Quando à menos de uma semana procurava saber se a NOS tinha a tecnologia VoLTE, eis que encontrei esta informação no fórum https://forum.nos.pt/usar-o-telemovel-24/volte-4-g-a-chamada-recebida-cai-1493.
Fiquei convencido que a NOS já disponha deste serviço, e como tenho um equipamento compatível, decidi verificar as definições do mesmo e não encontrei qualquer impedimento.
Restava confirmar com a operadora e foi o que fiz. No primeiro contacto confirmaram que sim, e que inclusivamente ficava disponível por defeito, logo o equipamento teria que ser compatível e configurado.
Bom, compatível sabia que era, mas nas configurações nada encontrei, mas uma vez que confirmaram a disponibilidade do serviço, restava-me tirar a limpo se tinha o serviço ativo no meu cartão.
Toca a ligar para o apoio ao cliente para saber se tinha a VoLTE ativa no meu cartão. Mais uma vez e para meu espanto apercebi-me que quando falei em VoLTE, não era dos termos mais comuns (como por exemplo: “ Volte sempre”), mas depois de alguns minutos de espera, a resposta foi de não ser possível confirmar se o serviço estava ou não ativo. Ficaram então de ligar e assim o fizeram, a colaboradora (por sinal muito simpática) informou que a NOS ainda não tem esta tecnologia, percebi então o porquê de não conhecerem o termo.
Em 2015 a Vodafone foi pioneira em Portugal a implementar este protocolo, mesmo assim, encontrei muitas dúvidas nos fóruns por parte dos seus clientes. Com este serviço é possível ter uma melhoria na qualidade de som nas chamadas, uma poupança de energia que se reflete na autonomia da bateria e também, senão um dos aspetos mais importantes, permite usar dados e voz em simultâneo. A Meo tem apenas em 3G o sistema de HD Voice Calling ou voz em alta definição que permite a tal melhoria na qualidade de som nas chamadas. A NOS não tem este serviço VoLTE.
Para concluir, resta-me dizer que não basta o equipamento dispor da tecnologia e do mesmo estar configurado para a receber, a operadora tem que disponibilizar esse protocolo, e tem também de estar ativo na conta/cartão do cliente. Ou melhor, os requisitos são os seguintes:
1- Operadora a disponibilizar o serviço,
2- Serviço ativo no cartão do cliente;
3- Cartão 4G;
4- Equipamento com VoLTE;
5- Software com VoLTE.
Espero que venha a ajudar alguém com a mesma dúvida, e que os clientes da NOS tenham em breve esta tecnologia ao seu dispor. Existe mais informação mas por agora não vou alongar mais o discurso.
Fiquem bem.
A rede de voz da NOS está construída para que, independentemente da tecnologia ou do telemóvel utilizado pelo cliente, a chamada seja feita o mais rapidamente possível e com a maior qualidade.
Agradecemos a sua sugestão. Contudo, de momento, a NOS ainda não utiliza a tecnologia VoLTE.
Está em fase de testes.
Movemos o seu comentário para uma publicação mais antiga, onde pode encontrar resposta à sua questão. Desta forma garantimos que o Fórum NOS se mantém organizado. 🙂
A rede da NOS ainda se encontra a ser modernizada. Por isso não espere tão cedo pelo VoLTE.
Já existe há alguns anos 😉, desde 2015.
Continua tudo na mesma como a lesma.
VoLTE e WiFi Call nada de nada.
Desenvolvimentos neste tópico: https://forum.nos.pt/usar-o-telemovel-24/volte-na-nos-voice-over-lte-19149/index2.html
Então meus caros Moderadores, quais as novidades relativamente ao VoLTE e WiFi Call?
Continuo a aguardar e nada! Ja no MEO ativaram o serviço e está a funcionar corretamente e vocês continuam na mesma como a lesma… para clientes XPTO
Olá
Respondemos à sua questão aqui.
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Obrigado
Não responderam. Já questionei este tema várias vezes e nunca fui clarificado sobre o mesmo.
simplesmente não informam as pessoas da razão e critério.
Não responderam. Já questionei este tema várias vezes e nunca fui clarificado sobre o mesmo.
simplesmente não informam as pessoas da razão e critério.
Tenho de concordar consigo.
Estas 2 tecnologias, VoLTE e WiFi Calling, são importantes, a segunda referida mais ainda. Quando pedimos ativação dizem não ser possível e que só tarifários em fatura podem ter acesso, chegamos à conclusão de que é uma questão de marketing aos pacotes com fidelização.. Se lançaram para uns lançavam para todos!
Olá
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Obrigada
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