Header
Respondido

Alteração da box iris


Boa tarde!

Sou cliente da Nos ainda quando esta era Netcabo. Um dos serviços que tenho contratualizado é o serviço de televisão. Não por gostar de antiguidades mas devido à minha atividade profissional, que não me deixa muito tempo livre, nunca quis substituir a minha Iris com disco por um equipamento sem disco, pois assim não estava limitado aos seis (6) meses  de disponibilidade de gravações - via-as quando queria e as vezes que queria.

Por isso qual não foi o meu espanto quando verifiquei que as gravações desapareceram e as que ainda persistem têm a indicação de que vão ser apagadas em tal dia.

A primeira questão que se coloca (e que o apoio telefónico não entendeu/não soube resolver) é: quando é que as boxes com disco  passaram a comportar-se como boxes sem disco?

A segundo é a razão de não ter sido avisado de tal facto. Nos documentos que suportam a  última alteração contratual que fiz (em de dezembro de 2021) não é feita qualquer menção a horas de gravação (ao contrário do que agora sucede na App Cliente NOS).

Por último, se o serviço de televisão foi alterado (APESAR DE TER UMA BOX COM DISCO ESTA COMPORTA-SE COMO SE NÃO O TIVESSE - AS GRAVAÇÕES SÃO GUARDADAS NA NUVEM) porque não foi feito um upgrade à minha box? 

Creio que os antigos clientes merecem ser tratados da mesma forma como são tratados os novos clientes , não é terem os mesmos serviços mas com equipamentos ultrapassados.

Gostaria de ter uma resposta a todas esta dúvidas.

Nuno Pereira

icon

Melhor resposta por João H. 14 November 2022, 15:11

Ver pergunta inicial

21 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Nuno Verdasca o tempo de permanência na box é de 3 ou 6 meses quer seja na box Iris ou na UMA.

Caro @Jose Rodrigues a questão é que a minha box é de disco físico. As gravações ficavam na box e não na nuvem! Não tinham prazo de permanência 

Reputação 7
Crachá +2

Já a uns anos que as boxs iris com disco, quando existe qualquer alteração contratual que seja, o disco é desativado e ativado o sistema em cloud. Isso é algo automático e não reversivel.

O upgrade da box está dependente de alteração contratual para o efeito, tem que falar com a parte comercial e ver as condições ( € ) do novo contrato.

Reputação 3

Já a uns anos que as boxs iris com disco, quando existe qualquer alteração contratual que seja, o disco é desativado e ativado o sistema em cloud. Isso é algo automático e não reversivel.

O upgrade da box está dependente de alteração contratual para o efeito, tem que falar com a parte comercial e ver as condições ( € ) do novo contrato.

Caro @Jose Rodrigues a questão é que a minha box é de disco físico. As gravações ficavam na box e não na nuvem! Não tinham prazo de permanência 

 

É o típico alterar o serviço sem qualquer responsabilização tal como o serviço inovador que vendia de ver YouTube nas IRIS ou o sinal analógico. E os antigos clientes que fiquem com um serviço pior sem qualquer razão.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Nuno Verdasca,

Agradecemos a sua mensagem. 

A comunidade prestou uma boa ajuda a esclarecer sobre este tema.

Todas as box, sejam estas com disco local ou não, efetuam as gravações em cloud para que, em caso de avaria do equipamento com necessidade de substituição ou alteração de morada de instalação do serviço, não perca os conteúdos gravados.

Os conteúdos gravados são disponibilizados por um período previamente definido pelo detentor dos direitos de transmissão dos mesmos. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde!

A questão é que a NOS não me avisou que as gravações que efetuo na minha box com disco passaram a ser feitas na cloud.Trata-se de uma alteração contratual que foi feita à minha revelia-era obrigação da NOS avisar-me que as gravações passaram a ter prazo de validade. 

Após ter sido contado hoje pela NOS lá consegui o reconhecimento que a alteração ocorreu após uma atualização do software, que ignoro quando ocorreu, não após qualquer renegociação contratual. Também fui informado que as gravações que tinha no disco permaneciam e tal não  sucede. No entanto nada mais foi adiantado e a minha situação continua por resolver.

É lamentável que as explicações aqui dadas se cinjam à leitura de um guião que em nada esclarece a minha situação que, creio, expus com clareza.

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Que leitura de guião? O que ainda falta explicar?

O guião que vai aparecendo no ecrã do computador deles. 

 

Reputação 3

Boa tarde @Nuno Verdasca,

Agradecemos a sua mensagem. 

A comunidade prestou uma boa ajuda a esclarecer sobre este tema.

Todas as box, sejam estas com disco local ou não, efetuam as gravações em cloud para que, em caso de avaria do equipamento com necessidade de substituição ou alteração de morada de instalação do serviço, não perca os conteúdos gravados.

Os conteúdos gravados são disponibilizados por um período previamente definido pelo detentor dos direitos de transmissão dos mesmos. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Uma box com disco físico não faz qualquer sentido ter um prazo dos direitos visto que sendo um disco local aplica-se a lei da cópia privada que como deve saber é perfeitamente legal e não tem qualquer tempo de validade.
Uma gravação do ET de 1999 pode continuar a ser vista em casa sem qualquer problema, não existe qualquer proibição para isso nem qualquer detentor de direitos pode proibir a cópia privada pelo tempo que for.

Boa noite!

Tenho há muitos anos uma Box IRIS 1.0 HD+DVR. Esta box armazena(va) as gravações no disco, o que me permitia vê-las quando me apetecesse (mesmo que já tivessem alguns anos).

Qual não foi o meu espanto quando me apercebi que, por um lado a box deixou de gravar no disco- a gravações ficam na cloud e são apagadas ao fim de 6 meses - e, por outro, as gravações que tinha no disco desapareceram.

Já  expus a situação por diversas vezes à NOS mas sem sucesso - uns não entendem o que digo (mandam fazer despistes como se de uma box sem disco se tratasse outros dizem que a situação que descrevo se deveu a uma actualização de software mas que as gravações existentes no disco deveriam permanecer.

Após o primeiro contacto com a NOS a expôr o problema, e depois de ter feito os despistes por telefone, foi enviado um técnico para trocar a box “por degradação da imagem”.Não deixei efetuar a troca e voltei a contatar a NOS, sem sucesso (pois só mandam fazer despistes).

Assim, agradecia me disessem:

  1.  Quando foi feita a alteração do modo de gravação da minha IRIS (quando é que as gravações deixaram de ser armazenadas no disco e passaram para a Cloud)?
  2. Porque desapareceram as gravações que tinha no disco?
  3.  Esta situação consubstancia não só uma alteração contratual como também uma atuação abusiva por parte da NOS, pois, sem qualquer aviso ou consentimento eliminou programas que tinha gravados no disco. Por que não fui avisado?

Espero que por este meio obtenha uma resposta a estas questões, pois os clientes não devem ser lembrados apenas quando é para pagar.

 

 

  

Reputação 7
Crachá +2

1- Quando alterou o contrato.

2-Porque é assim que funciona, o disco é desativado.

3- Poderia ter sido avisado mas os operadores na linha normalmente nem lhes passa pela cabeça esse ponto.

Reputação 3

1- Quando alterou o contrato.

2-Porque é assim que funciona, o disco é desativado.

3- Poderia ter sido avisado mas os operadores na linha normalmente nem lhes passa pela cabeça esse ponto.

Simplesmente se o cliente tem um serviço que é desactivado tem que ser informado, caso contrário tem que ser compensado.

1- Quando alterou o contrato.

2-Porque é assim que funciona, o disco é desativado.

3- Poderia ter sido avisado mas os operadores na linha normalmente nem lhes passa pela cabeça esse ponto.

1- O cliente não refere que alterou o contrato.

2- Mas se o tivesse feito tinha de ser avisado - sempre que há alterações contratuais a chamada é gravada, os operadores fazem um resumo das novas condições  e estas são enviadas por e-mail. Por se tratar de uma negociação à distância o cliente tem 14 dias para desistir. 

3- Pelo que é totalmente descabido o seu comentário.  Mal andaria a NOS se cada operador dissesse apenas o que lhes passa pela cabeça. 

Reputação 3

1- Quando alterou o contrato.

2-Porque é assim que funciona, o disco é desativado.

3- Poderia ter sido avisado mas os operadores na linha normalmente nem lhes passa pela cabeça esse ponto.

1- O cliente não refere que alterou o contrato.

2- Mas se o tivesse feito tinha de ser avisado - sempre que há alterações contratuais a chamada é gravada, os operadores fazem um resumo das novas condições  e estas são enviadas por e-mail. Por se tratar de uma negociação à distância o cliente tem 14 dias para desistir. 

3- Pelo que é totalmente descabido o seu comentário.  Mal andaria a NOS se cada operador dissesse apenas o que lhes passa pela cabeça. 

Eu acho que a NOS anda mal, as barbaridades que já ouvi do apoio da NOS tenho a certeza que não estava escrito num script 🤣

Reputação 7
Crachá +2

1- Quando alterou o contrato.

2-Porque é assim que funciona, o disco é desativado.

3- Poderia ter sido avisado mas os operadores na linha normalmente nem lhes passa pela cabeça esse ponto.

1- O cliente não refere que alterou o contrato.

2- Mas se o tivesse feito tinha de ser avisado - sempre que há alterações contratuais a chamada é gravada, os operadores fazem um resumo das novas condições  e estas são enviadas por e-mail. Por se tratar de uma negociação à distância o cliente tem 14 dias para desistir. 

3- Pelo que é totalmente descabido o seu comentário.  Mal andaria a NOS se cada operador dissesse apenas o que lhes passa pela cabeça. 

1- Não refere mas aconteceu de certeza.

2- Não é estritamente obrigatório, as condições de visualização de conteudos pode ser alterado.

3- É uma informação que não é bem difundida, isso já é culpa da operadora.

Reputação 3

1- Quando alterou o contrato.

2-Porque é assim que funciona, o disco é desativado.

3- Poderia ter sido avisado mas os operadores na linha normalmente nem lhes passa pela cabeça esse ponto.

1- O cliente não refere que alterou o contrato.

2- Mas se o tivesse feito tinha de ser avisado - sempre que há alterações contratuais a chamada é gravada, os operadores fazem um resumo das novas condições  e estas são enviadas por e-mail. Por se tratar de uma negociação à distância o cliente tem 14 dias para desistir. 

3- Pelo que é totalmente descabido o seu comentário.  Mal andaria a NOS se cada operador dissesse apenas o que lhes passa pela cabeça. 

1- Não refere mas aconteceu de certeza.

2- Não é estritamente obrigatório, as condições de visualização de conteudos pode ser alterado.

3- É uma informação que não é bem difundida, isso já é culpa da operadora.

Não me parece que ter uma box com disco que pode ter programas talvez irrepetíveis gravados e apagar essas gravações sem avisar seja daquelas coisas inócuas se façam sem informar o cliente.

1- Quando alterou o contrato.

2-Porque é assim que funciona, o disco é desativado.

3- Poderia ter sido avisado mas os operadores na linha normalmente nem lhes passa pela cabeça esse ponto.

1- O cliente não refere que alterou o contrato.

2- Mas se o tivesse feito tinha de ser avisado - sempre que há alterações contratuais a chamada é gravada, os operadores fazem um resumo das novas condições  e estas são enviadas por e-mail. Por se tratar de uma negociação à distância o cliente tem 14 dias para desistir. 

3- Pelo que é totalmente descabido o seu comentário.  Mal andaria a NOS se cada operador dissesse apenas o que lhes passa pela cabeça. 

1- Não refere mas aconteceu de certeza.

2- Não é estritamente obrigatório, as condições de visualização de conteudos pode ser alterado.

3- É uma informação que não é bem difundida, isso já é culpa da operadora.

Mudar de um sistema de box com disco para um sistema de cloud, que implica disponibilização de horas de gravação, não é algo de irrelevante que não deva ser comunicado.

E o resultado de informações não difundidas está à vista com a condenação ora aplicada às operadoras. Os clientes merecem respeito e têm direito ao esclarecimento das suas dúvidas. 

Boa tarde @Nuno Verdasca,

Agradecemos a sua mensagem. 

A comunidade prestou uma boa ajuda a esclarecer sobre este tema.

Todas as box, sejam estas com disco local ou não, efetuam as gravações em cloud para que, em caso de avaria do equipamento com necessidade de substituição ou alteração de morada de instalação do serviço, não perca os conteúdos gravados.

Os conteúdos gravados são disponibilizados por um período previamente definido pelo detentor dos direitos de transmissão dos mesmos. 

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Desde quando que um Box com disco local faz as gravações na Cloud??? Como o nome indica a existência de um disco local permite que as gravações sejam efectuadas no disco! “Gravar os seus programas favoritos. A Box 2.0 tem um disco rígido que permite gravar até 400 h de emissão com qualidade digital.*” Isto é o que está no manual da Box! Pena que os moderadores deste grupo não saibam do que falem nem conheçam os equipamentos que a NOS dispõe! Enfim… é uma empresa que não cumpre com o que está contratado! E já agora, @João H. congratula-se com as informações erradas que a comunidade presta!!!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Nuno Verdasca,

Agradecemos o seu testemunho.

Para organização do Fórum agrupámos o seu segundo tópico sobre este tema neste onde o mesmo assunto já se encontra a ser debatido e respondido.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde @Nuno Verdasca,

Agradecemos o seu testemunho.

Para organização do Fórum agrupámos o seu segundo tópico sobre este tema neste onde o mesmo assunto já se encontra a ser debatido e respondido.

Por favor, fale connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Sinceramente não vejo onde é que a pergunta foi respondida. Também gostaria de saber quando é que as boxes com disco passaram a gravar na cloud. E se tal de fato aconteceu  os clientes deveriam ter sido.  avisados. 

A ausência de uma resposta que não se limite a reproduzir as vantagens da gravação na cloud começa a parecer estranha.

Reputação 7
Crachá +1

A questão aqui foi/é que o interesse do cliente não foi acautelado, a NOS pode fazer, como foi indicado, uma cópia em nuvem em caso de uma avaria e apagar após um certo tempo, o que a NOS, ou outro operador, não pode fazer é remotamente apagar dados físicos no equipamento do cliente porque o seu sistema de nuvem trabalha assim. Mau serviço.

Comentário