Header
Respondido

SMS Estranho


Boa tarde, 

Recebi agora um SMS muito estranho, de um número +01091376306 onde o conteúdo da mensagem era o seguinte: “092******* foi marcado” seguido de um link chkz.co. O número da mensagem é o meu.

Será que o meu número foi subscrito a algum serviço?

Posso ou devo fazer alguma coisa?

Obrigado.

icon

Melhor resposta por Ana P. 31 January 2020, 20:50

Ver pergunta inicial

17 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS @Ricardo Jesus Viana Silva

Já consultou na sua Área de Cliente NOS se tem algum serviço de valor acrescentado subscrito? Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

 

Bom dia.

Recebi um SMS do número 0448:

“No mes passado, fez compras na nossa loja e entrou no nosso sorteio semanal - E um dos vencedores desta semana. - Veja aqui:

http://a1n.us/5M4A 

 

Têm alguma referência sobre o número 0448? Na dúvida, não toquei no link.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia.

Recebi um SMS do número 0448:

“No mes passado, fez compras na nossa loja e entrou no nosso sorteio semanal - E um dos vencedores desta semana. - Veja aqui:

http://a1n.us/5M4A 

 

Têm alguma referência sobre o número 0448? Na dúvida, não toquei no link.

Obrigado.

Se eu recebo essas mensagens, não abro, apago.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vindo ao Fórum NOS, @Vitor P..

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Sugerimos que não abra links suspeitos ou que sejam enviados de fontes que não conhece e/ou confia.

eu também tenho um problem, eu recebia muitas mensagens de um número desconhecido assim o bloquei, mas hoje recebi um aviso que estou a pagar custos extras nas comunicações e fui ver a minha área cliente e vi que são registados 4 sms ( que eu nem vi) do num 9362971 como posso verifica se tenho serviços de valor acrescentados? eu não encontrei esta informação. como posso parar de receber estes sms?

isto me está a custar bastante!

@FRANCESCA NEGRO , veja no tópico Como cancelar as sms de valor acrescentado? a resposta do moderador @Tiago C. 

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS, @FRANCESCA NEGRO.

O @C24XXXX201 deu uma excelente ajuda. Conseguiu bloquear os serviços? 

Acho que sim! Obrigada  @C24XXXX201 e Tiago C.   agora vou ver na próxima conta se isto resultou mesmo!

:pray:

Reputação 7
Crachá +6

@FRANCESCA NEGRO

Agradecemos o seu feedback :blush:.

Caso tenha mais alguma dúvida ou sugestão, partilhe connosco. 

Obrigada 

Hoje 15/04/21, pelas 15.59 horas, recebi um sms  do numero +351 934702779 com a seguinte mensagem : “Sua compra recente foi retida devido ao não pagamento de taxas de importação. Corrija aqui http://9gf.me//blidT”.  Este link direcionava-me para uma página da IPS (international parcel service), com um código de rastreio. Não fiz nenhum pedido ou compra internacional.

Liguei para 16990, apoio técnico telemóvel, para pedir uma ação da Nos para com esse numero +351 934702779, pois este numero deve ter associado um nome, uma morada, um contacto. E quem melhor que as operadoras para entre elas atuarem. Foi sem espanto que recebi a resposta da Nos. Foi aconselhado a bloquear o numero e a não abrir o link. 

Como todos sabemos o crime informático/cibernético faz parte do ar que respiramos. O que me assusta são as grandes companhias/empresas empurrarem para os consumidores a responsabilidade de se protegerem, quando elas têm todos os meios e tecnologias para bloquear, atuar e assumir uma ação consertada, rápida, ágil, preventiva, pedagógica e se necessário punitiva contra este tipo de situações, quando assumidas e reportadas pelos seus clientes.

Resumindo: o parasita ou o grupo de parasitas que usam estes esquemas através das companhias/empresas de telecomunicações vão continuar a prosperar no ecossistema criado pela NOS, e eu cliente NOS, com as contas em dia (senão a NOS já tinha feito participação de mim as autoridades competentes e bloqueado os seus serviços para comigo), vou ter que me desenrascar.

É caso para dizer que o crime informático compensa e culpa é de quem usa os serviços da Google, da Microsoft, do Android, do Facebook, da NOS, da Vodafone, da MEO, etc...

Hoje 15/04/21, pelas 15.59 horas, recebi um sms  do numero +351 934702779 com a seguinte mensagem : “Sua compra recente foi retida devido ao não pagamento de taxas de importação. Corrija aqui http://9gf.me//blidT”.  Este link direcionava-me para uma página da IPS (international parcel service), com um código de rastreio. Não fiz nenhum pedido ou compra internacional.

Liguei para 16990, apoio técnico telemóvel, para pedir uma ação da Nos para com esse numero +351 934702779, pois este numero deve ter associado um nome, uma morada, um contacto. E quem melhor que as operadoras para entre elas atuarem. Foi sem espanto que recebi a resposta da Nos. Foi aconselhado a bloquear o numero e a não abrir o link. 

Como todos sabemos o crime informático/cibernético faz parte do ar que respiramos. O que me assusta são as grandes companhias/empresas empurrarem para os consumidores a responsabilidade de se protegerem, quando elas têm todos os meios e tecnologias para bloquear, atuar e assumir uma ação consertada, rápida, ágil, preventiva, pedagógica e se necessário punitiva contra este tipo de situações, quando assumidas e reportadas pelos seus clientes.

Resumindo: o parasita ou o grupo de parasitas que usam estes esquemas através das companhias/empresas de telecomunicações vão continuar a prosperar no ecossistema criado pela NOS, e eu cliente NOS, com as contas em dia (senão a NOS já tinha feito participação de mim as autoridades competentes e bloqueado os seus serviços para comigo), vou ter que me desenrascar.

É caso para dizer que o crime informático compensa e culpa é de quem usa os serviços da Google, da Microsoft, do Android, do Facebook, da NOS, da Vodafone, da MEO, etc...

Pois em quanto as operadoras ganharem com os sms que estes malfeitores enviam não querem saber, nem se importam com a segurança dos seu clientes. Até parece que pactuam com está coisa não é? 
 Aqui fica mais um n +351 930 493 312  Que faz a mesma tentativa de burla. 

Desculpem o desabafo. 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @sonia.figueiras,

Agradecemos que tenha partilhado com a comunidade essa situação.

A NOS faz o possível para garantir a segurança e proteção de dados dos seus clientes, no entanto, existem situações alheias e que não são possíveis de controlar.

Obrigada

Boa noite, hoje recebi um SMS do serviço +351932495237 a dizer pra eu aceder um link para saber sobre uma encomenda internacional. Coincidentemente estou aguardando uma encomenda mas nao acedi ao link com receio de ser uma fraude. Podem me informar por favor se este numero pertence a NOS? E apenas se trata de uma empresa ou se é mais um daqueles numeros nao identificados? Que saberei se trata de uma fraude ou não. Obrigado

Reputação 6
Crachá

Olá, mas a encomenda que aguarda é da parte da NOS?

Boa noite,

apesar de ter encontrado tópicos semelhantes no Fórum, resolvi, ainda assim, partilhar. Acabei de receber uma sms do número +351 938 772 163 com uma mensagem de conteúdo fraudulento - pois não tenho nenhuma encomenda a receber. A mesma, como é habitual, continha o ‘tal’ link. No imediato, a minha reação foi eliminar a sms e bloquear o número, mas depois percebi que não o devia ter feito para perfazer prova. De qualquer forma, enviei uma mensagem à NOS para se posicionar e retratar. Mesmo que não tenham controlo sobre o que fazem os seus clientes através do número que lhes compram, DEVEM, após este tipo de denúncia, agir e bloquear estes usuários. Como vi acima, há pessoas que aguardam, realmente, uma encomenda, muitas vezes, internacional. É surreal que a NOS diga que não pode fazer nada. PODE SIM, quando alguém denuncia um número do qual é detentora! Mas, claro, pagam os tarifários…. Rastrear e agir, até porque - se mais não for - está a denegrir a sua própria imagem. 

Registem mais um número: +351 938 772 163 

Olá, mas a encomenda que aguarda é da parte da NOS?

Nao estupido, mas o serviço que me enviou o contacto sim.

Reputação 6
Crachá

Olá, mas a encomenda que aguarda é da parte da NOS?

Nao estupido, mas o serviço que me enviou o contacto sim.

Desculpe? Acho que o seu corretor deve ter-lhe falhado, pelo menos, no que toca à minha pessoa vou ignorar os adjetivos atribuídos, inutilmente. Se ainda pretender ajuda, sugiro que envie o número de encomenda aos moderadores que melhor que ninguém saberão ajudá-la em relação a esse tema, ainda que a SMS em questão pareça fraudulenta. 

Comentário