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Sobretaxa roaming permanente

  • November 12, 2025
  • 9 comentários
  • 40 visualizações

Após inúmeras reclamações sucessivas de cobrança relativa a roaming, quando o telemóvel está a ser usado em território nacional, eis que a NOS volta desde junho a cobrar valores de sobretaxa que atualmente ascendem a cerca de 16€. Trata-se de um telemóvel usado noma localidade raiana, próxima da fonteira, onde a rede móvel é péssima! Já expus o caso no livro de reclamações, já liguei vezes sem conta, e a resposta é “desativar o roaming automático”! Ora neste caso, a opção não é viável, pois trata-se de um idoso, que fica incontactável, pois quando se desativa o roaming automático, a rede é nula, e a pessoa fica sem poder efetuar ou receber chamadas. É inadmissível que a operadora não garanta a rede em território nacional. Não aceito com desculpa, que o sinal espanhol seja mais forte que o nacional! Não aceito pagar por um serviço que apenas se afigura por má cobertura da NOS. Sou cliente há longos anos, e considero uma total falta de respeito. Como se não bastasse, tenho uma proposta análoga ao pacote que possuo com valores muito abaixo e com condições melhores, tentei renegociar o contrato face a todos estes fatores, e apresentam-se uma proposta acima dos valores praticados para novos clientes. Estou tentada a pagar a quantia de resolução do contrato para me livrar de quem não me respeita. E ainda que o faça, farei questão de tomar as diligências necessárias a fim de ser ressarcida pelas quantias adicionais que tenho pago, da responsabilidade exclusiva da operadora. 

9 Comentários

ByteSábio
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  • November 12, 2025

já tentou configurar a rede manualmente no próprio telemóvel?


Bruno Aleixo
Super User
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  • Super User
  • November 12, 2025

Se está perto da fronteira, é o que acontece muitas vezes, se não fizer como o ​@ByteSábio disse. 

Se não configurar uma rede manualmente, o equipamento liga-se `q rede que é mais forte, que nesse caso deve ser Espanha. Isso de morar ao pé da fronteira não é só combustível e comida barata, também há pontos negativos….

um bem haja 


já tentou configurar a rede manualmente no próprio telemóvel?

Sim já tentei, mas tal como escrevi acima, o telemóvel fica com muito pouca rede, não permitindo receber ou efetuar chamadas - para o qual serve!


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  • Super User
  • November 12, 2025

@Maria José Costa diz que sem rede espanhola não tem rede, como configurar manualmente a rede para a perder ainda em território português e ficar sem rede ? Meus senhores, o interior não pode continuar a ser negligenciado por estas autoridades e estas empresas; e estes comentários são inapropriados. ​@Fórum , o bom senso tem de imperar, cobrar 16€ não me parece que seja um bom caminho.


Bruno Aleixo
Super User
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  • Super User
  • November 12, 2025

@Maria José Costa diz que sem rede espanhola não tem rede, como configurar manualmente a rede para a perder ainda em território português e ficar sem rede ? Meus senhores, o interior não pode continuar a ser negligenciado por estas autoridades e estas empresas; e estes comentários são inapropriados. ​@Fórum , o bom senso tem de imperar, cobrar 16€ não me parece que seja um bom caminho.

Como assim não são apropriados? É a realidade em que vivemos, não vejo como é que uma empresa privada tem responsabilidade de fazer o que nenhum governo fez nos últimos 50 anos… o investimento no interior tem que vir da governação central, como não vivemos num país comunista, não é o governo que vai por antenas lá, são empresas privadas, e as empresas privadas só fazem esse investimento se existir retorno:

> não há investimento publico no interior

> população não vai para o interior por falta desse investimento

> empresas privadas, não investem no interior porque não há pessoas, logo não há retorno do investimento

é uma bola de neve de desinteresse e desinvestimento, triste, mas é o que temos.

um bem haja 

 

 


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • November 12, 2025

Boa tarde,

Lamentamos a situação que descreve ​@Maria José Costa  e agradecemos a partilha da comunidade.

Agradecemos o seu contacto e lamentamos o incómodo descrito relativamente à cobrança de valores associados a roaming em zona fronteiriça.

Informamos que, em algumas localidades próximas da fronteira, é possível que o telemóvel se ligue automaticamente a redes móveis estrangeiras (nomeadamente espanholas), sempre que o sinal dessas redes seja mais forte do que o sinal nacional. Esta situação, infelizmente, não pode ser controlada pela NOS, pois depende da propagação do sinal e das condições de cobertura existentes nessa área.

Para evitar novas cobranças, sugerimos a configuração manual da rede NOS no equipamento ou a desativação do roaming automático sempre que possível. Caso necessite de apoio para ajustar estas definições, a nossa equipa está disponível para ajudar.

Lamentamos o transtorno e agradecemos a sua compreensão. Continuamos empenhados em melhorar continuamente a qualidade da nossa rede e o serviço prestado aos nossos clientes.

Obrigado


Boa tarde,

Lamentamos a situação que descreve ​@Maria José Costa  e agradecemos a partilha da comunidade.

Agradecemos o seu contacto e lamentamos o incómodo descrito relativamente à cobrança de valores associados a roaming em zona fronteiriça.

Informamos que, em algumas localidades próximas da fronteira, é possível que o telemóvel se ligue automaticamente a redes móveis estrangeiras (nomeadamente espanholas), sempre que o sinal dessas redes seja mais forte do que o sinal nacional. Esta situação, infelizmente, não pode ser controlada pela NOS, pois depende da propagação do sinal e das condições de cobertura existentes nessa área.

Para evitar novas cobranças, sugerimos a configuração manual da rede NOS no equipamento ou a desativação do roaming automático sempre que possível. Caso necessite de apoio para ajustar estas definições, a nossa equipa está disponível para ajudar.

Lamentamos o transtorno e agradecemos a sua compreensão. Continuamos empenhados em melhorar continuamente a qualidade da nossa rede e o serviço prestado aos nossos clientes.

Obrigado

Meu caro, se lesse com mais atenção, teria reparado que a opção de desativar o roaming automático, está fora de questão, dado tratar-se de um local onde a NOS não possui rede suficiente para garantir as comunicações - tal como foi escrito acima!


Se está perto da fronteira, é o que acontece muitas vezes, se não fizer como o ​@ByteSábio disse. 

Se não configurar uma rede manualmente, o equipamento liga-se `q rede que é mais forte, que nesse caso deve ser Espanha. Isso de morar ao pé da fronteira não é só combustível e comida barata, também há pontos negativos….

um bem haja 

Para sua informação, a localidade oferece bem mais do que o combustível acessível ou as compras a menor preço! Ainda bem que o enorme investimento feito por entidades que não pensam como o senhor Bruno, dinamizou essas localidades, ao contrário da operadora, que prefere lucrar à custa de taxas adicionais, em vez de privilegiar o compromisso para com os seus clientes! Bem haja àqueles que se esforçam por critérios de qualidade e real satisfação dos seus clientes!


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • November 12, 2025

Boa noite, ​@Maria José Costa 

Lamentamos a situação.

A Utilização do serviço maioritariamente em Roaming, ou seja, quando existe uma utilização excessiva de um serviço no estrangeiro, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming permanente. Sendo aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

  • Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido

Com base no Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Lamentamos que as condições determinadas para o produto não vá ao encontro das suas expectativas. 

Obrigado,