Skip to main content
Header
Megabyte
April 10, 2024
Respondido

Canais de televisão fora da box

Bom dia,

Recentemente passei a ter duas televisões em casa e, para meu espanto, não tenho os canais que deveria ter nas outras partes da casa onde não está a box. Percebi que há uns meses quando me vieram instalar o serviço da NOS não foi efetuada a ligação para as restantes divisões da casa e não tenho qualquer interesse em alugar uma segunda box. Fui a uma loja vossa e fui informado que deveria ter acesso e que essa ligação deveria ter sido feita durante a montagem.

Como resolver esta questão? 

Melhor resposta por Mário P.

@CP001, o @Guimas e o @Bruno Aleixo, responderam à sua questão. 😊

O técnico durante a instalação dos serviços NOS, seja o sinal TDT ou o sinal de outro operador é desligado para que seja instalado o sinal NOS conforme indicado no comentário acima: “se consegue ter acesso aos 7 canais, significa que há sinal NOS nas tomadas, de outra forma, não teria acesso a nenhum canal. 

No entanto, para podermos ajudar, precisamos de saber se as televisões são compatíveis com a tecnologia DVB-C. Pode, por favor, confirmar? Diga-nos, também, se já experimentou fazer uma sintonia de canais digitais ao invés de analógico. Aguardamos o seu feedback. Obrigado,”

Deste modo, continuamos a aguardar feedback às questões. 

Muto obrigado,

19 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
April 10, 2024

Bom dia @Gonçalo.,

Se não referiu que necessitava de sinal nesse local, o técnico não sabia.

Agora que a instalação está feita, se solicitar uma alteração poderá ter um custo.

• A deslocação técnica a pedido do cliente tem, atualmente, o custo de 49,99€.
  • Uma tomada suplementar custa mais 15€.

Obrigado

João H.
Gestor da comunidade
April 10, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Gonçalo. e partilha do @Jorge C.

Confirme-nos, por favor, exemplos de canais que não consegue aceder nas televisões sem box.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Guimas
Super User
Super User
April 10, 2024

Acho que aqui tem é de confirmar se as tvs tem a tecnologia DVBC para poder ver os canais. Se sim, então aí entra nas definições da TV e faz uma sintonia digital completa. Se mesmo assim não apanha canais então ligue para o apoio técnico.

Mário P.
Gestor da comunidade
April 11, 2024

@Gonçalo., o @Guimas deu também uma boa ajuda. 
Diga-nos, por favor, se as suas televisões são compatíveis com a tecnologia DVB-C. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
April 11, 2024

A televisão tem tecnologia DVBC, mas só consigo sintonizar os 7 canais da TDT porque o sinal não está injetado no circuito da casa. Quando contratei os serviços da NOS foi para fazer uma instalação na casa e não numa divisão em especifico. Não pedi nada ao técnico, mas este também não se lembrou de perguntar. De qualquer forma, se nada é mencionado parece-me que o mais lógico é colocar o sinal no circuito, porque a instalação é na casa, mas já percebi que estou errado.
Portanto, deslocação do técnico 50€ mais uma tomada suplementar 15€ (Igual à que a casa já tem?). Um pouco caro para o que é, acho que me vou limitar à televisão que tem box. Podem fechar o tópico.

Obrigado

CP001
April 11, 2024

Boa tarde, @Gonçalo. 

O manual ITED refere que os técnicos têm a obrigação de usar a infraestrutura (rede interna ) da casa, pelo que o técnico teria imperativamente de o ter feito aquando da instalação.

Sendo assim, em meu entender, a NOS tem de oferecer a deslocação, para corrigir o que não fez bem.

Aconselho-o a insistir neste ponto junto do apoio técnico.

”5.3 FORNECIMENTO DE SERVIÇOS CONTRATADOS A prestação de serviços de comunicações eletrónicas por parte dos operadores, aos seus clientes, pressupõe o cumprimento do n.º 1, art.º 61, do DL123, que estabelece a obrigatoriedade da utilização das infraestruturas de telecomunicações já instaladas sempre que as mesmas permitam suportar os serviços a prestar e a tecnologia a disponibilizar. Os operadores devem avaliar a necessidade de configuração da instalação existente, de forma a fornecerem os serviços contratados com a melhor qualidade possível. Da avaliação anterior pode resultar a necessidade de efetuar as seguintes alterações: a) Mudança de localização das TT existentes com a utilização obrigatória da tubagem existente; b) Reformulação ou instalação de repartidores, por exemplo, alteração do repartidor de sinal CATV para permitir alimentar o modem adequadamente; c) Configuração dos pontos de ligação e das ligações a equipamentos instalados pelo operador, por exemplo, adaptar o repartidor coaxial aos sinais provenientes das antenas de satélite; d) Instalação de dispositivos necessários para o fornecimento integral dos seus serviços, por exemplo, colocar um repartidor e amplificador de sinal.”

Megabyte
April 11, 2024

@CP001 , muito obrigado pela informação. Desconhecia por completo, e sendo assim o caso muda de figura.

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
April 11, 2024

@Gonçalo., se consegue ter acesso aos 7 canais, significa que há sinal NOS nas tomadas, de outra forma, não teria acesso a nenhum canal. 

No entanto, para podermos ajudar, precisamos de saber se as televisões são compatíveis com a tecnologia DVB-C. 

Pode, por favor, confirmar? Diga-nos, também, se já experimentou fazer uma sintonia de canais digitais ao invés de analógico. 

Aguardamos o seu feedback. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
April 11, 2024

@CP001 , muito obrigado pela informação. Desconhecia por completo, e sendo assim o caso muda de figura.

Obrigado.

Se verificar, o contrato com a NOS diz isto mesmo. A primeira tomada é algo opcional, mas a injeção na rede do cliente é obrigatória. Também não seria preciso estar no contrato, porque já está nas regras legais.

”3. ADESÃO, INSTALAÇÃO, LIGAÇÃO E ATIVAÇÃO DOS SERVIÇOS 3.1. Os Serviços prestados sobre a rede Fibra da NOS (tecnologia HFC (Hybrid Fiber Coax) e FTTH (Fiber to the Home)) apenas estão disponíveis nas zonas geográficas cobertas pela referida rede (informação sobre cobertura geográfica disponível em www.nos.pt) e, salvo disposição em contrário, disponibilidade da rede pré-existente ou qualquer motivo decorrente da natureza do Serviço e sem prejuízo do disposto nas Condições Específicas, (i) a sua instalação inclui o fornecimento e instalação do cabo necessário à rede de Cliente e uma tomada (se solicitada instalação com tomada) e acessórios de instalação, bem como a respetiva ligação na morada de instalação; (ii) o cabo será instalado à vista, salvo se o local já dispuser de infraestruturas de passagem (sendo as soluções especiais de instalação a pedido do Cliente objeto de orçamentação); (iii) às tomadas adicionais e outros equipamentos adicionais, além dos previstos nas Condições Específicas, são aplicáveis os preços e as condições de fornecimento específicos em vigor”

@Mário P. há sinal apenas dos 7 canais gratuitos vindos da antena terrestre (TDT DVB-T). Na mudança de um operador para outro (entre contratos, nos dias em que o cliente não tem contrato com nenhum operador), os técnicos costumam deixar estes canais ligados para o cliente não perder TV.

Bruno Aleixo
Super User
Super User
April 11, 2024

Obrigado.

Se verificar, o contrato com a NOS diz isto mesmo. A primeira tomada é algo opcional, mas a injeção na rede do cliente é obrigatória. Também não seria preciso estar no contrato, porque já está nas regras legais.

”3. ADESÃO, INSTALAÇÃO, LIGAÇÃO E ATIVAÇÃO DOS SERVIÇOS 3.1. Os Serviços prestados sobre a rede Fibra da NOS (tecnologia HFC (Hybrid Fiber Coax) e FTTH (Fiber to the Home)) apenas estão disponíveis nas zonas geográficas cobertas pela referida rede (informação sobre cobertura geográfica disponível em www.nos.pt) e, salvo disposição em contrário, disponibilidade da rede pré-existente ou qualquer motivo decorrente da natureza do Serviço e sem prejuízo do disposto nas Condições Específicas, (i) a sua instalação inclui o fornecimento e instalação do cabo necessário à rede de Cliente e uma tomada (se solicitada instalação com tomada) e acessórios de instalação, bem como a respetiva ligação na morada de instalação; (ii) o cabo será instalado à vista, salvo se o local já dispuser de infraestruturas de passagem (sendo as soluções especiais de instalação a pedido do Cliente objeto de orçamentação); (iii) às tomadas adicionais e outros equipamentos adicionais, além dos previstos nas Condições Específicas, são aplicáveis os preços e as condições de fornecimento específicos em vigor”

@Mário P. há sinal apenas dos 7 canais gratuitos vindos da antena terrestre (TDT DVB-T). Na mudança de um operador para outro, os técnicos costumam deixar estes canais ligados para o cliente não perder TV.

Nop, a NOS quando instala corta o sinal já existente pra injetarem o sinal deles…. 

um bem haja 

O amigo Bruno ajuda