Skip to main content
Header
Gigabyte
June 12, 2020
Respondido

Alguns canais; por vezes, ficam indisponíveis

Boa tarde.

Já à bastante tempo que tenho alguns “problemas” com alguns canais de “desaparecem” (a SmartTV LG diz-me sinal ausente) e depois voltam a ficar disponíveis. Falo num caso em que tenho o cabo coaxial ligado directamente à TV, sem TVBox.

Estes dias descobri uma funcionalidade na minha SmartTV LG que supostamente testa a qualidade do sinal e, por coincidência, apresenta “instabilidade” na qualidade do sinal apenas na frequência 298000KHz, que contém precisamente os canais que “desaparecem”.

Pergunta: será problema da ligação no prédio de apartamentos, dado que o cabo coaxial vem directamente do repartidor do meu piso, até à tomada junto à TV (sem repartidores)?

Obrigado!

Melhor resposta por C24XXXX201

@MGlóriaRS , também pode ser da tomada ou do chicote coaxial que liga da tomada ao televisor. Usa fichas tipo F?

Apesar se aparentemente ser apenas uma das frequências a apresentar tais sintomas, será boa ideia avaliar as restantes frequências. Um bom indicador é a média dos valores de SNR das varias frequências. Troque o chicote coaxial e avalie de novo.

9 Comentários

C24XXXX201Resposta
    June 12, 2020

@MGlóriaRS , também pode ser da tomada ou do chicote coaxial que liga da tomada ao televisor. Usa fichas tipo F?

Apesar se aparentemente ser apenas uma das frequências a apresentar tais sintomas, será boa ideia avaliar as restantes frequências. Um bom indicador é a média dos valores de SNR das varias frequências. Troque o chicote coaxial e avalie de novo.

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Ana P.
    Moderador
    June 13, 2020

Olá @MGlóriaRS e @C24XXXX201

@MGlóriaRS, o @C24XXXX201 deu uma boa ajuda! :blush:

Conseguiu? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Gigabyte
    June 15, 2020

Bom dia.

Antes de mais obrigado pela resposta.

Sim, uso fichas do tipo F, do lado da tomada da parede. Vou tentar trocar, dado que não é fácil. Tenho que comprar cabo, fichas, etc, e conseguir fazer o “chicote”. Nem todos somos técnicos! :)

Sobre o SNR, não sei onde o poderia obter dado que a minha SmartTV LG apenas apresenta dois valores, quando ao sinal recebido: força do sinal (as várias frequências apresentam valores acima dos 70% - é bom ou mau?) e qualidade do sinal (as várias frequências apresentam 100%, excepto a dos 298000KHz que falha, por vezes).

Obrigado.

June 15, 2020

@MGlóriaRS , verifique tambem a possibilidade da dificuldade com essa frequencia ter origem em interferencias de outrtos equipamentos nas redondezas, tais como telefones portateis, leirores/gravadores DVD, consolas, boxes, etc. Desligue todos os equipamentos e verifique se a dificuldade se mantem.

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Gigabyte
    July 20, 2020

Boa tarde.

Lá conseguir pedir a alguém para me trocar cabos/fichas e, embora, aparentemente tenha melhorado, ainda creio que deveria ser melhor.

Entretanto, através de um amigo de um amigo de um amigo (literalmente assim!), tive acesso a um “equipamento” que mediu os seguinte valores de sinal, em minha casa: qualidade (62 a 73%), SNR (32 a 37dBm) e BER (8%).

Algum destes valores faz sentido para vocês? Estão bons?

Obrigada!

July 20, 2020

@MGlóriaRS , mesmo sem conhecer os niveis de sinal (dBmV), a relaçao Sinal/Ruido (SNR) encontra-se no patamar inferior do aceitavel (>35 dB), comprovado pela taxa de erros (BER) ser diferente de 0%.

Gigabyte
    July 20, 2020

@MGlóriaRS , mesmo sem conhecer os niveis de sinal (dBmV), a relaçao Sinal/Ruido (SNR) encontra-se no patamar inferior do aceitavel (>35 dB), comprovado pela taxa de erros (BER) ser diferente de 0%.

Obrigada pela ajuda. Significa que o tal de BER deve ser 0%? É o que um cliente “normal” deve esperar num serviço fixo da NOS? Pergunto pois às vezes estes valores, embora possam parecer abaixo dos limites inferiores teóricos, acabam por ser “normais”. É assim?

July 20, 2020

@MGlóriaRS , a taxa de erros ideal de o% significa uma transmissao limpinha. Na pratica  sao admissiveis alguns erros…

Quanto maior a relaçao entre a intensidade do sinal e a intenidade do ruido, menor a probabilidade de erros na transmissao, sendo que tal relaçao pode ser afectada por incremento do ruido ou reduçao do sinal.

O cliente "normal" deve APENAS ficar satisfeito com SNR superior a 37 dB. É a unica forma de usufruir de um serviço com o minimo de qualidade, sem o constante bloqueio de equipamentos e perdas de funcionalidades como os serviços interactivos...

Gigabyte
    July 20, 2020

@MGlóriaRS , a taxa de erros ideal de o% significa uma transmissao limpinha. Na pratica  sao admissiveis alguns erros…

Quanto maior a relaçao entre a intensidade do sinal e a intenidade do ruido, menor a probabilidade de erros na transmissao, sendo que tal relaçao pode ser afectada por incremento do ruido ou reduçao do sinal.

O cliente "normal" deve APENAS ficar satisfeito com SNR superior a 37 dB. É a unica forma de usufruir de um serviço com o minimo de qualidade, sem o constante bloqueio de equipamentos e perdas de funcionalidades como os serviços interactivos...

Mais uma vez, muito obrigada!

Vou ver se peço a alguém para me ver os cabos que circulam dentro da parede, entre a tomada da sala (onde está o router) e a de entrada (primeira do apartamento), e ver se tem algum repartidor pelo meio que possa estar a introduzir essa suposta degração de serviço. Só me falta mesmo isso... antes de chamar a NOS. :(