Skip to main content
Header

Estamos a melhorar a qualidade do serviço de TV.

A partir do dia 3 de dezembro de 2024, a codificação dos restantes 24 canais SD da grelha da NOS vai ser alterada, sendo que passam a ser transmitidos em HD.

O que acontece

A atualização da grelha de canais ocorre automaticamente.

Com esta alteração a Powerbox deixa de funcionar corretamente e, para continuar a ter acesso a estes 24 canais, e a todos os outros canais da grelha da NOS, é necessário trocar de equipamento.

Saiba como vai acontecer a atualização:

• 19 de março de 2024 - Atualização de 41 canais
    Canal Posição
    SIC Caras 14
    NOS Studios 56
    FTV 57
    E! Entertainment 58
    Star Comedy 66
    SYFY 67
    Canal Q 70
    Discovery Channel 100
    Nat Geo Wild 107
    Odisseia 109
    Travel Channel 110
    Canal História 112
    AMC Crime 113
    AMC Break 114
    Eurosport 2 131
    Fuel TV 132
    Sport TV1 133
    Sport TV2 134
    Sport TV3 135
    Sport TV4 136
    Sport TV5 137
    BTV 138
    Sporting TV 140
    MCM Pop 158
    Afro Music Channel 159
    Record News 172
    Kuriakos TV 185
    RTP Madeira 188
    RTP Açores 189
    RTP África 190
    TCV Internacional 192
    CNBC 210
    Bloomberg 211
    ARTV 219
    TV Galicia 220
    M6 224
    Super RTL 228
    RTL 229
    1+1 240
    Venus 262
    SIC K 348
  • 21 de março de 2024 - Atualização de 27 canais

​​​​​

Canal Posição
    TVI Reality 12
    Disney Junior 44
    Baby TV 47
    TVCine TOP 50
    TVCine EDITION 51
    TVCine EMOTION 52
    TVCine ACTION 53
    AXN Movies 59
    AMC 61
    Star Movies 64
    Star Crime 65
    AXN White 68
    TLC 71
    Canal Galeria 99
    National Geographic 105
    Porto Canal 139
    MTV 00s 154
    MCM Top 156
    Canção Nova 186
    Euronews 203
    CNN 204
    Sky News 205
    France 24 (I) 208
    TVE 24h 212
    TVEi 221
    ZDF Neo 236
    Hot 259

•  3 de dezembro de 2024 - Atualização de 24 Canais

Canal  Posição
    RTP 1 1
    RTP 2 2
    SIC 3
    TVI 4
    SIC Noticias 5
    RTP 3 6
    CNN Portugal 7
    CMTV 8
    SPORT TV + 10
    Globo 12
    SIC Mulher 14
    SIC Radical 16
    Eurosport 1 37
    Canal Panda 42
    Disney Channel 46
    Hollywood 80
    AXN 86
    Star Life 88
    Star Channel 89
    RTP Memória 130
    MTV  155
    Record News 176
    RTP Madeira 188
    RTP Açores

189

Troca de Powerbox

Se possui uma Powerbox efetue a troca da mesma por um modelo mais recente, de forma gratuita.

Para continuar a ter acesso aos canais, pode trocar a Powerbox por uma box Irisgratuitamente.
Saiba mais sobre a troca de Powerbox:

A box Iris permite o acesso a todos os canais e uma experiência mais completa da televisão NOS, com:

•  Qualidade de Imagem HD;
  • Visualização dos programas que deram nos últimos 7 dias;
  • Acesso às gravações pessoais;
  • Videoclube, NOS Play e rádios.

Ficou com duvidas sobre esta atualização? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

1. A minha Powerbox funciona corretamente, porque tenho que a trocar?

A NOS está a melhorar a qualidade do serviço de TV e a sua experiência de televisão. Para isso, é necessário proceder à troca da box. A alteração para a nova box HD Iris ou DTA é totalmente gratuita, a mensalidade e o período de fidelização não têm qualquer alteração.

2. O que acontece se não trocar a minha Powerbox?

Caso não proceda à troca da box, a partir do dia 21 de março de 2024 fica sem acesso a 68 canais da grelha de televisão NOS.​

3. Liguei para agendar a troca da Powerbox. Tem algum custo?

A troca da box é completamente gratuita e não será cobrado qualquer valor pela intervenção/deslocação técnica.​

4. Quando deixo de visualizar os canais?

Se tem uma Powerbox, a partir de 19 de março deixa de ter acesso a 41 canais e a 21 de março, perde o acesso aos restantes 27 canais.

5. O que acontece se não quiser trocar de box?

A NOS garante a substituição de todas as Powerboxes, sem custos adicionais para os clientes. As Powerboxes que não sejam trocadas vão deixar de funcionar.

6. O que acontece à box antiga?

A box é recolhida pelo técnico no momento da instalação da nova box.

7. Posso fazer a troca da box numa loja NOS?

Não. A troca da Powerbox implica sempre a deslocação e intervenção de um técnico a casa do cliente, garantindo que o cabo de sinal tem bidirecionalidade e que nova box funciona corretamente.

Partilhe connosco se tiver alguma dúvida.
Estamos sempre disponíveis para ajuda aqui, no Fórum NOS.

Bom dia,

A TV tem sintonizador digital, uma vez que até dia 3 tudo funcionava normalmente para os canais SD (não suporta HD). Nos menus da TV, há mesmo opção para sintonização digital.

É uma TV Sony de 2007.

Obrigado

Poderá, por acaso, referir aqui o modelo da sua TV? Já ajudaria a verificar as suas características ou alguém que tenha uma igual, dar umas dicas.

O ​@Renato Gomes fez uma questão pertinente, ​@FJSRodrigues

Verifique se tem algum cabo HDMI ou SCART ligado à televisão. 
Obrigado, 

O ​@Renato Gomes fez uma questão pertinente, ​@FJSRodrigues

Verifique se tem algum cabo HDMI ou SCART ligado à televisão. 
Obrigado, 

Sim, tenho um Chromecast ligado na porta HDMI. É o que estou a usar actualmente para poder ver os canais NOS quando necessário (App NOSTV e depois cast to TV).

Mas este setup está assim há vários anos. O problema de deixar de ter sinal vídeo nos canais digitais aconteceu no dia 3/12, quando à hora de almoço acendi a TV para ver o Jornal da Tarde!

Obrigado

Bom dia,

A TV tem sintonizador digital, uma vez que até dia 3 tudo funcionava normalmente para os canais SD (não suporta HD). Nos menus da TV, há mesmo opção para sintonização digital.

É uma TV Sony de 2007.

Obrigado

Poderá, por acaso, referir aqui o modelo da sua TV? Já ajudaria a verificar as suas características ou alguém que tenha uma igual, dar umas dicas.

Vejo qual o modelo à noite e respondo.

Obrigado

@FJSRodrigues 

@Mário P. 

Há um dado que quero acrescentar muito importante: muitas das TV Sony de 2007 e 2008 só suportam MPEG-2 (tenho uma TV assim).

A NOS quando faz estas alterações de codificação passa os canais para MPEG-4, norma que não é compatível com estas televisões.

Desde a alteração 3/12/2024, por decisão da NOS já não é possível sintonizar os canais a partir de agora nessa TV, por não ter MPEG-4. Sugiro ​​@FJSRodrigues  que proponha à NOS o aluguer de um sintonizador digital (DTA) gratuitamente, porque por vezes oferecem descodificador (não o fazem sempre, mas por vezes fazem-no, a mim ofereceram noutra situação)

Só o operador Nowo mantém canais em MPEG-2. 

Com esta alteração, os clientes powerbox também perderam na passada terça-feira, dia 3 de dezembro, acesso aos canais que ainda tinham . Espero que a NOS esteja a acompanhar devidamente esses clientes e casos como o seu.

De facto, ​@CP001, agradecemos o alerta. 

Vamos verificar internamente a situação e assim que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado, 

Sim, se a codificação passou para MPEG-4  então é exactamente esse o problema. Esta TV só suporta MPEG-2 no sintonizador DVB-C.

Quando falei para o suporte técnico, sugeri que pudesse ser alguma alteração na codificação dos canais, mas quem me atendeu disse desconhecer qualquer alteração e agendou visita.

Honestamente, ter mais um equipamento, com mais um comando, ainda por cima numa TV de cozinha que está num suporte de parede...não me parece.

Prefiro usar a App NOS + Chromecast! A questão é que terei de configurar App Nos para os restantes membros da família! 😛

Obrigado

De facto, ​@CP001, agradecemos o alerta. 

Vamos verificar internamente a situação e assim que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado, 

Acha que devo cancelar a visita do técnico NOS, agendada para 4ª feira, dia 11, ao fim do dia? Provavelmente não irá resolver qualquer problema e vai perder tempo (o dele e o meu).

Obrigado

@Mário P. no fundo a mensagem inicial deste tópico tem uma gralha. Os canais das várias listas não foram passados de SD para HD. Na realidade mudou a codificação de MPEG-2 para MPEG-4, o que os tornou incompatíveis com algumas TV e com a powerbox.

A decisão, do ponto de vista tecnológico e da optimização dos recursos, parece-me muito acertada. Mas não se esqueçam de ir acompanhando os clientes nesta transição.

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@FJSRodrigues assim como a sua partilha ​@CP001.

Estamos a acompanhar o tema internamente e agradecemos o seu alerta.

Obrigado

Bom dia,

É uma TV Sony de 2007.

Obrigado

O televisor é Sony e o modelo é o KDL-26V4000

Boa tarde ​@FJSRodrigues,

Agradecemos a sua mensagem.

Pelo que confirmamos no site do fabricante, este equipamento não é compatível com o sinal de televisão NOS por apenas ter descodificador terrestre digital MPEG-2.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde ​@FJSRodrigues,

Agradecemos a sua mensagem.

Pelo que confirmamos no site do fabricante, este equipamento não é compatível com o sinal de televisão NOS por apenas ter descodificador terrestre digital MPEG-2.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Sim, a essa conclusão já tinha chegado.

A questão é que até dia 3/12/2024 sempre foi compatível. Sem qualquer aviso prévio, a NOS decidiu alterar a especificação técnica do seu serviço, tornando assim o meu equipamento (que sempre funcionou correctamente) incompatível com o mesmo.

O que devo fazer?

Obrigado

@FJSRodrigues, bom dia. 

Para conseguir ter acesso aos canais digitais é necessário adquirir um descodificador. Assim, querendo, para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum
Obrigado,

@FJSRodrigues, bom dia. 

Para conseguir ter acesso aos canais digitais é necessário adquirir um descodificador. Assim, querendo, para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum
Obrigado,

Bom dia

Feito

Obrigado

Muito obrigado pela cooperação, ​@FJSRodrigues 
Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado,

Muito obrigado pela cooperação, ​@FJSRodrigues 
Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado,

Obrigado

O televisor é Sony e o modelo é o KDL-26V4000

@João H. o manual de instruções desse modelo de televisor é ainda mais claro. O televisor tem descodificador terrestre (MPEG-2 DVB-T) e tem descodificador cabo (MPEG-2 DVB-C)

Screenshot do manual 

https://www.nodevice.com.pt/user-manuals/tv/sony/kdl-26v4000/1162232#p28

A NOS ao converter, dia 03/12/2024, a totalidade das emissões de MPEG-2 para MPEG-4 tirou a capacidade a esses clientes de conseguirem ver televisão sem box nesse televisor. Antes desse dia, funcionava. Tenho uma TV exatamente na mesma situação.

A decisão da NOS é acertada, do ponto de vista tecnológico. Têm é de dar alguma solução aos clientes.

Da minha parte como tenho box nessa tv nem me aborreço, mas há clientes a quem causa grande transtorno. 

Boa tarde ​@CP001

Concordo com a atualização, creio que anteriormente o MPEG-2 era usado para os canais SD e o MPEG-4 para os canais HD. Fica tudo em DVB-C MPEG-4 que usa menos dados. 

Obrigado.

Boa tarde ​@CP001

Concordo com a atualização, creio que anteriormente o MPEG-2 era usado para os canais SD e o MPEG-4 para os canais HD. Fica tudo em DVB-C MPEG-4 que usa menos dados. 

Obrigado.

Exatamente. Era precisamente isso que acontecia.

Em 2020 a NOS começou a migrar os canais SD de MPEG-2 para MPEG-4 e conclui essa transição este mês, dia 3/12/2024, matando assim de vez a famosa powerbox.

Também concordo com a atualização

A Sony já falava disso no site deles:

https://www.sony.pt/electronics/support/articles/00084019

um bem haja

Comentário