Header
Respondido

Alteração da Resolução HDMI UMA 4k


Bom dia,

 

Tenho no meu estabelecimento a box UMA 4K, neste momento o meu equipamento receptor do sinal apenas suporta a resolução máxima de 720p. Quando conecto o cabo HDMI fica fora de escala e só vejo preto. Ligando a um outro monitor que tenho no local tentei procurar onde estariam as definições relacionadas com a resolução de saída da BOX mas não encontro nenhum menu que me permita fazer isso. Esta BOX permite isso ou vamos ter de substituir por outro modelo?

Em suma.. se esta box detecta automaticamente qual o sinal que deve enviar com base no equipamento de saída que foi ligado pelo cabo HDMI não irá funcionar para mim. É fundamental que eu possa alterar a resolução que será transmitida.

Poderão ajudar-me?

icon

Melhor resposta por Jorge C 23 June 2023, 13:24

Ver pergunta inicial

15 Comentários

Reputação 7

Bom dia @Vitor de Jesus,

A informação que pretende mudar como exemplo ilustrativo.

Boa sorte

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Vitor de Jesus,

Agradecemos a sua mensagem.

O @Jorge C partilho uma boa ajuda sobre este tema. 

Diga-nos, por favor, se conseguiu alterar a resolução de video através das configurações da box.

Obrigado 

Mesmo que mude de resoluçao de video, depois de ligar novamente a box ela vai buscar a resoluçao por defeito, que no seu caso é 1080p

No meu caso a resoluçao por defeito é 4K 50 Hz, mas como eu acho que tenho melhor nitidez com 1080p mudei para esta resoluçao.

O problema é que no anterior software a box nao mudava a resoluçao, ela ficava sempre na resoluçao escolhida, mas nesta ultima versao, sempre que se liga a box a resoluçao é mudada para o valor por defeito, obrigando os clientes a configurar novamente a resoluçao da box de cada vez que é ligada, isto tem sido um permanente incomodo.

  Se era para isto mais valia deixar estar o anterior software.

  Pode ler mais sobre o assunto aqui:

 

Reputação 7
Crachá +2

Mas se não há transmissão em 4K parece que e compreensivel existir a alteração para a qualidade por default

Mas se não há transmissão em 4K parece que e compreensivel existir a alteração para a qualidade por default

Isto é um bocado complexo, o meu televisor é 4K QLED, mas no entanto se colocar a box em 4K a imagem fica pior do que em 1080p.

 A NOS e outras operadoras transmitem em 1080i, salvo os canais de streaming em 4K, e sendo assim a box se tiver a resoluçao em 4K vai fazer o upscaling de 1080i para 4K o que vai tornar a imagem pior.

 Tudo isto terá a ver com a fraca qualidade da box UMA, mas se quiserem um upscaling digno desse nome mudem para a box da Nvidia que tem um dos melhores upscalings do mercado, proporcionando uma das melhores imagens.

Esta nova funcionalidade é cega porque detecta que o cliente tem um televisor 4K e muda a resoluçao para 4k, sem olhar para todas as condicionantes do sinal.

É por esta razao que a configuraçao de video tem de ser escolhida pelo utilizador e ficar fixa, aliás antes desta funcionalidade automatica de escolha aparecer, era a propria NOS que aconselhava a escolher a resoluçao que ficava melhor a cada cliente e agora vem com este automatismo cego e irritante?

A NOS tem de reverter ou acabar com esta funcionalidade inutil que só dá incomodos aos clientes.

Bom dia
Os problemas devido à ultima actualizaçao da Box UMA V2, continuam, sendo o mais aborrecido a mudança da configuraçao de video, sempre que se liga a box.
Eu tenho a resloçao da box configurada em 1080p, mas sempre que se liga ela muda para 4k, obrigando-me a voltar a mudar.
Com o anterior firmware issso nao acontecia, por isso venho pedir se nao havia hipotese de voltar para o anterior firmware ou bloquear a resoluçao de video, ou desactivar a funcionalidade automática de procura do HDMI, que é o que está a provocar o problema.
Agradecia que resolvessem o problema porque já se está a tornar um bocado aborrecido.
  Obrigada
                                                     HAS


Sic: "A NOS e outras operadoras transmitem em 1080i, salvo os canais de streaming em 4K, e sendo assim a box se tiver a resoluçao em 4K vai fazer o upscaling de 1080i para 4K o que vai tornar a imagem pior.
Tudo isto terá a ver com a fraca qualidade da box UMA, mas se quiserem um upscaling digno desse nome mudem para a box da Nvidia que tem um dos melhores upscalings do mercado, proporcionando uma das melhores imagens.
Esta nova funcionalidade é cega porque detecta que o cliente tem um televisor 4K e muda a resoluçao para 4k, sem olhar para todas as condicionantes do sinal.
É por esta razao que a configuraçao de video tem de ser escolhida pelo utilizador e ficar fixa, aliás antes desta funcionalidade automatica de escolha aparecer, era a propria NOS que aconselhava a escolher a resoluçao que ficava melhor a cada cliente e agora vem com este automatismo cego e irritante?
A NOS tem de reverter ou acabar com esta funcionalidade inutil que só dá incomodos aos clientes."

P.S. A unica maneira que tive para contornar o problema foi desligar o HDMI-CEC

P.S.2  Ainda bem que a DIGI já vem ai:

https://www.digimobil.es/fibra-optica/pro-digi/10gb



 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @HASPT

Para além da impossibilidade de aceder ao detalhe de atualização, não temos conhecimento de que existam dificuldades. Deste modo, gostaríamos de compreender o que se passa, sugere que ao invés de ser feito o reconhecimento da qualidade compatível entre a box e o televisor seja manual, é isso? 

Obrigado

Boa tarde Mario P.

 O problema está nas configurações de video.

 Eu tenho um televisor 4K, mas a imagem do mesmo fica melhor quando coloco a configuraçao de video na box em 1080p.

 Antes desta ultima actualizaçao eu podia ligar e desligar a box à vontade, sem que a configuraçao de video da box mudasse.

Com a ultima actualizaçao, sempre que ligo a box a configuraçao da mesma vai para o valor por defeito 4K, e depois tenho de novamente mudar para 1080p.

 Penso que isto tenha a ver com alguma mudançao na funcionalidade HDMI-CEC, pois antes desta ultima actualizaçao eu usava o HDMI-CEC sem que a configuraçao de video da box mudasse.

Penso que talvez por terem introduzido esta nova funcionalidade no HDMI-CEC.

De forma a tornar a sua experiência de TV da NOS cada vez melhor, implementámos a funcionalidade HDMI-CEC na tecla Menu do comando UMA. 😎

Assim, caso esteja a assistir ou utilizar outra entrada HDMI ao selecionar a tecla menu, é sintonizada automaticamente a entrada da UMA.

Como já disse atrás, antes desta nova funcionalidade no HDMI-CEC, a box era desligada/ligada sem que a configuraçao de video fosse alterada e agora muda sempre para a configuraçao por defeito 4k.

A unica maneira que encontrei para contornar o problema foi desligar a funçao HDMI-CEC e a configuraçao de video já nao é alterada sempre que eu ligo a box, mantem-se sempre nos 1080p.

 O que eu pedia era que tirassem essa ultima configuraçao no HDMI-CEC e deixam-se só a configuraçao de ligar e desligar o televisor, senao tenho de continuar a usar dois comandos em vez de um.

  Obrigada

                                     HAS

Boa noite, 

 

Junto-me ao @HASPT. Devia ser possível ligar e desligar a funcionalidade em questão, para aqueles clientes a quem causa problemas.

Boa noite, 

 

Junto-me ao @HASPT. Devia ser possível ligar e desligar a funcionalidade em questão, para aqueles clientes a quem causa problemas.

O melhor ainda seria voltar a por o HDMI-CEC como estava antes desta ultima actualizaçao, somente para desligar e ligar a televisao e tirar essa nova funcionalidade na tecla do menu do comando, que ninguem pediu e nao me parece que seja uma funçao que seja relevante, além de provocar estes problemas.

 Uma coisa necessaria seria melhorar o upscaling da box, para ela poder ter uma excelente imagem nas televisões 4k, como acontece com a box da Nvidia.

Reputação 7
Crachá +4

Boa noite, 

 

Junto-me ao @HASPT. Devia ser possível ligar e desligar a funcionalidade em questão, para aqueles clientes a quem causa problemas.

O melhor ainda seria voltar a por o HDMI-CEC como estava antes desta ultima actualizaçao, somente para desligar e ligar a televisao e tirar essa nova funcionalidade na tecla do menu do comando, que ninguem pediu e nao me parece que seja uma funçao que seja relevante, além de provocar estes problemas.

 Uma coisa necessaria seria melhorar o upscaling da box, para ela poder ter uma excelente imagem nas televisões 4k, como acontece com a box da Nvidia.

Por acaso a mim dá-me bastante jeito quando estou a usar outra porta HDMI da tv é só clicar no botao e volta à UMA, sem alterar qualquer resolução, mas cada caso é um caso.

Boa noite, 

 

Junto-me ao @HASPT. Devia ser possível ligar e desligar a funcionalidade em questão, para aqueles clientes a quem causa problemas.

O melhor ainda seria voltar a por o HDMI-CEC como estava antes desta ultima actualizaçao, somente para desligar e ligar a televisao e tirar essa nova funcionalidade na tecla do menu do comando, que ninguem pediu e nao me parece que seja uma funçao que seja relevante, além de provocar estes problemas.

 Uma coisa necessaria seria melhorar o upscaling da box, para ela poder ter uma excelente imagem nas televisões 4k, como acontece com a box da Nvidia.

Por acaso a mim dá-me bastante jeito quando estou a usar outra porta HDMI da tv é só clicar no botao e volta à UMA, sem alterar qualquer resolução, mas cada caso é um caso.

A mim já nao me dá jeito nenhum, além de me dar aquele problema estar sempre a mudar a configuraçao de video.

Mas se há pessoas a quem dá jeito essa funcionalidade, porque nao a sugestao do CP001 e criar uma maneira de desliga-la a quem nao a quer?

Reputação 7
Crachá +4

Boa noite, 

 

Junto-me ao @HASPT. Devia ser possível ligar e desligar a funcionalidade em questão, para aqueles clientes a quem causa problemas.

O melhor ainda seria voltar a por o HDMI-CEC como estava antes desta ultima actualizaçao, somente para desligar e ligar a televisao e tirar essa nova funcionalidade na tecla do menu do comando, que ninguem pediu e nao me parece que seja uma funçao que seja relevante, além de provocar estes problemas.

 Uma coisa necessaria seria melhorar o upscaling da box, para ela poder ter uma excelente imagem nas televisões 4k, como acontece com a box da Nvidia.

Por acaso a mim dá-me bastante jeito quando estou a usar outra porta HDMI da tv é só clicar no botao e volta à UMA, sem alterar qualquer resolução, mas cada caso é um caso.

A mim já nao me dá jeito nenhum, além de me dar aquele problema estar sempre a mudar a configuraçao de video.

Mas se há pessoas a quem dá jeito essa funcionalidade, porque nao a sugestao do CP001 e criar uma maneira de desliga-la a quem nao a quer?

Mas ai é desativar o HDMI-CEC na box como já foi dito.

Assim podes comandar a box como bem entenderes. Não deve ser possivel desativar funcionalidades aleatoriamente. Ou desliga tudo ou não desliga.

Boa noite, 

 

Junto-me ao @HASPT. Devia ser possível ligar e desligar a funcionalidade em questão, para aqueles clientes a quem causa problemas.

O melhor ainda seria voltar a por o HDMI-CEC como estava antes desta ultima actualizaçao, somente para desligar e ligar a televisao e tirar essa nova funcionalidade na tecla do menu do comando, que ninguem pediu e nao me parece que seja uma funçao que seja relevante, além de provocar estes problemas.

 Uma coisa necessaria seria melhorar o upscaling da box, para ela poder ter uma excelente imagem nas televisões 4k, como acontece com a box da Nvidia.

Por acaso a mim dá-me bastante jeito quando estou a usar outra porta HDMI da tv é só clicar no botao e volta à UMA, sem alterar qualquer resolução, mas cada caso é um caso.

A mim já nao me dá jeito nenhum, além de me dar aquele problema estar sempre a mudar a configuraçao de video.

Mas se há pessoas a quem dá jeito essa funcionalidade, porque nao a sugestao do CP001 e criar uma maneira de desliga-la a quem nao a quer?

Mas ai é desativar o HDMI-CEC na box como já foi dito.

Assim podes comandar a box como bem entenderes. Não deve ser possivel desativar funcionalidades aleatoriamente. Ou desliga tudo ou não desliga.

Isso de desligar o HDMI-CEC já o fiz, mas era preferivel ter a comodidade de desligar os dois equipamentos através de um só botão.

 Ainda tenho esperança que os programadores consigam resolver este bug irritante.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde a todos,

Agradecemos as vossas sugestões @HASPT e @CP001, assim como o seu testemunho @dxnog.

De momento não temos novidades sobre este tema, contudo, assim que surgirem, partilhamos convosco por esta via.

Agradecemos a compreensão 

Comentário