Header
Pergunta

Box UMA, falta de imagem e som na TV


Bom dia,

há cinco dias instalaram em minha casa uma Box UMA 3.0 Ultra HD v2, que está ligada a uma smartTV  SONY 4K mod KD-65AG9 por cabo HDMI. Apesar de ter uma imagem fantástica (quando ligada) a verdade é que sempre que desligo a Box (p.ex. à noite) e a volto a ligar no outro dia, a mesma não emite qualquer imagem ou som: na TV surge apenas um “areado” que liga e desliga, alternando rapidamente (apenas alguns segundos) o “areado” com o negro, deixando-me até o receio que essa alternância possa danificar a TV. Assim, para voltar a ter imagem só desligando a Box da corrente elétrica e a voltar a ligar (o que demora alguns minutos).

Após reclamação telefónica junto dos serviços técnicos, sugeriram a reposição dos parâmetros originais, o que foi feito, tendo-se mantido o problema. Após uma segunda reclamação feita ontem, sugeriram-me a substituição da Box, o que também fiz pessoalmente numa loja NOS, tendo instalado a nova Box ontem. Após a conclusão da instalação, pude ver televisão normalmente e com a qualidade devida. Experimentei desligar a Box com o comando e voltar a ligá-la e tudo funcionou normalmente, ontem.

Contudo, já verifiquei hoje que o problema persiste: após ligar a Box (através do comando), apenas me aparece o já mencionado “areado”, alternando rapidamente com o negro.

Esclareço ainda que já substituí o cabo HDMI e também já alterei as portas de entrada da TV, sem qualquer sucesso.

Alguém me poderá ajudar a corrigir este problema? Obrigado.


19 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, parece que terá de insistir com o apoio técnico para que possam proceder a despistes que levem à detecção da causa da anomalia. 

Obrigado.

È o que eu tenho vindo a fazer já à algum tempo. A verdade é que desde que eu mudei da IRIS para a UMA (este ano, após a compra desta TV), que tenho vindo a ter este problema recorrente. Inicialmente foi-me instalada uma Box UMA de modelo anterior a esta, que também me deu problemas idênticos (em vez do areado, aparecia a imagem com cores totalmente “azuladas” ou “laranjadas” e sem som).

E não me venham dizer que o problema é da TV (como já disseram) pois já contactei os serviços técnicos da SONY e a TV não tem qualquer problema. Acresce que tenho também uma Box IRIS em casa e se a ligar à TV, o problema descrito não existe, pois funciona sempre bem. Perante isto penso que o problema deverá ser apenas da Box UMA que não seja compatível com a TV em causa, que é um dos modelos mais recentes da SONY e topo de gama da marca.

Após me terem feito a substituição por este modelo há apenas 5 dias, o problema passou a ser o que descrevi. Vou continuar a insistir pela resolução do problema. De qualquer forma o meu muito obrigado.

Reputação 7
Crachá +2

a situação tem a ver com hdcp penso. é da ligação da box á tv. Vou assumir que seja uma v2 a box. a solução talveeeez passe pela upgrade do software para a versão b.

Reputação 7
Crachá +5

Sim, a box UMA tem apresentado alguns problemas que lentamente têm vindo a ser corrigidos. Se tem a possibilidade de ter a box Iris instalada, é de optar por essa solução enquanto não é lançada uma atualização que resolva definitivamente os bug’s que a UMA ainda apresenta. 

Dado a minha ausência do forum por motivos profissionais só agora vi os dois últimos comentários, que agradeço. Pela primeira vez ouvi “falar” do protocolo HDCP e após leitura de vários artigos que encontrei na net, penso que o meu problema deverá estar relacionado com isso. Contudo, como não possuo quaisquer conhecimentos técnicos tenho feito algumas experiências com as ligações e cheguei à seguinte conclusão: por hábito eu ligava praticamente em simultâneo a Box e a TV (primeiro uma e logo de seguida a outra) quando pretendia ver televisão e o resultado era sempre a ausência de imagem e de som (apenas o areado); porém constato agora que se ligar primeiro a box e apenas ligar a TV ao fim de mais ou menos 3 minutos, já vejo corretamente a televisão (imagem e som) com a qualidade esperada. Perante isto e de forma puramente empírica, presumo que a Box UMA 3.0 Ultra HD v2 necessite de “carregar em memória” algum sofware ou programa para poder funcionar corretamente através de cabo HDMI com a TV. Ou estarei enganado?

O meu muito obrigado a todos.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @VPEREIRA, @Jose Rodrigues e @Guimas

@VPEREIRA, vamos ajudá-lo!

Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 
 

O problema do qual eu me vinha a queixar há já alguns meses ficou há cerca de 5 dias resolvido, após uma atualização que me fizeram ao software da box e estava efetivamente relacionado com o protocolo HDCP.

O meu muito obrigado a todos e, em particular, aos moderadores do forum, que foram incansáveis na resolução do problema.

Bem hajam

Reputação 7
Crachá +6

Olá @VPEREIRA

Agradecemos o seu feedback e apreciação. :hugging:
Trabalhamos exatamente para isso: ajudar os nossos clientes da melhor forma, salvaguardando sempre a qualidade dos serviços e a satisfação dos mesmos. 

Estamos sempre ao seu dispor. 

Boa tarde, estou com esse mesmo problema, mas neste caso é com a ligação a um projector de video. Na sala não tenho TV mas um video projector de 3500 ansilumens full hd  1920x 1080p de resolução máxima.   A box da UMA , neste caso é a versao 1, dá no máximo 1920 x 1080p, bem abaixo do que o projector aceita. Com a iris funciona bem, pois a iris é só de 1920 x 1080i, que é 540 linhas de cada vez, pois po i é de entrelaçado, e o P é de progressivo, ou seja em P dá as 1080 linhas seguidas. Eu tenho esta ligação feita ao projector com conversores de HDMI para CAT5E e com a iris funciona bem, tendo o som da iris saindo à parte pelas fichas rca. Com a box UMA , quase não funciona em 1080P, e o que vai dando, com muitas falhas principalmente à noite, ´e em 720p ou i. O som, nem com extractor de som entrelaçado entre a saida HDMI e o conversor, sai algum sinal. Eu já estou farto de usar destes conversores de CAT5E e de extractores de som em montagens de projectores por este pais for, e nunca tive sequer nenhum problema que se assemelhe a este. Alguém saberá qual poderá ser o problema? Já estou farto de ligar com a assistência, e a única maneira que arranjaram para limitar o problema, foi entregarem-me um box iris para por onde deveria de ter a UMA. Neste momento pago um serviço da UMA e uso uma iris. Só mesmo neste pais. E mais, os técnicos com quem falamos ao telefone, muitas vezes nem percebem do que falamos, não conhecem extractores de som, conversores para CAT5E, só sabem dizer desligue e volte a ligar. é como quem vem entregar a box, parecem entregadores de pizza, entregam ligam e xau ate logo. Alguém com sugestões? 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @ajeiras,

Agradecemos a sua mensagem. Permita-nos ajudar.

Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum  por favor.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde, estou com esse mesmo problema, mas neste caso é com a ligação a um projector de video. Na sala não tenho TV mas um video projector de 3500 ansilumens full hd  1920x 1080p de resolução máxima.   A box da UMA , neste caso é a versao 1, dá no máximo 1920 x 1080p, bem abaixo do que o projector aceita. Com a iris funciona bem, pois a iris é só de 1920 x 1080i, que é 540 linhas de cada vez, pois po i é de entrelaçado, e o P é de progressivo, ou seja em P dá as 1080 linhas seguidas. Eu tenho esta ligação feita ao projector com conversores de HDMI para CAT5E e com a iris funciona bem, tendo o som da iris saindo à parte pelas fichas rca. Com a box UMA , quase não funciona em 1080P, e o que vai dando, com muitas falhas principalmente à noite, ´e em 720p ou i. O som, nem com extractor de som entrelaçado entre a saida HDMI e o conversor, sai algum sinal. Eu já estou farto de usar destes conversores de CAT5E e de extractores de som em montagens de projectores por este pais for, e nunca tive sequer nenhum problema que se assemelhe a este. Alguém saberá qual poderá ser o problema? Já estou farto de ligar com a assistência, e a única maneira que arranjaram para limitar o problema, foi entregarem-me um box iris para por onde deveria de ter a UMA. Neste momento pago um serviço da UMA e uso uma iris. Só mesmo neste pais. E mais, os técnicos com quem falamos ao telefone, muitas vezes nem percebem do que falamos, não conhecem extractores de som, conversores para CAT5E, só sabem dizer desligue e volte a ligar. é como quem vem entregar a box, parecem entregadores de pizza, entregam ligam e xau ate logo. Alguém com sugestões? 


São operadores de callcenter obviamente que ninguem lá vai perceber disso nem têm soluções. O suposto é ligar a uma tv e não têm maneira de ajudar noutros casos.

boa sorte com isso

Boa tarde @ajeiras,

Agradecemos a sua mensagem. Permita-nos ajudar.

Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum  por favor.

Obrigado

Bom dia,

 

E como envio mensagem privada?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @ajeiras,

Agradecemos a sua mensagem. Permita-nos ajudar.

Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum  por favor.

Obrigado

Bom dia,

 

E como envio mensagem privada?

Bom dia, carregue aqui: @Fórum e escolha a opção Enviar Mensagem 

Reputação 7
Crachá +6

Olá @ajeiras e @Jose Rodrigues

@ajeiras, o @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda! Conseguiu enviar-nos mensagem? 

Obrigada 

Boa tarde Ana, sim, foi quase uma bíblia, mas enviei.

Fico a aguardar resposta.

 

Obrigado.

 

Arménio Cardoso

Reputação 7
Crachá +6

@ajeiras

Vamos responder à sua mensagem o mais breve possível. 

Obrigada 

@ajeiras

Vamos responder à sua mensagem o mais breve possível. 

Obrigada 

Bom dia Ana,

 

seria possível voces me dizerem qual a versão do HDCP da box UMA V1? Creio ter descoberto a incompatibilidade destas saídas de HDMI, ou seja, tem a haver com a versão, pois versões iguais funcionam e diferentes não. Creio que precisarão de me fazerem um update ao software da box que tenho, para ela ser compatível com o resto do equipamento que possuo, são todos V1.4. Fico a aguardar.

 

Bom domingo

 

Arménio Cardoso

Finalmente problema resolvido, POR MIM, pois da parte da NOS ainda estou à espera de uma resposta.

Gastei 120.00€ em 2 aparelhos e já tenho de volta o meu home cinema.

Quem quiser e precisar de extrair som das boxs UMA para ligar uma aparelhagem ou até para passarem a imagem para um video projector por CAT5E, contactem-me e por no MÁXIMO 120.00€ tem isto resolvido, pois precisam de um extractor de som, e não serve qualquer um e um conversor HDCP.

ATENÇÃO que nem todos funcionam.

geral.acsystems@gmail.com

Reputação 7
Crachá +2

@ajeiras,

Obrigada por partilhar com a comunidade, como resolveu a situação.

Comentário