Respondido

Canais de televisão fora da box

Bom dia,

Recentemente passei a ter duas televisões em casa e, para meu espanto, não tenho os canais que deveria ter nas outras partes da casa onde não está a box. Percebi que há uns meses quando me vieram instalar o serviço da NOS não foi efetuada a ligação para as restantes divisões da casa e não tenho qualquer interesse em alugar uma segunda box. Fui a uma loja vossa e fui informado que deveria ter acesso e que essa ligação deveria ter sido feita durante a montagem.

Como resolver esta questão? 

Melhor resposta por Mário P.

@CP001, o @Guimas e o @Bruno Aleixo, responderam à sua questão. 😊

O técnico durante a instalação dos serviços NOS, seja o sinal TDT ou o sinal de outro operador é desligado para que seja instalado o sinal NOS conforme indicado no comentário acima: “se consegue ter acesso aos 7 canais, significa que há sinal NOS nas tomadas, de outra forma, não teria acesso a nenhum canal. 

No entanto, para podermos ajudar, precisamos de saber se as televisões são compatíveis com a tecnologia DVB-C. Pode, por favor, confirmar? Diga-nos, também, se já experimentou fazer uma sintonia de canais digitais ao invés de analógico. Aguardamos o seu feedback. Obrigado,”

Deste modo, continuamos a aguardar feedback às questões. 

Muto obrigado,

19 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
April 11, 2024

A televisão tem tecnologia DVBC, mas só consigo sintonizar os 7 canais da TDT porque o sinal não está injetado no circuito da casa. Quando contratei os serviços da NOS foi para fazer uma instalação na casa e não numa divisão em especifico. Não pedi nada ao técnico, mas este também não se lembrou de perguntar. De qualquer forma, se nada é mencionado parece-me que o mais lógico é colocar o sinal no circuito, porque a instalação é na casa, mas já percebi que estou errado.
Portanto, deslocação do técnico 50€ mais uma tomada suplementar 15€ (Igual à que a casa já tem?). Um pouco caro para o que é, acho que me vou limitar à televisão que tem box. Podem fechar o tópico.

Obrigado

Boa noite @Gonçalo.,

Sugiro que ligue a TV na tomada da box e confirme se consegue sintonizar os mais de 100 canais.

Obrigado

CP001
April 11, 2024

Olá @Bruno Aleixo

O que aconteceu foi que a NOS não injectou o sinal na rede interna da casa (e que liga às várias tomadas) e por esse motivo o cliente ainda tem os canais TDT nas restantes televisões.

O operador anterior poderá ter deixado estes canais depois de ter desativado o serviço (repôs a ligação à antena), ou não havia operador anterior e o cliente tinha só TDT.

Guimas
Super User
Super User
April 11, 2024

A NOS não te deixa o tdt ligado na instalação. Precisa ainda de confirmar bem se realmente tem mais de 7 canais, pode estar noutras posições os restantes canais , desorganizados

CP001
April 12, 2024

Boa noite, @Guimas,

Neste caso o técnico da NOS deixou… deixou estar o que já estava montado… senão ele não sintonizaria os 7 canais da TDT… Pode ter sido uma falha do técnico ou o cliente estar numa localização geográfica muito próxima do emissor da TDT com sinal tão forte que a TV consegue sintonizar os canais mesmo sem haver ligação física à antena (também costuma acontecer).

O que eu disse foi que o operador anterior muitas vezes, quando faz o desligamento do serviço, religa a ligação à antena e aos canais TDT para aqueles dias entre contratos em que o cliente já deixou de ter serviços com o operador antigo mas ainda não lhe instalaram o serviço novo.

Eu se calhar li uma coisa diferente de todos, mas o que eu li naquele comentário do @Gonçalo. é que a NOS não fez a injeção do sinal digital na rede interna da casa do cliente. Limitou-se a fazer uma ligação direta à box.

Possivelmente até é uma instalação FTTH em que o sinal digital de TV (DVB-C) sai do router/ONT, não sabemos.

A outra possibilidade é o @Gonçalo. não ter sintonizado os canais corretamente na opção Cabo (DVB-C) e ter antes escolhido a opção Antena (DVB-T), tal como estão a dizer.

A terceira e última hipótese era o cliente estar na realidade a sintonizar estes canais https://www.nos.pt/tv/canais/tdc . Contudo, penso que essa ideia não faça muito sentido, porque estes canais (além de serem 6 e não 7 canais) só são sintonizados isoladamente se o cliente tiver à entrada da instalação um filtro passa-banda, que bloqueasse quase todos os outros canais (canais da TV sem box e canais lineares da box), ou se em alternativa o cliente estivesse erradamente a fazer uma sintonia manual apenas à faixa em que se encontram aqueles 6 canais (714 MHz)* em vez de uma sintonia automática, com a mesma frequência de entrada e que varresse todo o espetro de sintonia, o que é pouco provável. Essa frequência de entrada/portadora (714 MHz)* é especial, dado que, além de essa portadora conter informação de canais, contém informação sobre os outros canais a sintonizar e a ordem que estes devem seguir. Ao mexer nessa portadora como parâmetro de entrada para sintonia automática, todos os restantes canais seriam sintonizados. No fundo, é improvável que seja esta terceira possibilidade que está a acontecer.

* Atualização Maio/2024: A frequência inicial da NOS em Portugal continental mudou. Passou a ser 330 MHz e não os 714 MHz.

Mário P.
Mário P.Gestor da comunidadeResposta
Gestor da comunidade
April 12, 2024

@CP001, o @Guimas e o @Bruno Aleixo, responderam à sua questão. 😊

O técnico durante a instalação dos serviços NOS, seja o sinal TDT ou o sinal de outro operador é desligado para que seja instalado o sinal NOS conforme indicado no comentário acima: “se consegue ter acesso aos 7 canais, significa que há sinal NOS nas tomadas, de outra forma, não teria acesso a nenhum canal. 

No entanto, para podermos ajudar, precisamos de saber se as televisões são compatíveis com a tecnologia DVB-C. Pode, por favor, confirmar? Diga-nos, também, se já experimentou fazer uma sintonia de canais digitais ao invés de analógico. Aguardamos o seu feedback. Obrigado,”

Deste modo, continuamos a aguardar feedback às questões. 

Muto obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
April 12, 2024

@Mário P. com todo o respeito, peço-lhe desculpa, mas eu acho que não leu o que escrevi. Eu não fiz uma questão, fiz uma afirmação, que mantenho integralmente. 

O técnico durante a instalação dos serviços NOS, seja o sinal TDT ou o sinal de outro operador é desligado 

@Mário P. claro que é esse o procedimento habitual. Mas e se o técnico se tiver esquecido disso? Se a instalação for FTTH, por exemplo, e a casa for antiga, que é o que acontece muitas vezes, o sinal da NOS vem por um cabo de fibra e não pela rede de televisão.

O técnico não precisa de mexer na rede de televisão interna da casa, para o cliente ter televisão com os canais lineares na box, porque o sinal de TV à box sai do router/ONT. São redes separadas.

Eu mesmo tenho uma morada assim… e conheço pessoalmente pelo menos mais uma NOS desta forma, mas há centenas de milhares de casas assim por todo o país.

se consegue ter acesso aos 7 canais, significa que há sinal NOS nas tomadas, de outra forma, não teria acesso a nenhum canal. ,

Que 7 canais @Mário P.? Se forem os 7 canais da TDT (TV gratuita) isso não é um sinal da NOS, é um sinal contratado pelo Estado a um operador para que as pessoas sem TV paga possam ter TV. Esse sinal vem por via terrestre, normalmente da antena do prédio.

Se forem estes 6 canais https://www.nos.pt/tv/canais/tdc, então este sim seria um sinal NOS, mas isso é outra hipótese, como expliquei acima e tem as suas condicionantes.

Mário P.
Gestor da comunidade
April 12, 2024

@CP001, conforme referido, quando existe uma instalação do serviço NOS este é removido para que haja lugar ao sinal NOS, pelo que, se houve instalação dos serviços NOS, o sinal tem de ser NOS, independentemente de ter ou não ter acordos em zonas históricas ou imobiliários. 

Com isto, não estamos a indicar que não possa ter existido um erro, no entanto, cabe-nos realizar os procedimentos para que consigamos chegar a uma conclusão e, por conseguinte, ajudar. 

Aparentemente, e pelo que foi mencionado, é necessário a deslocação de uma equipa técnica de manutenção, no entanto, para isso há a necessidade de esclarecer as questões feitas. 

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
April 12, 2024

@Mário P. diz “se houve instalação dos serviços NOS, o sinal tem de ser NOS”

@Mário P., vai-me desculpar novamente, mas isso não é necessariamente verdade. Tantas e tantas casas existem que têm um sinal de um operador na TV principal e um sinal de TDT nas restantes TV (quando falo em TDT é na conhecida TV gratuita, não necessariamente de  outros acordos).

Ora esta situação, embora desconforme com as regras da NOS e com as regras legais, acontece muitas vezes e é o que creio que pode ter acontecido ao @Gonçalo. Pode ter acontecido esse lapso do técnico

Mário P.
Gestor da comunidade
April 12, 2024

@CP001 , nós é que pedimos desculpa, e compreendemos também o que nos indica. 🙂 

No entanto, e independentemente, de poder existir casos desses não será esse o pressuposto processual. 

Assim, quando há contratação dos serviços NOS, cabe ao técnico seguir e cumprir os passos pré-estabelecidos e como, diz a lei, aproveitar a ligação já existente, mas com o sinal NOS. Foi feito na tomada onde a box está ligada, nas demais tomadas caso não tenha existido interligação de sinal, deveria não ter canais de todo, uma vez que cabe ao técnico interromper o sinal que advenha da antena do prédio ou de outro operador. 

Daí as nossas questões. Após resposta, dependendo das mesmas, é agendada uma intervenção técnica para avaliar.🙂