Header
Respondido

BOX NOS 4K BLOQUEIA COMANDOS DA TELEVISÃO E NÃO MANTÉM CONFIGURAÇÃO


A box 4k não deixa comandar a televisão SONY Bravia com o próprio comando. Exemplo, não permite  ir para opções de configuração de imagem e som ou menú de APPs da televisão. Não me é possível configurar a qualidade de imagem ou de som no canal em que a box está conectada. Juntamente, a configuração HDMI-CEC continuamente volta ao standard que é o de desligar a televisão com o comando da box. Para aceder aos comandos da televisão tenho que colocar a box em off, desligando-me a televisão simultaneamente. Preciso ligar de novo a televisão para continuar com a minha operação. A box já foi trocada devido a outro tipo de problema, o problema do bloqueio de acesso ás funções da televisão manteve-se e apareceu um novo que foi o de desconfigurar a função HDMI-CEC. Gostaria de ver este problema resolvido. De novo relembro que ainda tenho mais 6 meses até renovação de contrato o qual não vai acontecer. Cumpr.

icon

Melhor resposta por Carlos AC 11 May 2023, 14:48

Ver pergunta inicial

10 Comentários

Reputação 5
Crachá +1

Boa tarde, @NMCGM 

Tive esse problema do comando da box desligar a televisão Sony Bravia. Tentei desativar a função HDMI-CEC na box mas não resultou porque a box teimava em reativar essa função.

Resolvi o problema desativando a função HDMI-CEC no próprio menu do televisor. A partir desse momento o televisor deixa de aceitar os comandos HDMI-CEC.

Exactamente o que acontece contudo a minha tv não tem a função HDMI-CEC no seu menú. A função apenas está na box.

E a box não lhe bloqueava o acesso aos menús de configuração na própria tv?

P.S: a box antes de ser trocada não apresentava o problema de desconfiguração do HDMI-CEC.

Reputação 7

Boa tarde @NMCGM,

Por favor, partilhe com a comunidade se a sugestão do @Carlos AC resolveu o problema.

Obrigado

Não resolveu o problema pois, como mencionado, a minha tv não tem a função HDMI-CEC...

Reputação 7

Não resolveu o problema pois, como mencionado, a minha tv não tem a função HDMI-CEC...

 

Escrevemos ao praticamente ao mesmo tempo pelo que não li o que escreveu.

Obrigado

Reputação 5
Crachá +1

Exactamente o que acontece contudo a minha tv não tem a função HDMI-CEC no seu menú. A função apenas está na box.

E a box não lhe bloqueava o acesso aos menús de configuração na própria tv?

P.S: a box antes de ser trocada não apresentava o problema de desconfiguração do HDMI-CEC.

Não me lembro qual a designação que a função tem no menu Sony-Bravia. Lembro-me que tive que pesquisar um pouco. Tem a ver com o comando de outros equipamentos Sony ligados ao televisor. Esta noite pode ser que eu consiga recordar qual é o comando do menu que desativa o HDMI-CEC no televisor.

Em relação aos menus de configuração não sei dizer, porque tenho as configurações otimizadas e passam-se meses inteiros sem aceder aos menus de imagem e som.

Reputação 5
Crachá +1

Exactamente o que acontece contudo a minha tv não tem a função HDMI-CEC no seu menú. A função apenas está na box.

E a box não lhe bloqueava o acesso aos menús de configuração na própria tv?

P.S: a box antes de ser trocada não apresentava o problema de desconfiguração do HDMI-CEC.

Não me lembro qual a designação que a função tem no menu Sony-Bravia. Lembro-me que tive que pesquisar um pouco. Tem a ver com o comando de outros equipamentos Sony ligados ao televisor. Esta noite pode ser que eu consiga recordar qual é o comando do menu que desativa o HDMI-CEC no televisor.

Em relação aos menus de configuração não sei dizer, porque tenho as configurações otimizadas e passam-se meses inteiros sem aceder aos menus de imagem e som.

Estive a ver no google e nalgumas televisões Sony a desativação do HDMI-CEC é na função bravia-sync que pode, por exemplo, estar nos hdmi-settings. Basta desativar essa função.

@Carlos AC  Ok consegui descobrir a configuração HDMI-CEC na tv, a qual não está muito ‘friendly user’ e pareceu ficar a funcionar. É como disse, na função bravia-sync. Um grande obrigado Carlos AC!.

Reputação 5
Crachá +1

@Carlos AC  Ok consegui descobrir a configuração HDMI-CEC na tv, a qual não está muito ‘friendly user’ e pareceu ficar a funcionar. É como disse, na função bravia-sync. Um grande obrigado Carlos AC!.

De qualquer modo é importante que os técnicos da NOS revejam o que se passa com a configuração HDMI-CEC da box UMA. Efetivamente ela pode ser desativada na box, mas acontece que horas depois, ou na manhã seguinte, já está outra vez ativa sem qualquer ação da nossa parte. Isto é, pelo menos, o que se passava há alguns meses quando eu usava regularmente a box UMA. De facto, agora tenho a box UMA desligada da corrente e estou a utilizar a NOS TV+ para a televisão Sony Android, NOS TV+ que eu considero mais adequada e mais prática que a UMA relativamente  ao tipo de utilização que faço.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @NMCGM e a ajuda partilhada pelo @Carlos AC.

Iremos acompanhar este tema internamente. Agradecemos a vossa partilha, os testemunhos da comunidade são importantes para que possamos continuar a melhorar.

Obrigado

Comentário