Skip to main content
Header

Box UMA FTTH?

Boa noite a todos,

Recentemente mudei de morada e transferi meus serviços de tv e Internet. No entanto a instalação da nova casa é fibra (ftth) sem a presença de cabo coaxial(hfc). O técnico trocou o router compatível para a nova instalação de fibra mas não fez o mesmo com a minha box tv (UMA V2). Disse-me ser necessário ir a uma loja nos trocar o equipamento para uma nova box que funciona apenas por wifi ou cabo de rede. Fui até a loja e uma atendente recebeu o router antigo mas não trocou a box de tv alegando que a mesma também funcionava sem cabo coaxial. De retorno a minha morada liguei para o número fornecido pela atendente para auxiliarem na instalação do mesmo equipamento, o que claramente não aconteceu. O atendente disse a mesma coisa que o técnico na primeira vez. Portanto, depois de ser atendido por 3 profissionais que deram informações divergentes, devo ou não realizar a troca do equipamento de tv? E como devo proceder sem o risco de novamente não ter o problema resolvido? 

5 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 13, 2026

A box uma funciona em ftth e hfc da mesma forma, precisa do cabo coaxial. 

O técnico induziu-o em erro, pois é só ligar a umav2 e funciona igual ..  e a loja também pois a box uma precisa de cabo coaxial.

Agora se quer mesmo uma box sem coaxial tem que ligar para a linha de apoio e falar com os comerciais, isso normalmente fica mais caro

• Autor
  • Byte
  • April 14, 2026

Foi o que pensei. A minha casa não tem instalação de cabo coaxial e não é possível instalar, como foi verificado pelo técnico. Portanto minhas opções se reduzem a ter de pagar mais caro por um serviço que já pago? Não faz sentido.

dxnog
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • April 14, 2026

Não entendo muito bem porque não é possivel instalar o cabo coaxial normalmente pois em instalaçoes de fibra optica há um aparelho (ONT) onde se liga o cabo de fibra do exterior e a partir dai sai o cabo coaxial que se liga à box  e o router se este nao tiver o ONT integrado. 

Isso pode perfeitamente ficar perto da TV, dai as minhas duvidas.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • April 14, 2026

Foi o que pensei. A minha casa não tem instalação de cabo coaxial e não é possível instalar, como foi verificado pelo técnico. Portanto minhas opções se reduzem a ter de pagar mais caro por um serviço que já pago? Não faz sentido.

Então se quer algo mais recente e especifico, normalmente fica mais caro, faz todo o sentido

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • April 15, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@LUIZ A. e a ajuda da comunidade sobre o tema. 

É possível proceder à instalação da box mesmo não existindo rede interna, sendo esta feita por passagem de cabo de sinal colado no rodapé ou numa calha técnica exterior à parede.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado