Skip to main content
Header
Destaque

Atualização do serviço de TV por cabo e fibra – 2024

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
70% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

Renato Gomes
Super User
Forum|alt.badge.img+1
FJSRodrigues escreveu:

Bom dia,

A TV tem sintonizador digital, uma vez que até dia 3 tudo funcionava normalmente para os canais SD (não suporta HD). Nos menus da TV, há mesmo opção para sintonização digital.

É uma TV Sony de 2007.

Obrigado

Poderá, por acaso, referir aqui o modelo da sua TV? Já ajudaria a verificar as suas características ou alguém que tenha uma igual, dar umas dicas.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 9 de dezembro de 2024

O ​@Renato Gomes fez uma questão pertinente, ​@FJSRodrigues

Verifique se tem algum cabo HDMI ou SCART ligado à televisão. 
Obrigado, 

Mário P. escreveu:

O ​@Renato Gomes fez uma questão pertinente, ​@FJSRodrigues

Verifique se tem algum cabo HDMI ou SCART ligado à televisão. 
Obrigado, 

Sim, tenho um Chromecast ligado na porta HDMI. É o que estou a usar actualmente para poder ver os canais NOS quando necessário (App NOSTV e depois cast to TV).

Mas este setup está assim há vários anos. O problema de deixar de ter sinal vídeo nos canais digitais aconteceu no dia 3/12, quando à hora de almoço acendi a TV para ver o Jornal da Tarde!

Obrigado

Renato Gomes escreveu:
FJSRodrigues escreveu:

Bom dia,

A TV tem sintonizador digital, uma vez que até dia 3 tudo funcionava normalmente para os canais SD (não suporta HD). Nos menus da TV, há mesmo opção para sintonização digital.

É uma TV Sony de 2007.

Obrigado

Poderá, por acaso, referir aqui o modelo da sua TV? Já ajudaria a verificar as suas características ou alguém que tenha uma igual, dar umas dicas.

Vejo qual o modelo à noite e respondo.

Obrigado

CP001
  • 9 de dezembro de 2024

@FJSRodrigues 

@Mário P. 

Há um dado que quero acrescentar muito importante: muitas das TV Sony de 2007 e 2008 só suportam MPEG-2 (tenho uma TV assim).

A NOS quando faz estas alterações de codificação passa os canais para MPEG-4, norma que não é compatível com estas televisões.

Desde a alteração 3/12/2024, por decisão da NOS já não é possível sintonizar os canais a partir de agora nessa TV, por não ter MPEG-4. Sugiro ​​@FJSRodrigues  que proponha à NOS o aluguer de um sintonizador digital (DTA) gratuitamente, porque por vezes oferecem descodificador (não o fazem sempre, mas por vezes fazem-no, a mim ofereceram noutra situação)

Só o operador Nowo mantém canais em MPEG-2. 

Com esta alteração, os clientes powerbox também perderam na passada terça-feira, dia 3 de dezembro, acesso aos canais que ainda tinham . Espero que a NOS esteja a acompanhar devidamente esses clientes e casos como o seu.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 9 de dezembro de 2024

De facto, ​@CP001, agradecemos o alerta. 

Vamos verificar internamente a situação e assim que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado, 

Sim, se a codificação passou para MPEG-4  então é exactamente esse o problema. Esta TV só suporta MPEG-2 no sintonizador DVB-C.

Quando falei para o suporte técnico, sugeri que pudesse ser alguma alteração na codificação dos canais, mas quem me atendeu disse desconhecer qualquer alteração e agendou visita.

Honestamente, ter mais um equipamento, com mais um comando, ainda por cima numa TV de cozinha que está num suporte de parede...não me parece.

Prefiro usar a App NOS + Chromecast! A questão é que terei de configurar App Nos para os restantes membros da família! 😛

Obrigado

Mário P. escreveu:

De facto, ​@CP001, agradecemos o alerta. 

Vamos verificar internamente a situação e assim que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado, 

Acha que devo cancelar a visita do técnico NOS, agendada para 4ª feira, dia 11, ao fim do dia? Provavelmente não irá resolver qualquer problema e vai perder tempo (o dele e o meu).

Obrigado

CP001
  • 9 de dezembro de 2024

@Mário P. no fundo a mensagem inicial deste tópico tem uma gralha. Os canais das várias listas não foram passados de SD para HD. Na realidade mudou a codificação de MPEG-2 para MPEG-4, o que os tornou incompatíveis com algumas TV e com a powerbox.

A decisão, do ponto de vista tecnológico e da optimização dos recursos, parece-me muito acertada. Mas não se esqueçam de ir acompanhando os clientes nesta transição.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 9 de dezembro de 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@FJSRodrigues assim como a sua partilha ​@CP001.

Estamos a acompanhar o tema internamente e agradecemos o seu alerta.

Obrigado

Renato Gomes escreveu:
FJSRodrigues escreveu:

Bom dia,

É uma TV Sony de 2007.

Obrigado

O televisor é Sony e o modelo é o KDL-26V4000

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 9 de dezembro de 2024

Boa tarde ​@FJSRodrigues,

Agradecemos a sua mensagem.

Pelo que confirmamos no site do fabricante, este equipamento não é compatível com o sinal de televisão NOS por apenas ter descodificador terrestre digital MPEG-2.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

João H. escreveu:

Boa tarde ​@FJSRodrigues,

Agradecemos a sua mensagem.

Pelo que confirmamos no site do fabricante, este equipamento não é compatível com o sinal de televisão NOS por apenas ter descodificador terrestre digital MPEG-2.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Sim, a essa conclusão já tinha chegado.

A questão é que até dia 3/12/2024 sempre foi compatível. Sem qualquer aviso prévio, a NOS decidiu alterar a especificação técnica do seu serviço, tornando assim o meu equipamento (que sempre funcionou correctamente) incompatível com o mesmo.

O que devo fazer?

Obrigado

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 10 de dezembro de 2024

@FJSRodrigues, bom dia. 

Para conseguir ter acesso aos canais digitais é necessário adquirir um descodificador. Assim, querendo, para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum
Obrigado,

Mário P. escreveu:

@FJSRodrigues, bom dia. 

Para conseguir ter acesso aos canais digitais é necessário adquirir um descodificador. Assim, querendo, para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum
Obrigado,

Bom dia

Feito

Obrigado

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 10 de dezembro de 2024

Muito obrigado pela cooperação, ​@FJSRodrigues 
Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado,

Mário P. escreveu:

Muito obrigado pela cooperação, ​@FJSRodrigues 
Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado,

Obrigado

CP001
  • 10 de dezembro de 2024
FJSRodrigues escreveu:

O televisor é Sony e o modelo é o KDL-26V4000

João H. escreveu:

@João H. o manual de instruções desse modelo de televisor é ainda mais claro. O televisor tem descodificador terrestre (MPEG-2 DVB-T) e tem descodificador cabo (MPEG-2 DVB-C)

Screenshot do manual 

https://www.nodevice.com.pt/user-manuals/tv/sony/kdl-26v4000/1162232#p28

A NOS ao converter, dia 03/12/2024, a totalidade das emissões de MPEG-2 para MPEG-4 tirou a capacidade a esses clientes de conseguirem ver televisão sem box nesse televisor. Antes desse dia, funcionava. Tenho uma TV exatamente na mesma situação.

A decisão da NOS é acertada, do ponto de vista tecnológico. Têm é de dar alguma solução aos clientes.

Da minha parte como tenho box nessa tv nem me aborreço, mas há clientes a quem causa grande transtorno. 

Jorge C
Super User
  • 10 de dezembro de 2024

Boa tarde ​@CP001

Concordo com a atualização, creio que anteriormente o MPEG-2 era usado para os canais SD e o MPEG-4 para os canais HD. Fica tudo em DVB-C MPEG-4 que usa menos dados. 

Obrigado.

CP001
  • 10 de dezembro de 2024
Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@CP001

Concordo com a atualização, creio que anteriormente o MPEG-2 era usado para os canais SD e o MPEG-4 para os canais HD. Fica tudo em DVB-C MPEG-4 que usa menos dados. 

Obrigado.

Exatamente. Era precisamente isso que acontecia.

Em 2020 a NOS começou a migrar os canais SD de MPEG-2 para MPEG-4 e conclui essa transição este mês, dia 3/12/2024, matando assim de vez a famosa powerbox.

Também concordo com a atualização

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 10 de dezembro de 2024

A Sony já falava disso no site deles:

https://www.sony.pt/electronics/support/articles/00084019

um bem haja

Comentário