Skip to main content
Header
Respondido

Spoofing

Mostre a primeira mensagem

184 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 3, 2026

LOLOLOLOL, siga para uma queixa formal! a NOS acabou de perder um cliente!

Queixa formal de alguém que lhe tentou explicar as coisas? Isso só a vai deixar ficar mal. Tem que se acalmar e ler o que foi escrito. 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 4, 2026

Boa noite ​@Filipa Direita

Sugiro que reporte o caso, até para salvaguardar futuramente o seu número: 

• PJ (Polícia Judiciária): Pode e deve apresentar uma queixa/denúncia, especialmente se houver indícios de burla ou crime informático associado. Pode fazê-lo através do Portal de Queixa Eletrónica

• UNC3T (Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica): É a unidade específica da PJ que lida com estes temas pelo telefone 211 967 000

• CNCS (Centro Nacional de Cibersegurança): Pode reportar o incidente para fins estatísticos e de alerta nacional pelo telefone 210 497 400

Obrigado.

Olá,

Hoje recebi chamadas de várias pessoas a dizer que tinham uma chamada perdida do meu número, mas eu não fiz essas chamadas.

O meu telemóvel está a funcionar normalmente (tenho rede, consigo fazer chamadas e usar dados), mas fiquei preocupado que o meu número possa estar a ser usado indevidamente, talvez spoofing.

Alguém já passou por isto com um número NOS/WTF?  
Há alguma forma de confirmar se houve atividade anormal ou algum pedido de segunda via do cartão SIM associado ao meu número?

Obrigado pela ajuda.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 4, 2026

Boa noite ​@Matheus Costa Miranda Lima

A questão está esclarecida neste artigo. 

Obrigado.

Boa noite ​@Matheus Costa Miranda Lima

A questão está esclarecida neste artigo. 

Obrigado.

Olá ​@Jorge C ,

Obrigado pela resposta e pelo artigo. Entretanto também entrei em contacto diretamente com o apoio da WTF/NOS e confirmaram que não houve qualquer atividade anormal no meu número, pelo que deverá mesmo tratar-se de spoofing.

Agradeço a ajuda e a indicação dos recursos.

Cumprimentos.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 5, 2026

Bom dia ​@Matheus Costa Miranda Lima,

Agradecemos a sua mensagem e a ajuda do ​@Jorge C. 🤗

Para organização do Fórum NOS, movemos o seu comentário para este artigo onde o mesmo tema já é abordado, como também esclarecido.

Partilhe connosco se mais alguma questão surgir ou tema. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Boa tarde,

Estão a ligar-me diariamente de diferentes números a informar que eu lhes liguei quando eu não lhes liguei e por isso não existe de registo de chamadas para esses números. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing, tal como estou a reparar pelo tópico que está a acontecer em imensos outroa clientes da NOS, voçês já reportaram ás autoridades que os vossos clientes estão a ter este problema? ou a NOS não quer saber  e quem está mal que se mude para outra operadora?

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Boa tarde,

Estão a ligar-me diariamente de diferentes números a informar que eu lhes liguei quando eu não lhes liguei e por isso não existe de registo de chamadas para esses números. Acredito que estejam a usar o meu numero num esquema de spoofing, tal como estou a reparar pelo tópico que está a acontecer em imensos outroa clientes da NOS, voçês já reportaram ás autoridades que os vossos clientes estão a ter este problema? ou a NOS não quer saber  e quem está mal que se mude para outra operadora?

Se for ler o que está neste tópico, vê que tem que ser voce a reportar as autoridades e porque. 

Se for ler nos forums de outros operadores, vai ver que é o mesmo, não é só um problema da nos, a nos é só a mais transparente em relação ao problema. 

um bem haja 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 12, 2026

Boa tarde ​@David Alexandre Teixeira Gomes,

Agradecemos a sua mensagem. A sua questão encontra-se respondida no presente tópico.

Sendo que estas comunicações não têm origem nem passam pela rede NOS, enquanto detentor do número afetado, é necessário que reporte a situação junto das autoridades competentes.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado