Skip to main content
Header
Kilobyte
January 24, 2024

Velocidade Internet movel

Boa Tarde

Fiz contracto empresarial recentemente vindo da MEO. Reparei há algumas semanas, que a velocidade de internet movel (dados moveis) é de cerca de 8Mbps de download e 10Mbps de upload.

Já fiz vários testes com o Speedtest e na semana passada testei um dos outros cartoes/numeros noutro telefone e obtive velocidades semelhantes.

Com a MEO conseguia velocidades na casa dos 100Mbps (4G/LTE) e com a NOS nao consigo.

Podem verificar o problema?

Obrigado

20 Comentários

Jorge C
    Super User
    Super User
    May 31, 2024

Bom dia @MARCO ANTÓNIO ELIAS NOBRE, 

Sugiro que verifique se ambos os cartões SIM são 5G.

Obrigado. 

Kilobyte
    May 31, 2024

Bom dia @MARCO ANTÓNIO ELIAS NOBRE, 

Sugiro que verifique se ambos os cartões SIM são 5G.

Obrigado. 

Bom dia
    Na publicação que escrevi, mencionei que ambos acusavam a rede 5g. Em todo o caso, confirmo que o cartão é 5g. Aliás, no aspecto, ambos são iguais.

Jorge C
    Super User
    Super User
    May 31, 2024

@MARCO ANTÓNIO ELIAS NOBRE a questão era para esclarecer, como é possível que dois cartões iguais no mesmo equipamento, obtenham performances completamente distintas. 

Parece que a outra variável é o tarifário, supondo que um deles é NET Móvel. 

Tem disponível aqui informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet móvel (secção 3).

De forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço, a NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet (secção 4). 

Espero ter ajudado a explicar a diferença. 

Obrigado. 

Kilobyte
    May 31, 2024

@MARCO ANTÓNIO ELIAS NOBRE a questão era para esclarecer, como é possível que dois cartões iguais no mesmo equipamento, obtenham performances completamente distintas. 

Tem disponível aqui informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima, velocidade normalmente disponível e velocidade mínima do serviço de acesso à Internet móvel (secção 3).

De forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança e a qualidade da utilização do serviço, a NOS poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade do serviço de Internet (secção 4). 

Obrigado. 

Muito obrigado pela informação.
    Sinceramente desconhecia todas essas restrições, em todo o caso e pelo que li nas informações e uma vez que o meu contrato é empresarial antes de 31/03/2024 as velocidades deveriam ser até os 500Mbps…. Mas supondo que está restringido à velocidade mais baixa (150Mbps), dos 50 e pouco que apresenta até aos 150 ainda continua uma diferença bastante razoável. 
    Por acaso um familiar meu, tem um cartão da concorrência em que também o testei no mesmo local e com o mesmo equipamento, sendo que na zona ainda não está disponível a rede 5g (apenas 4g+), consegui ter velocidades acima dos 200Mbps!!!
    Serão estes pequenos/grandes pormenores que me farão optar por determinado serviço aquando duma próxima celebração de contrato.

Kilobyte
    May 31, 2024

Espero ter ajudado a explicar a diferença. 

Obrigado. 

Em todo o caso, fui-me informar acerca das condições do contrato da empresa com a NOS e segundo o que dizem, não é aplicado a PUR nos cartões contratados.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    May 31, 2024

Boa tarde, @MARCO ANTÓNIO ELIAS NOBRE. 
    Desde já agradecemos o detalhe que nos ajuda a excluir algumas questões. Assim, para podermos ajudar, gostaríamos que, por favor, nos indique, por mensagem privada para o perfil @Fórum, o seu número de contribuinte e o número da internet móvel em questão. Gostávamos de verificar as configurações de cada cartão. 
    Muito obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    May 31, 2024

Boa tarde, @MARCO ANTÓNIO ELIAS NOBRE. 
    Desde já agradecemos o detalhe que nos ajuda a excluir algumas questões. Assim, para podermos ajudar, gostaríamos que, por favor, nos indique, por mensagem privada para o perfil @Fórum, o seu número de contribuinte e o número da internet móvel em questão. Gostávamos de verificar as configurações de cada cartão. 
    Muito obrigado, 

Já lhe enviei mensagem privada

Obrigado 

João H.
    Gestor da comunidade
    May 31, 2024

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @MARCO ANTÓNIO ELIAS NOBRE.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    June 17, 2024

Bem... já passaram não sei quantos dias. Pediram-me para enviar mensagem privada, fi-lo.

Nas trocas de mensagens privadas, disseram-me por 2 vezes há mais de 1 semana que iriam entrar em contacto comigo. Nada..... Não recebi chamada nenhuma.
    No meu caso será simples resolver a situação...

João H.
    Gestor da comunidade
    June 17, 2024

Bom dia @MARCO ANTÓNIO ELIAS NOBRE,

Lamentamos a situação. 😟 Estamos a acompanhar o seu assunto e vamos responder-lhe com a maior brevidade.

Obrigado pela compreensão

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.