Header
Respondido

Box's UMA deixaram de ser 4K?


Reputação 5
Crachá +1

Boa tarde.

Tenho uma box UMA V1 4K que recebeu no final de março o software 6.58.6.m.prod.

Desde então, e embora a configuração esteja sempre fixada na resolução 4k, a televisão indica que o sinal que provem da box é 720p.

Pergunto se se trata de uma avaria da box ou de uma decisão técnica intencional, já que praticamente não há programas em 4K. Os vossos programadores podem ter chegado à conclusão que o upscale para 4k seria melhor feito pelo próprio televisor do que pela box UMA.

Agradeço o esclarecimento.

Nota: já fiz reposição de parâmetros, já reiniciei a box, já experimentei várias resoluções e funciona bem até desligar a box. Quando a volto a ligar está em 720p (720p no sinal recebido na TV mas com a configuração de 4K registada no menu)

icon

Melhor resposta por Carlos AC 2 May 2022, 14:09

Ver pergunta inicial

9 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Penso que a resolução só fica com 4K quando vê mesmo uma emissão em 4K 

Reputação 5
Crachá +1

Boa tarde, Olaf

Obrigado pela ajuda mas não é assim. Já tenho a box há vários anos e até agora a resolução que estava definida na box era sempre a mesma que o televisor lia. Quando a box estava definida para 4k ela fazia o upscale de todas as emissões para 4k e o televisor informava que estava a receber uma emissão 4k.

O que é discutível é saber até que ponto a qualidade de imagem é melhor quando esse upscale é feito pela box ou em alternativa pelo próprio televisor. Se o televisor for bom e a box de fraca qualidade é preferível que a box não transmita em 4k e seja um bom televisor a fazer o upscale.

Reputação 7
Crachá +1

Qual o objetivo? se o conteúdo não foi gravado em 4k nativo acho que nem vale a pena ter a box a transmitir em 4k… Se a televisão já trabalha nessa resolução por defeito, ter ambos os equipamentos a fazer upscaling de 1920x1080 pra 3840x2160 só vai deixar tudo muito estranho. Mas isso é uma opinião. 

Nas definições da box tens lá opção de controlar a resolução .

Um bem haja 

Reputação 5
Crachá +1

Boa tarde, Bruno Aleixo

Inteiramente de acordo consigo. É também assim que eu penso.

O problema é que desde o final de março deixou-se de poder controlar a resolução nas definições da box. O menu aparece mas só funciona até desligar a box uma vez. Sempre que altero a resolução, após desligar a box uma vez surge 720p. Ou seja, as boxes deixaram de funcionar normalmente em 4k.

Conclusão: as emissões são em 1080i, a box faz o downscale para 720p e depois a tv faz o upscale para 4k. Tudo isto é que é muito estranho.

Continuo a aguardar que um moderador me diga se isto é uma avaria da box, e terei que a trocar, ou se é mesmo assim depois desta última alteração de software.

Reputação 7
Crachá +4

Eu ainda não recebi a ultimo update para a V1 e na atual não tenho esse problema, por isso pode ser algum bug com essa nova versão.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Agradecemos a sua mensagem @Carlos AC. Vamos ajudar a resolver.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Reputação 5
Crachá +1

Boa tarde, João H.

Mensagem enviada.

Boa tarde, dxnog

Esta versão de software (6.58.6.m.prod) foi a que introduziu o controle HDMI-CEC que permite ligar a box e simultaneamente a tv. Também quando se desliga a box automaticamente se desliga a tv. Já testei e funciona bem. 

Considero um bom avanço e muito útil para quem só usa a televisão para ver a UMA. No meu caso, e porque tenho muitos equipamentos ligados ao televisor, atrapalha mais do que ajuda. Por isso, desativei a função HDMI-CEC.

O que é pena é o problema criado da resolução ser agora 720p.

 

 

Reputação 5
Crachá +1

Boa tarde,

Na semana passada a minha box UMA V1 recebeu a versão de software 6.58.7.m.prod que substituiu a versão anterior 6.58.6.m.prod. Agora o problema da resolução da box não ser 4K mas sim 720p foi solucionado.

Com esta nova versão de software a Box UMA V1 voltou a transmitir normalmente em 4k ou em qualquer outra resolução que eu queira definir no menu.

Problema resolvido.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Carlos AC,

Agradecemos o seu testemunho e disponibilidade em partilha-lo com a comunidade.

Fale connosco, por favor, caso surjam outras questões.🙂

Obrigado

Comentário