Header
Respondido

Trafego de dados móveis cobrado indevidamente


Reputação 1

Estou fora do país,mais concretamente na república dominicana e a minha filha ligou os dados moveis por engano mas desativou logo de seguida. Estiveram ativos apenas 5 segundos e de seguida recebeu um sms a informar que teria a pagar 61,5€. Como é possível sem ter havido qualquer utilização cobrarem uma quantia dessas? Gostaria que alguém me esclarecesse esta situação com urgência. Obrigado.

icon

Melhor resposta por DanielS 4 July 2023, 10:47

Ver pergunta inicial

3 Comentários

Reputação 6
Crachá +1

Como sabemos, os telemóveis têm várias apps instaladas que estão constantemente a estabelecer ligações à Internet para atualizações.

Quando falamos em tráfego não é apenas quando abrimos efetivamente uma aplicação, atualizamos a caixa de e-mail ou acedemos diretamente às redes sociais. As apps estão configuradas para estar em constante atualização, e apesar de muitos de nós desativarmos as notificações, elas estão apenas desativadas para não as visualizarmos. As apps continuam a aceder em segundo plano à Internet.

Quando estão interditas durante várias horas de atualizar a informação à primeira ligação de dados começa tudo a atualizar, mesmo que não navegue na Net nem abra as apps.

 

Ao consultar o tarifário: https://www.nos.pt/movel/roaming?country=Rep%C3%BAblica%20Dominicana

verifica-se que é cobrado 16€/MB, e neste caso basta fazer 3MB a 4MB para facilmente atingir-se custos elevados.

 

Escrevi isto apenas para elucidar que por vezes não é assim tão “dados móveis cobrado indevidamente

No entanto encorajo a contactar @Fórum através de mensagem privada por forma a tentar anular esse montante.

Reputação 7

Estou fora do país,mais concretamente na república dominicana e a minha filha ligou os dados moveis por engano mas desativou logo de seguida. Estiveram ativos apenas 5 segundos e de seguida recebeu um sms a informar que teria a pagar 61,5€. Como é possível sem ter havido qualquer utilização cobrarem uma quantia dessas? Gostaria que alguém me esclarecesse esta situação com urgência. Obrigado.

 

Bom dia @afmsilva7812,

O custo está descrito aqui.

Sugiro que sempre que viagem se informem antes.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @afmsilva7812.

A comunidade partilhou uma boa ajuda a esclarecer sobre este tema. 

Recebemos a sua mensagem privada e  vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Comentário