Skip to main content
Header

Velocidade de Download e Upload em telemóvel

• January 29, 2026
  • 7 comentários
  • 33 visualizações

Em dezembro de 2025 mudei de operador, para a NOS. A partir do momento em que o número passou para esta operadora, comecei a ter problemas no acesso ao facebook e dentro deste não consigo ver nenhum reel ou outro video.

Já contatei os serviços técnicos mas não me foi dada qualquer solução.  Sabem dizer-me, por favor, qual a velocidade média em telemóvel, para download e upload? O meu telemóvel não utiliza o 5G.

7 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 29, 2026

Mas ligado ao wifi ou dados moveis? Telemovel ou outro equipamento? Já testou noutro?

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 30, 2026

Bom dia, ​@Fausto Ramos Lopes. Bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e, também, a ajuda do ​@Guimas, que fez questões pertinentes. 

Diga-nos ainda se esta situação ocorre em algum local específico ou em vários, por favor. 

Obrigada

Ligado ao WiFi. Só verifico a anomalia no telemóvel. Nos restantes equipamentos, designadamente em domótica, está tudo bem. Fiz um teste de velocidade com uma APP própria e os valores são muito baixos. Penso que perdeu a capacidade de fazer streaming 4 K. Obrigado 

Acrescento que acontece em várias zonas da casa, incluindo próxima do router. Obrigado 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 30, 2026

Agradecemos o seu feedback, ​@Fausto Ramos Lopes

Uma vez que se refere à Internet Fixa, para podermos ajudar sugerimos que use a funcionalidade que assegura um processo de diagnóstico inteligente do seu serviço, identificando as ações de correção mais rápidas e eficazes para o seu caso. Saiba como em:

Após fazê-lo, partilhe connosco o resultado, por favor. 

Obrigada

Obrigado pela dica. Procedi de acordo com o tutorial e fui seguindo sempre as instruções, mas sem melhoria na estabilidade do WI-FI. O procedimento não terminou normalmente, pois na fase final ficou “pendurado” e após1 hora desliguei.

Entretanto e como as velocidades não passavam  do 6,5 a 8 mbps, eu resolvi o problema com um extensor wi-fi powerline. Passei a ter no telemóvel entre 28 a 36 mbps, com um upload sempre superior ao download. Fiz testes com a aplicação da Anacom e outra ookla que me deram os mesmos resultados. Fiquei assim com este problema resolvido e deixo aqui o meu testemunho.

Obrigado pelo acompanhamento e bem hajam

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • February 2, 2026

Boa tarde ​@Fausto Ramos Lopes,

Ficamos contentes que tenha conseguido resolver. De certo que a sua partilha ajudará outros membros que possam enfrentar a mesma dificuldade.
Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 🤗

Obrigada