Skip to main content
Header
Boas,

Quando à menos de uma semana procurava saber se a NOS tinha a tecnologia VoLTE, eis que encontrei esta informação no fórum https://forum.nos.pt/usar-o-telemovel-24/volte-4-g-a-chamada-recebida-cai-1493.

Fiquei convencido que a NOS já disponha deste serviço, e como tenho um equipamento compatível, decidi verificar as definições do mesmo e não encontrei qualquer impedimento.

Restava confirmar com a operadora e foi o que fiz. No primeiro contacto confirmaram que sim, e que inclusivamente ficava disponível por defeito, logo o equipamento teria que ser compatível e configurado.

Bom, compatível sabia que era, mas nas configurações nada encontrei, mas uma vez que confirmaram a disponibilidade do serviço, restava-me tirar a limpo se tinha o serviço ativo no meu cartão.

Toca a ligar para o apoio ao cliente para saber se tinha a VoLTE ativa no meu cartão. Mais uma vez e para meu espanto apercebi-me que quando falei em VoLTE, não era dos termos mais comuns (como por exemplo: “ Volte sempre”), mas depois de alguns minutos de espera, a resposta foi de não ser possível confirmar se o serviço estava ou não ativo. Ficaram então de ligar e assim o fizeram, a colaboradora (por sinal muito simpática) informou que a NOS ainda não tem esta tecnologia, percebi então o porquê de não conhecerem o termo.

Em 2015 a Vodafone foi pioneira em Portugal a implementar este protocolo, mesmo assim, encontrei muitas dúvidas nos fóruns por parte dos seus clientes. Com este serviço é possível ter uma melhoria na qualidade de som nas chamadas, uma poupança de energia que se reflete na autonomia da bateria e também, senão um dos aspetos mais importantes, permite usar dados e voz em simultâneo. A Meo tem apenas em 3G o sistema de HD Voice Calling ou voz em alta definição que permite a tal melhoria na qualidade de som nas chamadas. A NOS não tem este serviço VoLTE.

Para concluir, resta-me dizer que não basta o equipamento dispor da tecnologia e do mesmo estar configurado para a receber, a operadora tem que disponibilizar esse protocolo, e tem também de estar ativo na conta/cartão do cliente. Ou melhor, os requisitos são os seguintes:

1- Operadora a disponibilizar o serviço,

2- Serviço ativo no cartão do cliente;

3- Cartão 4G;

4- Equipamento com VoLTE;

5- Software com VoLTE.

Espero que venha a ajudar alguém com a mesma dúvida, e que os clientes da NOS tenham em breve esta tecnologia ao seu dispor. Existe mais informação mas por agora não vou alongar mais o discurso.

Fiquem bem.
Olá, Salvador Daqui. Bem-vindo à comunidade.

A rede de voz da NOS está construída para que, independentemente da tecnologia ou do telemóvel utilizado pelo cliente, a chamada seja feita o mais rapidamente possível e com a maior qualidade.

Agradecemos a sua sugestão. Contudo, de momento, a NOS ainda não utiliza a tecnologia VoLTE.
Gostaria de saber se a NOS disponibiliza o protocolo voLTE e chamadas via WIFI para as chamadas da rede de telemóveis. Se sim, é necessário efectuar alguma ativação para que as configurações apareçam no telemóvel?
Gostaria de saber se a NOS disponibiliza o protocolo voLTE e chamadas via WIFI para as chamadas da rede de telemóveis. Se sim, é necessário efectuar alguma ativação para que as configurações apareçam no telemóvel?

Está em fase de testes.
OK, obrigado.
Olá @VFreitas,

Movemos o seu comentário para uma publicação mais antiga, onde pode encontrar resposta à sua questão. Desta forma garantimos que o Fórum NOS se mantém organizado. 🙂
Para quando o protocolo VoLTE, já se estão a preparar para o 5G mas e o VoLTE que é mais importante?
Para quando o protocolo VoLTE, já se estão a preparar para o 5G mas e o VoLTE que é mais importante?

A rede da NOS ainda se encontra a ser modernizada. Por isso não espere tão cedo pelo VoLTE.
Isso já existe na Vodafone há algum tempo.
Isso já existe na Vodafone há algum tempo.

Já existe há alguns anos 😉, desde 2015.

Continua tudo na mesma como a lesma.

VoLTE e WiFi Call nada de nada.

Desenvolvimentos neste tópico: https://forum.nos.pt/usar-o-telemovel-24/volte-na-nos-voice-over-lte-19149/index2.html

Então meus caros Moderadores, quais as novidades relativamente ao VoLTE e WiFi Call?

Continuo a aguardar e nada! Ja no MEO ativaram o serviço e está a funcionar corretamente e vocês continuam na mesma como a lesma… para clientes XPTO

Olá @DanielS,

Respondemos à sua questão aqui.

Se precisar de alguma informação adicional, contacte-nos, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Não responderam. Já questionei este tema várias vezes e nunca fui clarificado sobre o mesmo. 
simplesmente não informam as pessoas da razão e critério. 

Não responderam. Já questionei este tema várias vezes e nunca fui clarificado sobre o mesmo. 
simplesmente não informam as pessoas da razão e critério. 

Tenho de concordar consigo.

Estas 2 tecnologias, VoLTE e WiFi Calling, são importantes, a segunda referida mais ainda. Quando pedimos ativação dizem não ser possível e que só tarifários em fatura podem ter acesso, chegamos à conclusão de que é uma questão de marketing aos pacotes com fidelização.. Se lançaram para uns lançavam para todos!

Olá @DanielS,

Respondemos à sua mensagem privada.

Obrigada

Comentário