Skip to main content
Header
Respondido

SMS da PROCIV

• February 1, 2026
  • 5 comentários
  • 71 visualizações

Não recebo as mensagens de alerta da Proteção Civil. Não recebi a da tempestade Kristin, hoje estão a enviar avisos de cheias e também não recebi.

As outras pessoas cá de casa com os telemóveis do mesmo pacote receberam e eu não. 

Fui ver as definições do telemóvel e parece-me que está tudo bem. Não tenho as sms no spam.

Podem ajudar?

Melhor resposta por Bruno Aleixo

Boa tarde

Agradeço as vossas respostas.

No entanto, continuo na mesma.

Não tenho no spam.

Nunca contactei a Proteção Civil para não receber as mensagens.

Tenho este telemóvel desde final de 2022. Estive a ver e não tenho nenhuma sms deles, nunca recebi. Antes de 2022 não sei. 

Nunca tinha reparado que não recebia estes sms porque tenho outro telemóvel do trabalho e recebo nesse.

https://prociv.gov.pt/pt/prevencao-e-preparacao/monitorizacao-alerta-e-aviso/aviso/

As mensagens são enviadas para todos os cartões que estejam ligados a antenas nas zonas geográficas afetadas. 

Se tem rede para receber e fazer chamadas, quer dizer que cartão se ligou à antena mais próxima por isso devia receber o SMS.

Veja se há atualziações de software, se não tinha o telemóvel em modo voo e se tem opções de localização ativas nas definições do telemóvel.

Ainda assim não é garantido que chegue a receber. SMS não é um protocolo de comunicação com garantia de entrega. É um serviço best-effort. Pode chegar num segundo, num minuto, num dia ou nem sequer chegar.
Devia dar processo em tribunal, a quem autorizou o Prociv via SMS em vez de via Cell Broadcast que é usado em todos os países decentes

Um bem haja 

5 Comentários

Bruno S.
Forum|alt.badge.img
  • Terabyte
  • February 1, 2026

Boa tarde ​@moonie,

É importante esclarecer que as definições de "Alertas de Emergência sem fios" que apresenta na sua captura de ecrã referem-se ao protocolo de difusão celular (vulgarmente designado de Cell Broadcast), um sistema que, embora tecnicamente avançado e utilizado em vários países ao redor do mundo, não é o método utilizado em Portugal.

Atualmente, em território nacional, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) utiliza o envio de SMS georreferenciadas para comunicar avisos à população.

Este processo de avisos baseia-se na transmissão do conteúdo do alerta a ser enviado pela ANEPC aos operadores de telecomunicações, que procedem então à identificação de todos os cartões SIM que estabeleceram ligação com as antenas localizadas na área geográfica definida para o aviso. Somente após esta recolha técnica é que a mensagem é enviada para os dispositivos identificados nas horas seguintes.

​Considerando que outros familiares na mesma residência e com o mesmo pacote de serviços receberam o alerta, o facto de o seu equipamento não o ter recebido poderá prender-se com configurações de software.

1. Recomendo que verifique a pasta de Spam ou a lista de remetentes bloqueados na sua aplicação de SMS, uma vez que pode ter sido considerada Spam. (Já verificou)

​2. Adicionalmente, importa verificar se, em algum momento, exerceu o seu direito de oposição do envio junto da Proteção Civil.

Se nenhuma das situações anteriores se aplicar, poderá ter ocorrido uma falha pontual de registo do seu terminal na célula de rede no momento em que a NOS efetuou a recolha dos cartões ativos na zona.

3. A ligação à rede através da tecnologia VoWi-Fi ou encontrar-se numa zona com sinal fraco poderá prejudicar a sua deteção na rede e consequentemente o seu recebimento.

Obrigado. 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • February 2, 2026

Boa tarde ​@moonie, bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e a excelente ajuda do ​@Bruno S. sobre o tema.

Partilhe, por favor, connosco o seu feedback.

Adicionalmente, diga-nos também se é a primeira vez que não recebe estes SMS.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • February 5, 2026

Boa tarde

Não tenho no spam.

Tenho este telemóvel desde final de 2022. Estive a ver e não tenho nenhuma sms deles, nunca recebi. Antes de 2022 não sei. 

Nunca tinha reparado que não recebia estes sms porque tenho outro telemóvel do trabalho e recebo nesse.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • Resposta
  • February 5, 2026

Boa tarde

Não tenho no spam.

https://prociv.gov.pt/pt/prevencao-e-preparacao/monitorizacao-alerta-e-aviso/aviso/

As mensagens são enviadas para todos os cartões que estejam ligados a antenas nas zonas geográficas afetadas. 

Se tem rede para receber e fazer chamadas, quer dizer que cartão se ligou à antena mais próxima por isso devia receber o SMS.

Veja se há atualziações de software, se não tinha o telemóvel em modo voo e se tem opções de localização ativas nas definições do telemóvel.

Ainda assim não é garantido que chegue a receber. SMS não é um protocolo de comunicação com garantia de entrega. É um serviço best-effort. Pode chegar num segundo, num minuto, num dia ou nem sequer chegar.
Devia dar processo em tribunal, a quem autorizou o Prociv via SMS em vez de via Cell Broadcast que é usado em todos os países decentes

Um bem haja 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 6, 2026

Boa tarde ​@moonie,

Agradecemos a sua mensagem e ajuda da comunidade em esclarecer sobre este tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado