Header
Respondido

Alguns canais; por vezes, ficam indisponíveis


Boa tarde.

Já à bastante tempo que tenho alguns “problemas” com alguns canais de “desaparecem” (a SmartTV LG diz-me sinal ausente) e depois voltam a ficar disponíveis. Falo num caso em que tenho o cabo coaxial ligado directamente à TV, sem TVBox.

Estes dias descobri uma funcionalidade na minha SmartTV LG que supostamente testa a qualidade do sinal e, por coincidência, apresenta “instabilidade” na qualidade do sinal apenas na frequência 298000KHz, que contém precisamente os canais que “desaparecem”.

Pergunta: será problema da ligação no prédio de apartamentos, dado que o cabo coaxial vem directamente do repartidor do meu piso, até à tomada junto à TV (sem repartidores)?

Obrigado!

icon

Melhor resposta por C24XXXX201 12 June 2020, 19:32

Ver pergunta inicial

9 Comentários

@MGlóriaRS , também pode ser da tomada ou do chicote coaxial que liga da tomada ao televisor. Usa fichas tipo F?

Apesar se aparentemente ser apenas uma das frequências a apresentar tais sintomas, será boa ideia avaliar as restantes frequências. Um bom indicador é a média dos valores de SNR das varias frequências. Troque o chicote coaxial e avalie de novo.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @MGlóriaRS e @C24XXXX201

@MGlóriaRS, o @C24XXXX201 deu uma boa ajuda! :blush:

Conseguiu? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Bom dia.

Antes de mais obrigado pela resposta.

Sim, uso fichas do tipo F, do lado da tomada da parede. Vou tentar trocar, dado que não é fácil. Tenho que comprar cabo, fichas, etc, e conseguir fazer o “chicote”. Nem todos somos técnicos! :)

Sobre o SNR, não sei onde o poderia obter dado que a minha SmartTV LG apenas apresenta dois valores, quando ao sinal recebido: força do sinal (as várias frequências apresentam valores acima dos 70% - é bom ou mau?) e qualidade do sinal (as várias frequências apresentam 100%, excepto a dos 298000KHz que falha, por vezes).

Obrigado.

@MGlóriaRS , verifique tambem a possibilidade da dificuldade com essa frequencia ter origem em interferencias de outrtos equipamentos nas redondezas, tais como telefones portateis, leirores/gravadores DVD, consolas, boxes, etc. Desligue todos os equipamentos e verifique se a dificuldade se mantem.

Boa tarde.

Lá conseguir pedir a alguém para me trocar cabos/fichas e, embora, aparentemente tenha melhorado, ainda creio que deveria ser melhor.

Entretanto, através de um amigo de um amigo de um amigo (literalmente assim!), tive acesso a um “equipamento” que mediu os seguinte valores de sinal, em minha casa: qualidade (62 a 73%), SNR (32 a 37dBm) e BER (8%).

 

Algum destes valores faz sentido para vocês? Estão bons?

 

Obrigada!

@MGlóriaRS , mesmo sem conhecer os niveis de sinal (dBmV), a relaçao Sinal/Ruido (SNR) encontra-se no patamar inferior do aceitavel (>35 dB), comprovado pela taxa de erros (BER) ser diferente de 0%.

@MGlóriaRS , mesmo sem conhecer os niveis de sinal (dBmV), a relaçao Sinal/Ruido (SNR) encontra-se no patamar inferior do aceitavel (>35 dB), comprovado pela taxa de erros (BER) ser diferente de 0%.

Obrigada pela ajuda. Significa que o tal de BER deve ser 0%? É o que um cliente “normal” deve esperar num serviço fixo da NOS? Pergunto pois às vezes estes valores, embora possam parecer abaixo dos limites inferiores teóricos, acabam por ser “normais”. É assim?

@MGlóriaRS , a taxa de erros ideal de o% significa uma transmissao limpinha. Na pratica  sao admissiveis alguns erros…

Quanto maior a relaçao entre a intensidade do sinal e a intenidade do ruido, menor a probabilidade de erros na transmissao, sendo que tal relaçao pode ser afectada por incremento do ruido ou reduçao do sinal.

O cliente "normal" deve APENAS ficar satisfeito com SNR superior a 37 dB. É a unica forma de usufruir de um serviço com o minimo de qualidade, sem o constante bloqueio de equipamentos e perdas de funcionalidades como os serviços interactivos...

@MGlóriaRS , a taxa de erros ideal de o% significa uma transmissao limpinha. Na pratica  sao admissiveis alguns erros…

Quanto maior a relaçao entre a intensidade do sinal e a intenidade do ruido, menor a probabilidade de erros na transmissao, sendo que tal relaçao pode ser afectada por incremento do ruido ou reduçao do sinal.

O cliente "normal" deve APENAS ficar satisfeito com SNR superior a 37 dB. É a unica forma de usufruir de um serviço com o minimo de qualidade, sem o constante bloqueio de equipamentos e perdas de funcionalidades como os serviços interactivos...

Mais uma vez, muito obrigada!

Vou ver se peço a alguém para me ver os cabos que circulam dentro da parede, entre a tomada da sala (onde está o router) e a de entrada (primeira do apartamento), e ver se tem algum repartidor pelo meio que possa estar a introduzir essa suposta degração de serviço. Só me falta mesmo isso... antes de chamar a NOS. :(

Comentário