Header
Pergunta

Tabalho absolutamente miserável dos técnicos da NOS


Tenho algumas dúvidas relacionadas com um sim que deixaram de uma nova instalação de um pacote de TV+net+voz que foi contratado por uma pessoa da minha familia no caso a minha mãe.

Mas aproveito para relatar que o serviço de instalações da NOS é absolutamente miserável.

O caso é o seguinte eu tenho uma rede de internet antiga a qual uso é um router pequeno Huawei e 5172, essa internet já a tenho há muito tempo e é desde a qual estou a escrever.

Na semana passada a minha mãe agendou uma nova instalação com um novo pacote ou seja fez outro contrato, não sei para quê mas fe-lo.

 

Supõe-se que quem instala redes sabe o que faz mas no caso da NOS parece-me a mim  que saber sabem mais é calcetar o mar de sinal rede não me parece que saibam muito, no meu caso nem souberam aproveitar o sitio e cabos que já tinha eu de uma outra instalação anterior essasim bem feita a partirdo meio da casa.

Explico então o porquê de “calceteiros do mar” - instalaram o novo router numa ponta da casa ou seja numa divisão não central da casa junto à rua o sinal do mesmo vai todo para aquele lado, eu tenho os pcs e robôs de conexão via IP mediante PC na outra ponta da casa conclusão nem me chega o sinal do novo router precisamene onde existem robôs e pcs . Logo então a opção que me resta é continuar eu a pagar a rede antiga e o resto que fica - é o belo trabalho dos entendidos + o belo atendimento de quem impinge pacotes.

Manda-se vir  técnico para rever a instalação para um dia em que eu esteja em casa (pois na primeia instalação eu não estava porque tenho de trabalhar para ganhar a vida mas trabalho a trabalhar não como os tipos da NOS)  e o que é que ele faz - mandou-me compra um repetidor quando eu preciso de cabo ligação a um dos pcs, resultado - mandei-o comprar o repetidor a ele e disse-lhe que para isso pago eu a rede antiga e ele ficou na mesma com o seu telemovel na mão dedicou-se a dizer que o sinal estava bom  e pronto assim vai “ele vai recebendo ao fim do mês que é o que interessa” no caso dele dão-lhe o dinheiro, no meu caso tenho que o trabalhar para o ganhar.

 

Entretanto ele na primeira vez que veio deixou um cartão à minha mãe →

Eu recentemente comprei um telemovel para restituir o que tenho que é um Nokia 5230 com 12 anos e pensei em já que tinha direito a esse cartão usá-lo no telemóvel novo que me chegou na quinta feira passada, mas ao meter esse cartão ele tem um numero 93 ….. mas não dá para fazer chamadas, a minha dúvida é este cartão é para quê então, tenho de o carregar todo os meses ? Como funciona ?

 

O telemovel aceita-o e ligo-o e consigo ligar a minha rede antiga mediante wifi mas as chamadas não dá para fazer .

É isso se puderem elucidar-me sobe  cartão obrigado, senão paciência.

 

Conclusão extra - não comprem pacotes NOS a não ser que queiram serviços de calceteiros do mar.

 

É continuar assim.

 

 

 


8 Comentários

Reputação 7
Crachá +1

Olá @João Filipe t,

Esse cartão SIM destina-se apenas à utilização de internet móvel. 
Verifique aqui os tarifários disponíveis. 

Obrigado por responder Diogo, agora entendo então o cartão é só para dados de internet.

E  então por exemplo se eu quiser um cartão para fazer chamadas no telemovel novo que comprei tenho de comprar outro cartão é isso ?

O telemóvel em questão só tem dois lugares para cartão e um é para um sd card de memória como só tem dois lugares o cartão das chamadas que eu comprar pode ir no lugar do cartão de memória sd-card ?

 

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +1

Em primeiro espero que esteja ciente do que contratou , porque estar a perguntar que cartão é esse dá-me ideia do contrário. Todo o cartão SIM dá para chamadas e acesso à internet móvel, se tiver equipamento compatível. O cartão SIM não é para meter na slot sd-card.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @João Filipe t:slight_smile:

@Diogo S. deu uma boa ajuda quanto à questão do cartão.:sunglasses:

Não, @João Filipe t. Dependendo do número de série do cartão SIM podemos realizar a alteração para um tarifário que pretende, ficando com comunicações móveis e dados móveis num único cartão. No entanto, se for incluído no serviço NOS da sua mãe é necessário existir uma renegociação de contrato. 

Quanto à instalação, os técnicos reaproveitam a instalação já existente, caso a considerem viável para garantir o bom funcionamento do serviço NOS, a instalar. Sim, o equipamento deve ser instalado numa zona central da sua residência, sempre que possível, para que exista uma propagação das ondas wireless mais uniforme possível.

No local em que pretendia a ligação do router, existia tomadas para o efeito? 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigado

Em primeiro espero que esteja ciente do que contratou , porque estar a perguntar que cartão é esse dá-me ideia do contrário. Todo o cartão SIM dá para chamadas e acesso à internet móvel, se tiver equipamento compatível. O cartão SIM não é para meter na slot sd-card.

Sobre isto, o sd-card é para memória de armazenamento interno expandido, não meti o SIM pequeno nesse local (slot). 

Sobre o que contratou, não fui eu foram os meus pais eu vivo com eles se fosse eu a estar em casa e visse a instalação ser feita naquele local não deixava fazer aquilo, ia recambiado antes de se dedicar a por o equipamento e andar no entretem, andou a esburacar parede para um trabalho tão miserável que nem vale a pena o que fica é  isso a parede esburacada para meter fios novos e pouco mais usar aquela net eu nunca a vou usar, mas já lhe transmiti a devida nota aos meus pais para não andarem a dar dinheiro a operadoras assim. Além do mais na mesma casa duas divisões a seguir está precisamente o lugar onde antes eu tinha um router com os 3 cabos de rede metidos no falso e já feitos os buracos e era só puxálos orque estão arrumados ao é da calhe mas claro tinha de ficar na divisão do meio e não junto à divisão mais longinqua de onde estão os pcs e os robôs que tenho e manipulo via IP ou seja na outra ponta da casa.

 

Posto isso o resto sobre o cartão a história é outra é erro meu que já entendi noutro fórum e aqui com a ajuda do Diogo o tal cartão pequeno que deixaram é um cartão de internet móvel e eu pensava que era de telemovel para chamadas porque dá-se a coincidência que na semana passada mandei vir um telemóvel novo para restituir o meu antigo que tem bastantes anos, a intenção era mudar o cartão de um velho para o novo ou seja com o mesmo cartão SIM que esse tlm antigo usa, mas o qual é bastante maior que o que aceita o novo telemóvel. É de tal forma antigo o cartão que diz ainda TMN o telemóvel em questão tem mais de 12 anos. Sempre o usei e uso ainda o carreguei com dinheiro na semana passada mas agora o taal tlm já está  ele com desgaste e gostei do modelo novo que vi e pensei em comprá-lo mas sou completamente iletrado em cartões de telemóveis e pensei que era mandar vir o tlm desbloqueado e meter o cartão que tenho do tlm antigo e afinal não.

Só agora ao andar eu a pesquisar pela net (só tive tempo hoje porque trabalho o resto dos dias ) é que vejo que existem agora uns cartões que são para internet de dados para tlm e os outros de chamadas, só que ao pesquisar na net saem sempre os de net e eu pensava que esses davam para fazer chamadas porque vi que este cartão novo que deixaram  por exemplo tem um numero 93 atrás e eu pensei que era para chamadas também, simplesmente nesse âmbito eu não sabia nem que havia cartões novos, que eram para net nem nada disso  assim como vi aquele cartão pensei em usá-lo pelo menos tirava alguma coisa que lhe desse uso mas claro é só de net o cartão.

Quanto ao cartão então agora já entendi, perdoem-me mas eu desde que comprei esse tal tlm antigo nunca mais liguei a cartões e essas coisas portanto desconheço entendo de pcs mas tlm nada,  mas agora entendi - eu teria de comprar um cartão novo para chamadas no tlm novo ou disseram-me para pedir segunda via do meu número atual só que isso eu acho que me obrigam a mudar de tarifário e eu prefiro o que tenho senão já sei que me obrigam a andar nos carregamentos mês a mês. Enfim aí é questão de eu não saber nada sobre cartões de tlm.

 

Sobre o trabalho do técnico que é outra coisa não tem ponta por onde se lhe pegue, mas nesse aspecto já decidi que tenho de manter a outra net antiga para não me chatear mais porque preciso dela no lugar em que eu tenho os pcs e os uso por exemplo eu passo recibos-faturas no pc etc,  é dizer tenho de manter a net antiga pago 2 nets a outra nova no que me concerne que fique para adorno e que alguém da rua se ligue a ela porque emite mais sinal para lá que para a casa em si, tomo nota e depois quando passar o tempo de contrato os meus pais que vejam se lhe interessa mante-la para a tv-box ou não, eu é que não a uso de certeza.

O que eu não admito é que quando se pediu para vir cá o técnico novamente me diga que vá comprar um repetidor e se dedique a mostrar-me se a net está boa ou má. Dito isso limitei-me a ouvi-lo e nem dizer muito , afinal a culpa nem dele é, é de quem lhes compra os produtos, deu-se o caso que quando vieram por a tal nova net nem eu nem ela estavamos em casa apenas estava o meu pai, pois tanto ela como eu estavamos a trabalhar e estavamos então ocupados resultado fizeram tudo à troucha moucha mas pressuponho que pelo menos saber que um router deve ficar numa zona central sabem mas pelos vistos não.

 

E assim suponho que o atcrs fique a entender se tiver dúvidas comente.

 

Bem-vindo ao Fórum NOS @João Filipe t:slight_smile:

@Diogo S. deu uma boa ajuda quanto à questão do cartão.:sunglasses:

Não, @João Filipe t. Dependendo do número de série do cartão SIM podemos realizar a alteração para um tarifário que pretende, ficando com comunicações móveis e dados móveis num único cartão. No entanto, se for incluído no serviço NOS da sua mãe é necessário existir uma renegociação de contrato. 

Quanto à instalação, os técnicos reaproveitam a instalação já existente, caso a considerem viável para garantir o bom funcionamento do serviço NOS, a instalar. Sim, o equipamento deve ser instalado numa zona central da sua residência, sempre que possível, para que exista uma propagação das ondas wireless mais uniforme possível.

No local em que pretendia a ligação do router, existia tomadas para o efeito? 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigado

 Sobre isto, eu não pretendo mudar tarifário nenhum  e como refiro também acima agora, foi uma coincidência eu resolvi comprar tlm de fábrica que me chegou também nesta altura e  após doze anos de uso do meu outro tlm que ainda funciona eu pensava agora mudar simplesmente o cartão de um para outro tlm, mas o cartão antigo é grande demais para o novo tlm e assim pensava eu que os cartões eram para chamadas todos - não sabia até hoje que havia uns que são de net móvel só.

O telemóvel novo se ficar de adorno paciencia e nesse caso é como digo o erro aí é meu eu pensava que existiam os cartões para chamadas e pronto quando afinal agora hoje em dia existem diferentes modelos o modelo antigo não dá no novo telemóvel, então posso ou bem comprar um cartão novo para chamadas e ficar com dois números ou pedir segunda via segundo me referiram noutro local ou simplesmente usar o antigo e pronto que é o que acho que vou fazer. Mas como vi que deixaram um cartão pensei que o pudesse usar e afinal aquilo não é cartão de tlm para chamadas mas sim de net movel em tlm coisa que eu nunca usei e desconhecia por outro lado isso nem me interessa para nada.

 

Quanto ao téncnico não aroveitou instalação antiga nenhuma essa instalação era da primeira net com router que tive a qual foi aproveitada, aliás até meteram fios de rede novos, mais tarde pelos técnicos da antiga PT e que hoje continua lá com os fios de rede que ligam à rede entre partes da casa vai um fio precisamente ao lugar onde o artista da NOS andou outro ao lugar onde tenho os pcs e outro a uma outra divisão refiro-me a cabos de rede , mas se o router ficasse naquele local eu teria em geral rede em todas as divisões da casa e refiro-me a sinal WI-FI pois hoje mesmo se colocar lá o atual router que tenho refiro-me ao do contrato antigo que ainda mantenho ativo com a internet também da NOS tenho sinal em toda a casa já os cabos podiam ou não ser usados estaão naqueles locais precisamente para salvaguardar possiveis perdas de sinal e servirem para boxs de tv ou pcs torre. No local em que eu já tive o router antigo óbviamente existem tomadas, tal qual nas divisões da casa todas.

Para que entenda melhor - eu tive net sapo com router naquele local e sinal em toda a casa podia ter cortes se me encostasse numa das divisões da casa mais longinquas mas em geral o sinal wifi chega se o router estiver na divisão do meio, tive net PT-TMN naquele local com os cabos e router lá, depois desistimos da PT-TMN e passamos  então para a net da NOS com o tal equipameto NOS Huawei que eu  estou agora mesmo a usar e seria o tal a deixar de usar, é dessa net que estou a escrever e ver coisas neste pc pois o outro router o sinal nunca chega aqui, este contrato já tem ele muitos anos, agora a minha mãe não sei porquê contratou a outra e o artista foi meter o router na ponta da casa e assim sou obrigado a manter a internet antiga acho que assim entende bem,  a mim não me importa mas claramente é uma coisa sem sentido nenhum para além do mais andou a esburacar paredes de novo e agora que o chamaram cá para rever a instalação e dizendo-lhe eu que tenho pcs no outro lado da casa - manda-me comprar repetidores ou alugar repetidores além do mais em pcs torre é bastante melhor sinal cabo que wifi mas isso já é outra discussão  depende do uso pelo menos o cabo não tende a sofrer interrupções de frequência.

 

Enfim é assim a vida, obrigado pela ajuda especialmente do Diogo porque entendi hoje que hoje em dia existem cartões para chamadas e outros para net movel para os tlm e smartphones, peço desculpa por eu por desinformação pensar que os cartões eram todos iguais, pensei que podia aproveitar o cartão de SIM que deixaram para o novo tlm mas pensei isso por desde há muito tempo usar sempre o mesmo tlm e nunca ligar muito ao mundo dos tlms, mas não peço desculpa pelas criticas quanto ao serviço tanto da venda por telefone, como da instalação em sí nem da reavaliação da instalção - essa parte é como digo no título - miserável.

 

Reputação 7
Crachá +1

Ora bem, repito, tem de se pôr a par com as condições aceites. Em relação à posição, entendo perfeitamente o enfado porque com certeza tinha outras ideias. Puxar cabos e etc, agora que o trabalho foi feito, não deve ser opção, pelo que, se for uma internet melhor, veja o que sai mais em conta, manter 2 serviços ou apostar no último. Na segunda opção, ou repetidores ou powerlines, ou ainda um cabo internet que meta o serviço no lado que quer com outro router(eu sei, mais investimento). Em relação ao telefone, se ainda tem um telemóvel do tempo dos antigos Nokia, esse cartão não previa os nano SIM e , claro, não o pode cortar à medida, sinal dos tempos, mas os novos cartões trazem muitas mais opções que nos ajudam no dia a dia. Aproveite o novo telemóvel.

Reputação 7
Crachá +1

@João Filipe t,

Fico contente por saber que consegui ajudar de alguma forma. ☺️

Testemunhos bons ou menos bons e questões sobre o universo NOS têm lugar neste Fórum. 

Ora bem, repito, tem de se pôr a par com as condições aceites. Em relação à posição, entendo perfeitamente o enfado porque com certeza tinha outras ideias. Puxar cabos e etc, agora que o trabalho foi feito, não deve ser opção, pelo que, se for uma internet melhor, veja o que sai mais em conta, manter 2 serviços ou apostar no último. Na segunda opção, ou repetidores ou powerlines, ou ainda um cabo internet que meta o serviço no lado que quer com outro router(eu sei, mais investimento). Em relação ao telefone, se ainda tem um telemóvel do tempo dos antigos Nokia, esse cartão não previa os nano SIM e , claro, não o pode cortar à medida, sinal dos tempos, mas os novos cartões trazem muitas mais opções que nos ajudam no dia a dia. Aproveite o novo telemóvel.

 

Isso é fácil mantenho a net antiga pagando-a, quanto ao resto os repetidores e o resto nem me interessa isso servem para gastar alguns Watts e pouco mais, tenho routers parados também alguns dão para sistema similar a switch ponte desabilitando o dhcp do segundo router e configurando o ip para subrede e colocando o nome de rede e chave igual á do 1º router no segundo isto dos passos que eu me lembro faz-se assim, mas volto a repetir quanto à instalação para fazer porcaria fazemos nós não precisamos de outros a faze-la por nós tendo em conta que aos das operadoras chamamos técnicos, de serviço técnico enquanto á palavra em si no seu significado têm mais bem pouco, os cabos estão no local aliás aqui mesmo tenho um recolhido junto ao tecto se o puxar vem até ao pc de onde escrevo, é para ver quanto trabalho dava se pusessem o router onde deviam, um router deve ficar sempre numa zona central de qualquer casa. 

O resto fica a nota e para futuro provavelmente mudo de operadora disso nem dúvida tenham é só esperar que o contrato termine e pronto, vão ver que depois já fica tudo como deve ser e sem dúvida isso sim de certeza feito com principio meio e fim.

 

Comentário