Atualização do serviço de TV por cabo e fibra – 2024
Estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV.
A partir do dia 3 de dezembro de 2024, a codificação dos restantes 24 canais SD da grelha da NOS vai ser alterada, sendo que passam a ser transmitidos em HD.
O que acontece
A atualização da grelha de canais ocorre automaticamente.
Com esta alteração a Powerbox deixa de funcionar corretamente e, para continuar a ter acesso a estes 24 canais, e a todos os outros canais da grelha da NOS, é necessário trocar de equipamento.
Saiba como vai acontecer a atualização:
19 de março de 2024 - Atualização de 41 canais
Canal
Posição
SIC Caras
14
NOS Studios
56
FTV
57
E! Entertainment
58
Star Comedy
66
SYFY
67
Canal Q
70
Discovery Channel
100
Nat Geo Wild
107
Odisseia
109
Travel Channel
110
Canal História
112
AMC Crime
113
AMC Break
114
Eurosport 2
131
Fuel TV
132
Sport TV1
133
Sport TV2
134
Sport TV3
135
Sport TV4
136
Sport TV5
137
BTV
138
Sporting TV
140
MCM Pop
158
Afro Music Channel
159
Record News
172
Kuriakos TV
185
RTP Madeira
188
RTP Açores
189
RTP África
190
TCV Internacional
192
CNBC
210
Bloomberg
211
ARTV
219
TV Galicia
220
M6
224
Super RTL
228
RTL
229
1+1
240
Venus
262
SIC K
348
21 de março de 2024 - Atualização de 27 canais
Canal
Posição
TVI Reality
12
Disney Junior
44
Baby TV
47
TVCine TOP
50
TVCine EDITION
51
TVCine EMOTION
52
TVCine ACTION
53
AXN Movies
59
AMC
61
Star Movies
64
Star Crime
65
AXN White
68
TLC
71
Canal Galeria
99
National Geographic
105
Porto Canal
139
MTV 00s
154
MCM Top
156
Canção Nova
186
Euronews
203
CNN
204
Sky News
205
France 24 (I)
208
TVE 24h
212
TVEi
221
ZDF Neo
236
Hot
259
3 de dezembro de 2024 -Atualização de 24 Canais
Canal
Posição
RTP 1
1
RTP 2
2
SIC
3
TVI
4
SIC Noticias
5
RTP 3
6
CNN Portugal
7
CMTV
8
SPORT TV +
10
Globo
12
SIC Mulher
14
SIC Radical
16
Eurosport 1
37
Canal Panda
42
Disney Channel
46
Hollywood
80
AXN
86
Star Life
88
Star Channel
89
RTP Memória
130
MTV
155
Record News
176
RTP Madeira
188
RTP Açores
189
Troca de Powerbox
Se possui uma Powerbox efetue a troca da mesma por um modelo mais recente, de forma gratuita.
Para continuar a ter acesso aos canais, pode trocar a Powerboxpor uma box Iris, gratuitamente. Saiba mais sobre a troca de Powerbox:
A box Iris permite o acesso a todos os canais e uma experiência mais completa da televisão NOS, com:
Qualidade de Imagem HD;
Visualização dos programas que deram nos últimos 7 dias;
Acesso às gravações pessoais;
Videoclube, NOS Play e rádios.
Ficou com duvidas sobre esta atualização? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:
A minha Powerbox funciona corretamente, porque tenho que a trocar?
A NOS está a melhorar a qualidade do serviço de TV e a sua experiência de televisão. Para isso, é necessário proceder à troca da box. A alteração para a nova box HD Iris ou DTA é totalmente gratuita, a mensalidade e o período de fidelização não têm qualquer alteração.
O que acontece se não trocar a minha Powerbox?
Caso não proceda à troca da box, a partir do dia 21 de março de 2024 fica sem acesso a 68 canais da grelha de televisão NOS.
Liguei para agendar a troca da Powerbox. Tem algum custo?
A troca da box é completamente gratuita e não será cobrado qualquer valor pela intervenção/deslocação técnica.
Quando deixo de visualizar os canais?
Se tem uma Powerbox, a partir de 19 de março deixa de ter acesso a 41 canais e a 21 de março, perde o acesso aos restantes 27 canais.
O que acontece se não quiser trocar de box?
A NOS garante a substituição de todas as Powerboxes, sem custos adicionais para os clientes. As Powerboxes que não sejam trocadas vão deixar de funcionar.
O que acontece à box antiga?
A box é recolhida pelo técnico no momento da instalação da nova box.
Posso fazer a troca da box numa loja NOS?
Não. A troca da Powerbox implica sempre a deslocação e intervenção de um técnico a casa do cliente, garantindo que o cabo de sinal tem bidirecionalidade e que nova box funciona corretamente.
Partilhe connosco se tiver alguma dúvida. Estamos sempre disponíveis para ajuda aqui, no Fórum NOS.
Página 2 / 2
Bom dia,
A TV tem sintonizador digital, uma vez que até dia 3 tudo funcionava normalmente para os canais SD (não suporta HD). Nos menus da TV, há mesmo opção para sintonização digital.
É uma TV Sony de 2007.
Obrigado
Poderá, por acaso, referir aqui o modelo da sua TV? Já ajudaria a verificar as suas características ou alguém que tenha uma igual, dar umas dicas.
O @Renato Gomes fez uma questão pertinente, @FJSRodrigues.
Verifique se tem algum cabo HDMI ou SCART ligado à televisão. Obrigado,
O @Renato Gomes fez uma questão pertinente, @FJSRodrigues.
Verifique se tem algum cabo HDMI ou SCART ligado à televisão. Obrigado,
Sim, tenho um Chromecast ligado na porta HDMI. É o que estou a usar actualmente para poder ver os canais NOS quando necessário (App NOSTV e depois cast to TV).
Mas este setup está assim há vários anos. O problema de deixar de ter sinal vídeo nos canais digitais aconteceu no dia 3/12, quando à hora de almoço acendi a TV para ver o Jornal da Tarde!
Obrigado
Bom dia,
A TV tem sintonizador digital, uma vez que até dia 3 tudo funcionava normalmente para os canais SD (não suporta HD). Nos menus da TV, há mesmo opção para sintonização digital.
É uma TV Sony de 2007.
Obrigado
Poderá, por acaso, referir aqui o modelo da sua TV? Já ajudaria a verificar as suas características ou alguém que tenha uma igual, dar umas dicas.
Vejo qual o modelo à noite e respondo.
Obrigado
@FJSRodrigues
@Mário P.
Há um dado que quero acrescentar muito importante: muitas das TV Sony de 2007 e 2008 só suportam MPEG-2 (tenho uma TV assim).
A NOS quando faz estas alterações de codificação passa os canais para MPEG-4, norma que não é compatível com estas televisões.
Desde a alteração 3/12/2024, por decisão da NOS já não é possível sintonizar os canais a partir de agora nessa TV, por não ter MPEG-4. Sugiro @FJSRodrigues que proponha à NOS o aluguer de um sintonizador digital (DTA) gratuitamente, porque por vezes oferecem descodificador (não o fazem sempre, mas por vezes fazem-no, a mim ofereceram noutra situação)
Só o operador Nowo mantém canais em MPEG-2.
Com esta alteração, os clientes powerbox também perderam na passada terça-feira, dia 3 de dezembro, acesso aos canais que ainda tinham . Espero que a NOS esteja a acompanhar devidamente esses clientes e casos como o seu.
De facto, @CP001, agradecemos o alerta.
Vamos verificar internamente a situação e assim que tenhamos resposta partilharemos. Obrigado,
Sim, se a codificação passou para MPEG-4 então é exactamente esse o problema. Esta TV só suporta MPEG-2 no sintonizador DVB-C.
Quando falei para o suporte técnico, sugeri que pudesse ser alguma alteração na codificação dos canais, mas quem me atendeu disse desconhecer qualquer alteração e agendou visita.
Honestamente, ter mais um equipamento, com mais um comando, ainda por cima numa TV de cozinha que está num suporte de parede...não me parece.
Prefiro usar a App NOS + Chromecast! A questão é que terei de configurar App Nos para os restantes membros da família!
Obrigado
De facto, @CP001, agradecemos o alerta.
Vamos verificar internamente a situação e assim que tenhamos resposta partilharemos. Obrigado,
Acha que devo cancelar a visita do técnico NOS, agendada para 4ª feira, dia 11, ao fim do dia? Provavelmente não irá resolver qualquer problema e vai perder tempo (o dele e o meu).
Obrigado
@Mário P. no fundo a mensagem inicial deste tópico tem uma gralha. Os canais das várias listas não foram passados de SD para HD. Na realidade mudou a codificação de MPEG-2 para MPEG-4, o que os tornou incompatíveis com algumas TV e com a powerbox.
A decisão, do ponto de vista tecnológico e da optimização dos recursos, parece-me muito acertada. Mas não se esqueçam de ir acompanhando os clientes nesta transição.
Boa tarde,
Agradecemos a sua mensagem @FJSRodrigues assim como a sua partilha @CP001.
Estamos a acompanhar o tema internamente e agradecemos o seu alerta.
Obrigado
Bom dia,
A TV tem sintonizador digital, uma vez que até dia 3 tudo funcionava normalmente para os canais SD (não suporta HD). Nos menus da TV, há mesmo opção para sintonização digital.
É uma TV Sony de 2007.
Obrigado
Poderá, por acaso, referir aqui o modelo da sua TV? Já ajudaria a verificar as suas características ou alguém que tenha uma igual, dar umas dicas.
O televisor é Sony e o modelo é o KDL-26V4000
Boa tarde @FJSRodrigues,
Agradecemos a sua mensagem.
Pelo que confirmamos no site do fabricante, este equipamento não é compatível com o sinal de televisão NOS por apenas ter descodificador terrestre digital MPEG-2.
Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Boa tarde @FJSRodrigues,
Agradecemos a sua mensagem.
Pelo que confirmamos no site do fabricante, este equipamento não é compatível com o sinal de televisão NOS por apenas ter descodificador terrestre digital MPEG-2.
Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.
Obrigado
Sim, a essa conclusão já tinha chegado.
A questão é que até dia 3/12/2024 sempre foi compatível. Sem qualquer aviso prévio, a NOS decidiu alterar a especificação técnica do seu serviço, tornando assim o meu equipamento (que sempre funcionou correctamente) incompatível com o mesmo.
O que devo fazer?
Obrigado
@FJSRodrigues, bom dia.
Para conseguir ter acesso aos canais digitais é necessário adquirir um descodificador. Assim, querendo, para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil @Fórum. Obrigado,
@FJSRodrigues, bom dia.
Para conseguir ter acesso aos canais digitais é necessário adquirir um descodificador. Assim, querendo, para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil @Fórum. Obrigado,
Bom dia
Feito
Obrigado
Muito obrigado pela cooperação, @FJSRodrigues Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos responder o mais rápido que nos for possível. Obrigado,
Muito obrigado pela cooperação, @FJSRodrigues Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos responder o mais rápido que nos for possível. Obrigado,
Obrigado
O televisor é Sony e o modelo é o KDL-26V4000
Pelo que confirmamos no site do fabricante, este equipamento não é compatível com o sinal de televisão NOS por apenas ter descodificador terrestre digital MPEG-2.
@João H. o manual de instruções desse modelo de televisor é ainda mais claro. O televisor tem descodificador terrestre (MPEG-2 DVB-T) e tem descodificador cabo (MPEG-2 DVB-C)
A NOS ao converter, dia 03/12/2024, a totalidade das emissões de MPEG-2 para MPEG-4 tirou a capacidade a esses clientes de conseguirem ver televisão sem box nesse televisor. Antes desse dia, funcionava. Tenho uma TV exatamente na mesma situação.
A decisão da NOS é acertada, do ponto de vista tecnológico. Têm é de dar alguma solução aos clientes.
Da minha parte como tenho box nessa tv nem me aborreço, mas há clientes a quem causa grande transtorno.
Boa tarde @CP001,
Concordo com a atualização, creio que anteriormente o MPEG-2 era usado para os canais SD e o MPEG-4 para os canais HD. Fica tudo em DVB-C MPEG-4 que usa menos dados.
Obrigado.
Boa tarde @CP001,
Concordo com a atualização, creio que anteriormente o MPEG-2 era usado para os canais SD e o MPEG-4 para os canais HD. Fica tudo em DVB-C MPEG-4 que usa menos dados.
Obrigado.
Exatamente. Era precisamente isso que acontecia.
Em 2020 a NOS começou a migrar os canais SD de MPEG-2 para MPEG-4 e conclui essa transição este mês, dia 3/12/2024, matando assim de vez a famosa powerbox.
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.