Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
June 28, 2018
Destaque

Atualização de software na TV Satélite

Atualização de software na TV Satélite

Estamos a fazer atualizações de software em algumas boxes Satélite. Para saber quais são, pedimos que veja a tabela no final do tópico. Para fazer esta atualização deve desligar e voltar a ligar através do comando da box. Após efetuar o stand by, deverá aguardar 10 segundos até voltar a ligar. Ao ligar deverá surgir uma mensagem com a indicação de que existe um novo software a ser instalado. Deve aguardar até que a instalação seja concluída. Se não for instalada com sucesso, aparece uma mensagem, no ecrã, a indicar a falha, ou interrompe a contagem no painel frontal da box.

Caso não consiga concluir com sucesso a atualização de software, siga os seguintes passos:

Passo 1: Pressione a tecla “Menu” > Selecione a opção “Definições”

Nota: O campo “As minhas Gravações” não existe no equipamento BOX HD+

Passo 2: Escolha a opção “ZON Box”

Nota: O campo “Gravador (DVR) não existe no equipamento BOX HD+

Passo 3: Insira PIN (que por defeito é 1234) > Pressione Ok

Passo 4. Selecione “Configurações Avançadas”

Passo 5. Selecione “Atualização de Software”

Passo 6. Pressione “Ok/Confirmar”

Passo 7. Aguarde a validação de nova versão. Se tiver sucesso o equipamento iniciará contagem no painel frontal

Passo 8. Selecione o idioma pretendido

Passo 9. Escolha a sua zona geográfica

Passo 10: Selecionar opção “Pesquisa de canais” e pressionar “OK”

Passo 11. Neste momento foram encontrados os canais. O processo está terminado. Poderá escolher o canal que pretende ver e pressionar “Ok”.

Saiba aqui como validar se tem a versão mais recente:

Passo 1: Pressione a tecla “Menu” > Selecione a opção “Definições”

Nota: O campo “As minhas Gravações” não existe no equipamento BOX HD+

Passo 2: Escolha a opção “ZON Box”

Nota: O campo “Gravador (DVR) não existe no equipamento BOX HD+

Passo 3: Insira PIN (Defeito 1234) > Pressione Ok

Passo 4: Pressione “Ok”

Passo 5: Verifique que a sua box (ver linha Fabricante) tem a versão de software mais recente

Se seguiu estes passos e, mesmo assim, o software continua desatualizado, pedimos que nos ligue, através do 16990.

91 Comentários

Byte
October 14, 2018
Será que a posição do satélite mudou? Moro em kent (sudeste) no reino unido e há 3/4semanas que dia sim dia não ficamos sem sinal na televisão. Leva me a crer que não tenho as coordenadas certas. O tempo nem está mau! Por isso não sei qual é o problema. Lembro me que no princípio de Setembro apareceu uma msg no ecrã mas não tive tempo de ler tudo mas dizia qualquer coisa como fazer um upgrade qualquer. Mas os miúdos foram demasiado rápidos a mudar o canal. Alguém pode dar me essa informação? Agradecida desde já
dxnog
Super User
Super User
October 15, 2018
Será que a posição do satélite mudou? Moro em kent (sudeste) no reino unido e há 3/4semanas que dia sim dia não ficamos sem sinal na televisão. Leva me a crer que não tenho as coordenadas certas. O tempo nem está mau! Por isso não sei qual é o problema. Lembro me que no princípio de Setembro apareceu uma msg no ecrã mas não tive tempo de ler tudo mas dizia qualquer coisa como fazer um upgrade qualquer. Mas os miúdos foram demasiado rápidos a mudar o canal. Alguém pode dar me essa informação? Agradecida desde já

A posição é mesma, houve um upgrade há tempos sim, nomeadamente alterações de frequências.

Não sei se terá a ver com isso, a tua perca de sinal, mas podes tentar atualizar a box:
https://forum.nos.pt/ver-televisao-em-casa-5/atualizacao-de-software-na-tv-satelite-8049
Senão resolver pode haver algum problema com a box ou mesmo com a antena e ai será melhor um técnico verificar a instalação.
Megabyte
November 8, 2018
Boa noite
Aproveito este tópico para perguntar quando haverá uma actualização das boxes satélite da NOS (que andam esquecidas), de modo a permitir ver programas que deram nos últimos 7 dias e aceder ao videoclube.
Obrigado
Jorge.Alves
November 21, 2018
Não quero que os "bots" da NOS presentes neste fórum me respondam com o inútil: "fale para este nº para resolver problema". Não é um problema meu. É do software da BOX. Se querem mesmo ajudar, enviem este texto para os técnicos responsáveis pelas atualizações de software, se é que os há...

BOX 1.0 HD+DVR
ARRIS modelo DSR 8151

Sou cliente NOS Satélite desde Outubro-2018, pago 5,5 €/mês por esta box, já vou na segunda, pois a primeira estava sempre em "init" de 10 em 10 minutos, mas há problemas que os técnicos disseram ser "normais", mas que recuso a aceitar como tal:

1- por vezes, ao ligar a BOX, esta não liga na 1ª tentativa. Em vez disso, faz "init", e volta ao Standby, e só liga à 2ª tentativa.
POR RESOLVER: se a BOX precisa mesmo disto, alterem código de modo a que após o "init", ela inicie sozinha em vez de ir de novo para Standby.

2- não grava séries agendadas. Em vez disso, grava os minutos equivalentes a cada episódio com "estática", ou melhor, com uma imagem da NOS a dizer que a gravação não foi possível.
RESOLVIDO: após contactar suporte da NOS, disseram para repor definições. Resultou.

3- por vezes, ao andar pelo Guia de Programação, este desaparece e fica indisponível para todos os canais e para todos os dias da semana.
POR RESOLVER: repor definições e atualizar software não adianta nada. Mas o problema parece ser temporário e o Guia de Programação volta a aparecer após a BOX estar algum tempo em Standby.

4- não dá para controlar o volume com o comando da BOX, e só dá ou o som máximo, ou o Mute.
POR RESOLVER: posso usar comando da TV para regular o volume, mas o ideal era poder fazê-lo com o comando da BOX (isto passa-se com uma LG 4K modelo 49UJ620V: https://www.lg.com/za/tvs/lg-49UJ620V - com áudio transmitido pela BOX via HDMI).

5- não dá para controlar o volume NEM SEQUER FAZER MUTE com o comando da BOX, quando esta está ligada à TV por HDMI, e às colunas pela "7. Saída Áudio Analógico" como referido no manual.
POR RESOLVER: tenho de usar o comando das colunas para controlar o volume e para poder fazer mute.

6- em certos programas de TV, o círculo vermelho (que indica que o programa em questão tem gravação agendada) aparece por defeito todas as semanas, mesmo que o programa em causa não tenha gravação agendada (felizmente nesse caso a gravação não acontece). Se agendar para gravar, esta faz-se corretamente, mas na GUI da BOX, passam a aparecer dois círculos vermelhos na info desse programa de TV.
POR RESOLVER: nada corrige bug do grafismo, nem restaurar definições, nem atualizar software, nem deixar BOX em Standby, nem voltar a pesquisar canais, nem marcar e voltar a desmarcar gravação desse programa.

7- por vezes, ao ver uma gravação ou programa que esteja em memória (nos tais 90 minutos, desde que não se mude de canal), ao pressionar o botão "24. Retroceder capítulo", em vez de retroceder, avança, o que desorienta a procura de um momento específico da gravação.
POR RESOLVER.

8- ao passar pela lista das gravações Realizadas, na visualização em minuatura do conteúdo no canto superior direito da GUI, vemos o que está na gravação em causa, mas mesmo sem carregar OK para ver essa gravação, ao sair do menu das Gravações, a BOX continua a transmitir essa gravação agora em ecrã inteiro, ao invés de "voltar a ver TV", como seria expectável.
POR RESOLVER.

9- apesar da BOX estar ligada a um cabo duplo (2x LNB), e de poder receber 2 canais em simultâneo (ver um canal e gravar outro canal), quando a BOX está em Standby, não é possível fazer 2 gravações em simultâneo, algo que estaria perfeitamente ao alcance da capacidade de escrita do disco.
SUGESTÃO: implementar isto, útil por exemplo quando se quer gravar 2 programas durante a madrugada com horários sobrepostos. Se por acaso a BOX for ligada durante esta situação, deve mostrar apenas um menu com uma escolha tripla (semelhante à escolha dupla quando se agenda gravações sobrepostas): ver TV e continuar a gravar A (mas não 😎, ver TV e continuar a gravar B (mas não A), ou continuar a gravar A e B (e desligar BOX).

BOX 1.0 HD
Intek modelo HD-S61NV

Por esta BOX, paguei 79 €...

1- (tal como na outra BOX que referi) por vezes, ao ligar a BOX, esta não liga na 1ª tentativa. Em vez disso, faz "init", e volta ao Standby, e só liga à 2ª tentativa.
POR RESOLVER: se a BOX precisa mesmo disto, alterem código de modo a que após o "init", ela inicie sozinha em vez de ir de novo para Standby.

2- por vezes, ao mudar de canal, o som fica dessincronizado da imagem (som primeiro, imagem 1 segundo depois), algo que é acima de tudo notório quando se muda para a RTP 3.
POR RESOLVER: ao mudar de canal com as teclas [+] e [-] não resolve. Mas ao fim de algumas tentativas ao mudar para outro canal e voltando à RTP 3 com as teclas numéricas, o som lá volta a ficar sincronizado com a imagem.

PERGUNTA EXTRA: em qualquer das boxes, apesar de anunciarem que são "HD", nenhuma delas é realmente Full HD, ou seja, mesmo Alta Definição. Só têm disponível o HD Ready (QUASE alta definição): ou o 720p (1280x720 progressive, ou seja cada frame atualiza as 720 linhas), ou o 1080i (1920x1080 interlaced, ou seja cada frame atualiza só 540 linhas alternadamente).
Para quando a compatibilidade com Full HD, a alta definição (HD) verdadeira de 1080p (1920x1080 progressive, ou seja cada frame atualiza todas as 1080 linhas), se é que estas BOX têm capacidade para isso?
Numa época de introdução das TV 8K no mercado, com as TV 4K já a serem generalizadas, e as 1080p em quase todas as casas, é mesmo do século passado continuar a oferecer apenas HD Ready (720p ou 1080i). Já para não falar da maioria dos canais, pelos quais pagamos, ainda transmitirem em SD (576i), o que dá uma qualidade NOJENTA em que os pixels se notam todos... mas isso é outro assunto.
Daniel Queiroz
Exabyte
November 21, 2018
Não quero que os "bots" da NOS presentes neste fórum me respondam com o inútil: "fale para este nº para resolver problema". Não é um problema meu. É do software da BOX. Se querem mesmo ajudar, enviem este texto para os técnicos responsáveis pelas atualizações de software, se é que os há...

BOX 1.0 HD+DVR
ARRIS modelo DSR 8151

Sou cliente NOS Satélite desde Outubro-2018, pago 5,5 €/mês por esta box, já vou na segunda, pois a primeira estava sempre em "init" de 10 em 10 minutos, mas há problemas que os técnicos disseram ser "normais", mas que recuso a aceitar como tal:

1- por vezes, ao ligar a BOX, esta não liga na 1ª tentativa. Em vez disso, faz "init", e volta ao Standby, e só liga à 2ª tentativa.

2- não grava séries agendadas. Em vez disso, grava os minutos equivalentes a cada episódio com "estática", ou melhor, com uma imagem da NOS a dizer que a gravação não foi possível.
RESOLVIDO: após contactar suporte da NOS, disseram para repor definições. Resultou.

3- por vezes, ao andar pelo Guia de Programação, este desaparece e fica indisponível para todos os canais e para todos os dias da semana.
POR RESOLVER: repor definições e atualizar software não adianta nada. Mas o problema parece ser temporário e o Guia de Programação volta a aparecer após a BOX estar algum tempo em Standby.

4- não dá para controlar o volume com o comando da BOX, e só dá ou o som máximo, ou o Mute.
POR RESOLVER: posso usar comando da TV para regular o volume, mas o ideal era poder fazê-lo com o comando da BOX (isto passa-se com uma LG 4K modelo 49UJ620V: https://www.lg.com/za/tvs/lg-49UJ620V - com áudio transmitido pela BOX via HDMI).

5- não dá para controlar o volume NEM SEQUER FAZER MUTE com o comando da BOX, quando esta está ligada à TV por HDMI, e às colunas pela "7. Saída Áudio Analógico" como referido no manual.
POR RESOLVER: tenho de usar o comando das colunas para controlar o volume e para poder fazer mute.

6- em certos programas de TV, o círculo vermelho (que indica que o programa em questão tem gravação agendada) aparece por defeito todas as semanas, mesmo que o programa em causa não tenha gravação agendada (felizmente nesse caso a gravação não acontece). Se agendar para gravar, esta faz-se corretamente, mas na GUI da BOX, passam a aparecer dois círculos vermelhos na info desse programa de TV.
POR RESOLVER: nada corrige bug do grafismo, nem restaurar definições, nem atualizar software, nem deixar BOX em Standby, nem voltar a pesquisar canais, nem marcar e voltar a desmarcar gravação desse programa.

7- por vezes, ao ver uma gravação ou programa que esteja em memória (nos tais 90 minutos, desde que não se mude de canal), ao pressionar o botão "24. Retroceder capítulo", em vez de retroceder, avança, o que desorienta a procura de um momento específico da gravação.
POR RESOLVER.

8- ao passar pela lista das gravações Realizadas, na visualização em minuatura do conteúdo no canto superior direito da GUI, vemos o que está na gravação em causa, mas mesmo sem carregar OK para ver essa gravação, ao sair do menu das Gravações, a BOX continua a transmitir essa gravação agora em ecrã inteiro, ao invés de "voltar a ver TV", como seria expectável.
POR RESOLVER.

9- apesar da BOX estar ligada a um cabo duplo (2x LNB), e de poder receber 2 canais em simultâneo (ver um canal e gravar outro canal), quando a BOX está em Standby, não é possível fazer 2 gravações em simultâneo, algo que estaria perfeitamente ao alcance da capacidade de escrita do disco.
SUGESTÃO: implementar isto, útil por exemplo quando se quer gravar 2 programas durante a madrugada com horários sobrepostos. Se por acaso a BOX for ligada durante esta situação, deve mostrar apenas um menu com uma escolha tripla (semelhante à escolha dupla quando se agenda gravações sobrepostas): ver TV e continuar a gravar A (mas não 😎, ver TV e continuar a gravar B (mas não A), ou continuar a gravar A e B (e desligar BOX).

BOX 1.0 HD
Intek modelo HD-S61NV

Por esta BOX, paguei 79 €...

1- (tal como na outra BOX que referi) por vezes, ao ligar a BOX, esta não liga na 1ª tentativa. Em vez disso, faz "init", e volta ao Standby, e só liga à 2ª tentativa.

2- por vezes, ao mudar de canal, o som fica dessincronizado da imagem (som primeiro, imagem 1 segundo depois), algo que é acima de tudo notório quando se muda para a RTP 3.
POR RESOLVER: ao mudar de canal com as teclas [+] e [-] não resolve. Mas ao fim de algumas tentativas ao mudar para outro canal e voltando à RTP 3 com as teclas numéricas, o som lá volta a ficar sincronizado com a imagem.

PERGUNTA EXTRA: em qualquer das boxes, apesar de anunciarem que são "HD", nenhuma delas é realmente Full HD, ou seja, mesmo Alta Definição. Só têm disponível o HD Ready (QUASE alta definição): ou o 720p (1280x720 progressive, ou seja cada frame atualiza as 720 linhas), ou o 1080i (1920x1080 interlaced, ou seja cada frame atualiza só 540 linhas alternadamente).
Para quando a compatibilidade com Full HD, a alta definição (HD) verdadeira de 1080p (1920x1080 progressive, ou seja cada frame atualiza todas as 1080 linhas), se é que estas BOX têm capacidade para isso?
Numa época de introdução das TV 8K no mercado, com as TV 4K já a serem generalizadas, e as 1080p em quase todas as casas, é mesmo do século passado continuar a oferecer apenas HD Ready (720p ou 1080i). Já para não falar da maioria dos canais, pelos quais pagamos, ainda transmitirem em SD (576i), o que dá uma qualidade NOJENTA em que os pixels se notam todos... mas isso é outro assunto.

Os problemas que o senhor tem, tenho eu igual! É que são todos!! E a NOS nem os quer resolver!!
Carolina V.
Moderador
November 22, 2018
Olá, @mribeiro.

Lamentamos a demora na resposta à sua questão. :(
Não nos esquecemos dos equipamentos satélite, é mesmo um impedimento mais “técnico”, que passamos a explicar. :)
A emissão de televisão por satélite é feita através da antena que tem em sua casa, não tendo a box ligação direta a um servidor, como acontece no serviço por cabo. Embora pudesse ser possível ligar diretamente ao servidor, fazendo esta ligação a um posto de sinal 4G, não seria o suficiente, pois a transmissão por satélite tem uma largura de banda mais limitada, que não suportaria estas funcionalidades. É por este motivo que não as conseguimos disponibilizar nesta tecnologia. Esperamos ter conseguido esclarecer a sua dúvida.

@Jorge.Alves, agradecemos as suas sugestões. 🙂
Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
December 4, 2018
As queixas dos utentes atrás não tem qualquer cabimento , revelam desconhecer o mundo da tecnologia . Eu tenho essa Box Intek 1.0 e essa de ligar na 2ª vez é mesmo assim . Liga e desliga , mas continua por uma hora a fornecer corrente mesmo com a luz vermelha , para possível alimentação de um amplificador TDT , é o que acontece com esta e outras . Após 1 hora , volta novamente ao estado zero e tem que se carregar novamente duas vezes para ligar , caso carregue uma vez é para alimentar externamente . A outra questão de a fala não bater certo com a boca ... acontece aos melhores receptores de SAT e tenho aqui comigo vários caros até que fazem o mesmo em outros satélites . Ou anda com um canal para trás e volta ao mesmo ou desliga da corrente e volta a ligar . Por vezes o problema é mesmo lá em cima nos Satélites carregados de Transponder e o Hispasat está atulhado . Boas vistas SAT.:D
Jorge.Alves
December 5, 2018
As queixas dos utentes atrás não tem qualquer cabimento , revelam desconhecer o mundo da tecnologia . Eu tenho essa Box Intek 1.0 e essa de ligar na 2ª vez é mesmo assim

Se não tivesse nascido, tinha de ser inventado. Dar razão a quem o serve mal, e a chamar ignorante aos outros... haja paciência!

Imagine que tinha de ligar o carro duas vezes antes do motor ficar a trabalhar... NÃO, NÃO É NORMAL. Seria sinal de problema no motor de arraque.

Neste caso, é defeito/negligência de quem preparou o firmware das boxes de Satélite, pois não programou de forma aceitável a poupança de energia, o standby, e a forma de iniciar a box.
Se carrego no ON para LIGAR a BOX, é porque a quero ligar. Não é para esta se desligar novamente e eu ter de carregar a 2ª vez no ON. É UM PROBLEMA, e precisa de correção!

Por falar em problemas, na tal 2ª box que comprei, esta semana tem estado sempre a fazer sons esquisitos, tipo "tssk", a imagem sofre ligeiro distúrbio, e volta ao normal. Faz lembrar os dias após o temporal Leslie em que a parabólica ficou danificada. No entanto, a parabólica foi reparada e o cabo tem as ligações feitas por um técnico da NOS. Desde então não houve temporal nenhum, e tudo continua em perfeitas condições. Isto é mais um defeito da Box?

Ness mesma Box, se calahr está relacionado, fiquei sem Guia de Programação 2x na mesma semana. Não estou nada agradado em ter de andar de 7 em 7 dias a fazer o Restauro das Definições e a deixar a Box ligada 30 minutos na RTP 1, só para voltar a carregar o Guia de Programação.
Será preciso assistência técnica?
Carolina V.
Moderador
December 6, 2018
Olá, @Jorge.Alves.

Para podermos ajudá-lo, uma vez que se trata de uma questão técnica, sugerimos que nos ligue, por favor, para podermos perceber o que se passa. Veja aqui para onde pode ligar.
Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
December 6, 2018
É teimoso ou afinal génio ? Tem o manual em papel na sua frente da BOX 1.0 HD Intek HD-S61NV , veja na página 26 a explicação porque só na segunda vez ele liga em modo ativo como refere . Se não tem em papel , veja em PDF na página 26 , somente altera aqui o valor para 30 minutos , talvez as BOX´s mais recentes o façam nesse tempo , a regra é 1 hora . Se não quer que ligue em segunda vez tem uma solução , desligue da corrente sempre que não utiliza ,vai ver quando ligar pega sempre em 1ª vez . link : https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/televisao/manuais-e-equipamento/Documents/af_Manual_BOX_1.0_2700004063.pdf