Skip to main content
Header
Resposta

BOX UMA 4k sem cabo coaxial

Quando subscrevi o serviço TV há cerca de ano e meio, foi com a condição de não ter cabos espalhados pela casa. Aquando da instalação, foi colocada uma box UMA 4K e configurada uma ligação IP (o próprio técnico não sabia que tal era possível, mas telefonou para alguém e disseram-lhe como fazer). Resultado, estive até quinta feira passada a ver TV normalmente, com uma box que não necessitou de ligação coaxial. Eis que, nesse dia, atualizaram o software da box e deixei de ver TV. Dizem-me que esta nova versão de software exige cabo coaxial e a box já não funciona com ligação IP e sugeriram instalar o cabo. Ora, eu não quero agora (como não quis quando contratei o serviço) cabos espalhados pela casa, até porque isso implica furar paredes. Sei que existe uma box android que funciona sem cabos, mas exigem que a pague. Agora, pergunto eu: se o serviço estava a funcionar da forma como o contratei e se deixou de funcionar por uma atualização da NOS que não precaveu esta situação, que culpa tenho eu disso? Porque tenho de pagar mais? Não exigi qualquer alteração ou atualização, por mim até podem reverter a atualização do software. Alguém teve o mesmo problema? Como resolveu a situação?

Melhor resposta por João H.

Boa tarde ​@JotaMartins,

Agradecemos o seu testemunho e lamentamos o transtorno, contudo, para garantir o correto funcionamento da box, é necessário que este equipamento seja instalado de acordo com o descrito, com recurso a cabo de sinal de televisão para receção de sinal.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

11 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • November 11, 2025

Ninguém teve situação parecida, porque a box uma pra funcionar precisa de ligação coaxial, é assim instalado a todos os clientes, não sei como é que lhe fizeram isso sem esse cabo :s 

Em todo o caso, as boxes são atualizadas constantepemente, para corrigir bugs e melhorar o funcionamento, não dá pra reverter.

Pra alterar pra uma box android, ou paga, ou liga pra renegociar o contrato, renovando fidelização eles oferecem o aluguer da box.

um bem haja 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 11, 2025

BOX UMA a funcionar sem o cabo coaxial? Nunca tinha visto. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 11, 2025

Boa noite, ​@JotaMartins 

O ​@Bruno Aleixo e o ​@Guimas deram uma boa ajuda. 

Temos a indicação de que as ligações são:

1. Cabo de antena (RF) com rosca
  2. Cabo HDMI 2.0 (Não são suportadas ligações HDMI 2.1)
  3. Cabo RJ 45 (ligação ao router numa porta LAN)
  4. Cabo de eletricidade

Como na imagem abaixo:

Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • November 12, 2025

Ninguém teve situação parecida, porque a box uma pra funcionar precisa de ligação coaxial, é assim instalado a todos os clientes, não sei como é que lhe fizeram isso sem esse cabo :s 

Em todo o caso, as boxes são atualizadas constantepemente, para corrigir bugs e melhorar o funcionamento, não dá pra reverter.

Pra alterar pra uma box android, ou paga, ou liga pra renegociar o contrato, renovando fidelização eles oferecem o aluguer da box.

um bem haja 

Caro Bruno, eu técnico não sou e por isso não lhe consigo explicar como o fizeram, mas que o fizeram e funcionou ano e meio sem cabo coaxial, funcionou. Posso adiantar que, no dia da instalação, a box foi configurada junto do router, por cabo, mas depois foi levada para junto da TV e não mais precisou de cabos (exceto alimentação e hdmi, claro). Mais, não serei caso único porque o técnico que esteve há 3 dias na minha casa disse que já era a segunda situação igual que tinha apanhado depois desta última atualização da box.

• Autor
  • Kilobyte
  • November 12, 2025

@Mário P. obrigado pela sua tentativa de ajudar. No entanto, não tenho qualquer dúvida quanto às ligações e sei muito bem distinguir cabos coaxiais de LAN, alimentação ou hdmi. A questão é que a box UMA permitia ligação via IP com o software mais antigo e a mais recente atualização de software não o permite. Percebo que isso não seja do conhecimento generalizado (aliás, o técnico que me fez a instalação há ano e meio também não sabia e só por telefone o ensinaram como fazer, o que me permite especular que existirão poucos casos em que o fizeram - o porquê, não sei), mas que era possível, era. Agora, o que sei é que, para me angariarem como cliente, ofereceram-me um serviço sem fios com a box UMA, e agora querem cobrar mais pelo mesmo serviço, porque não conseguem assegurar a utilização sem fios com o equipamento que tenho. Ora, eu não tenho culpa do que me ofereceram na altura e muito menos tenho culpa de terem feito atualizações de software que impeçam a continuidade do serviço!
Cumprimentos

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • November 12, 2025

Boa tarde ​@JotaMartins,

Agradecemos o seu testemunho e lamentamos o transtorno, contudo, para garantir o correto funcionamento da box, é necessário que este equipamento seja instalado de acordo com o descrito, com recurso a cabo de sinal de televisão para receção de sinal.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

CP001
  • November 12, 2025

Boa tarde, ​@JotaMartins,

Não terá instalada esta box?

Quem vê de relance tem um aspeto semelhante à box UMA.

• Autor
  • Kilobyte
  • November 13, 2025

Boa tarde, ​@JotaMartins,

Não terá instalada esta box?

Quem vê de relance tem um aspeto semelhante à box UMA.

Não. É mesmo uma UMA 4K, marca “ARRIS”. Não é engano meu, o técnico NOS já esteve aqui e confirmou.

Agora fiquei curioso em relação a conseguir usar a box sem cabo coaxial. 

• Autor
  • Kilobyte
  • November 14, 2025

A situação ficou resolvida com a troca da box UMA para uma box android, de forma a manter a ligação sem cabos.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 14, 2025

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens e o seu testemunho sobre o tema ​@JotaMartins.

Obrigado