Boa Noite a Todas e Todos.
Preciso da Vossa ajuda a ver se percebo os problemas que tenho tido com duas boxes 2.0 HD e também para que fique registado aqui no forum o meu descontentamento porque isto só lá vai com a rescisão do contrato e subsequente tribunal!
NO final do ano passado ou no inicio deste ano, não consigo precisar, alterei o meu contrato para passar a ter um router 3.0 e 500 MB de acesso à internet.
O técnico que cá veio, deixou uma box 3.0 HD, que ainda não está em uso já que a telivisão com entrada HDMI está avariada, e, sem que eu solcitasse, susbitituiu 2 boxes antigas por boxes 2.0 HD, informando que a NOS estava a substituir estas boxes uma vez que as mesmas já eram muito antigas.
Ora, a partir desse momento (uns dias após) comecei a ter problemas que nunca tinha tido até então com as boxes antigas.
Na minha residência principal, onde tenho uma das box 2.0 HD, sempre que a box esta desligada muitas horas, por excemplo, deito-me por volta das 3 ou 4 da manhã e só volto a ligar a televisão por volta das 13 para ouvir o noticiário, não consigo mudar de canal.
A box liga normalmente através do comando, aparece a imagem do ultimo canal no momento em que desliguei a box no dia anterior e não consigo mudar de canal, nem com o teclado numerico nem com a tecla das setas. Todas as outras instruções que dou à box através do comando, back, menu, funcionam o que garante o bom funcionamento do comando.
Para que a box retorne à sua normal funcionalidade, tenho de desligar e voltar a ligar da alimentação, ou, se quiser perder muito tempo, vou á configuração técnica e reponho os parametros.
De salientar que esta anomalia não acontece todos os dias, mas acontece demasiadas vezes para o dinheiro que pago pelo serviço.
De todas as vezes que contactei o serviço de apoio técnico, executei todas as tarefas que me solicitaram, tirar o cartao e limpar, repor parametros, desligar e ligar a box, ficando o problema resolvido no momento mas voltando a acontecer passados uns dias, ou imediatamente no dia a seguir.
Perante esta situação a box já foi trocada duas vezes, sendo portanto esta a terceira box.
Ultimamente na segunda box, surge também um problema que é o desligar e completamente sem qualquer intervenção humana, estamos a ver televisão e acontece sem mais nem menos, e voltar a ligar (como se estivesse a fazer a reposição de parametros) e também bloqueia sem razão aparente.
De referir que nesta segunda box estas anomalias só começaram a acontecer nas ultimas semanas.
Uma das coisas que me recordo aquando da instalação do serviço da ZON, vejam lá ao tempo que sou cliente, o técnico referiu que a puxada do cabo desde o ponto de derivação até minha casa ultrapassava um determinado comprimento, mas o qué certo é que nunca tive problemas.
A minha questão e´a seguinte. Será que o facto do cabo exterior ter demasiado comprimento poderá estar a condicionar o bom serviço das box 2.0 hd? Quando sopra muito vento nota-se mais dificuldades na boa recepção do sinal de TV.
Também, um técnico da NOS teve de instalar um amplificador de sinal porque a TV no anexo, onde está a segunda box 2.0 hd não tinha bom sinal de tv, o que indica fraco sinal de tv.
Será que é esta a questão e por isso condiciona o bom funcionamento da box 2.0 hd principal?
Se calhar o melhor é mudar para a MEO já que o meu cunhado que mora aqui ao lado, tem fibra dentro de casa - eu não - e não tem nem um decimo dos meus problemas.
Obrigado a todos pela ajuda.
Joaquim