Skip to main content
Header
Megabyte
June 18, 2024
Respondido

Sinal Fraco dentro de Casa

Eu estou a mudar de Casa, mas dentro da casa nova o sinal de telemovel é muito fraco ou inexistente . Pode por um booster de sinal de telemovel? e como devo proceder para a nos aumentar o sinal?

Melhor resposta por CP001

@Dzenner exatamente, mas esqueci-me de mencionar uma coisa: nem todos os equipamentos são compatíveis com Wi-Fi calling NOS. Há uma lista antiga de equipamentos compatíveis https://nos.pt/content/dam/nos/assets/pdfs/Equipamentos-compativeis-tecnologia-WiFi-Calling-NOS.pdf

@João H. @Mário P. a NOS pode atualizar esta lista, por favor? É que já não é atualizada há dois anos.

Outra desvantagem do Wi-FI calling @Dzenner é que em Android não permite receber SMS. Só no iPhone a funcionalidade está gradualmente a ser disponibilizada. Esperemos que chegue ao Android em breve. 

Nesse sentido, só conseguirá ver as SMS quando estiver num sítio com boa cobertura  móvel. 
Já para receber e fazer chamadas bastará a cobertura Wi-Fi da sua casa

64 Comentários

CP001
June 20, 2024

Se entretanto já hoje quiser testar a funcionalidade, é só colocar o telefone em modo de avião e ativar o Wi-Fi.

Em qualquer rede Wi-Fi pode testar a funcionalidade

Jorge C
Super User
Super User
June 20, 2024

Boa tarde a todos,

Conforme mencionado pelo @João H., a funcionalidade Wi-Fi Calling pode ser utilizada fora das condições descritas, embora sem garantia de acesso.

Dado que a “melhor resposta” não é garantida pela NOS, solicito um esclarecimento adicional dos gestores da comunidade para eliminar ambiguidades e fornecer orientações precisas.

A clareza nas orientações é essencial para a utilização eficaz dos serviços.

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
June 21, 2024

Bom dia a todos, 

Lamentamos a demora na nossa resposta. 

@Dzenner e @Jorge C, a funcionalidade apenas será ativa quando o equipamento detecte que a rede móvel encontra-se fraca, ou seja, a ativação do modo de voo não permite a sua verificação e, por conseguinte, não funcionará o Wi-Fi Calling ou como indicado, e bem, pelo @João H. e o @CP001, caso funcione não garantimos o correto funcionamento. 

@CP001, de momento não temos outra listagem a partilhar, no entanto, endereçámos o pedido para que seja analisada. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
June 21, 2024

Bom dia, @Mário P.,

Embora a NOS não garanta a funcionalidade, quero só lembrar que na arquitetura do Wi-Fi calling está prevista a utilização sem rede. É a razão pelo qual foi criada a funcionalidade https://www.telecomtutorial.info/post/02-vowifi-architecture

No entanto, voltando à discussão, percebo que a NOS não se queira responsabilizar se houver falhas. Na minha opinião, faria bem em assumir isso, mas é uma opção da operadora. Preferia como o @Jorge C que fosse tudo mais claro.

Funcionar, funciona bem e assim desde que foi lançada esta opção (sem rede e em modo de avião). Agora, se a NOS não garante suporte, ou não assegura que funcione, isso é outra questão.

É uma pena, porque até o operador MEO diz claramente que suporta em rede inexistente https://forum.meo.pt/telemovel-12/chamadas-wifi-ou-wifi-calling-159156 

A NOS fica para trás em não querer assumir o que já faz

Mário P.
Gestor da comunidade
June 21, 2024

Certo e foi a informação dada, @CP001

Adicionalmente, agradecemos a partilha. 

A NOS, de momento, não garante o funcionamento do Wi-Fi Calling com o modo de voo.

Se surgirem novidades informaremos.
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
June 21, 2024

Boa tarde  @Mário P. 

E numa utilização normal quando o cliente vai para um local com rede inexistente? A NOS garante? Sublinho novamente, sem rede funciona perfeitamente, quero só clarificar o que a NOS garante e o que a NOS não garante.

De qualquer forma, aqui no Fórum NOS como sou cliente sem qualquer vínculo à NOS compreenda @Mário P. que vou continuar a dar respostas com base na ideia de como funcionam as coisas e não necessariamente na informação oficial da NOS. Esse trabalho deixo para os dois moderadores e para outros utilizadores

Obrigado, desde já

Jorge C
Super User
Super User
June 21, 2024

Boa tarde a todos,

Agradeço a todos pela participação e pelas valiosas contribuições sobre o tema Wi-Fi Calling.

Em particular, agradeço ao @Mário P. pela clarificação importante sobre as condições de funcionamento do Wi-Fi Calling na rede NOS.

A informação de que a funcionalidade requer a deteção inicial da rede móvel, mesmo que fraca, para ser ativada é crucial para evitar mal-entendidos.

Este ponto é essencial para assegurar que os utilizadores têm expectativas realistas sobre o serviço.

Dito isto, gostaria de sugerir a alteração da "melhor resposta" do tópico. A resposta atual pode induzir em erro, levando os utilizadores a acreditar que o Wi-Fi Calling funciona sem quaisquer restrições, o que não é o caso conforme esclarecido pela equipa de moderação da NOS.

Ao atualizar a resposta destacada com a informação mais precisa e oficial, garantimos que futuras leituras do tópico terão uma orientação clara e correta, evitando confusões e dúvidas.

Agradeço desde já a compreensão e colaboração de todos.

Obrigado.

CP001
June 21, 2024

@Jorge C o Wi-Fi calling funciona sem quaisquer restrições. É a informação correta.

A NOS é que não quer garantir isso contratualmente. Mas na prática funciona.

Quanto à melhor resposta, concordo que pode ser marcada uma resposta com a informação oficial passada pela NOS, que é a de que não garante.

Vaz
Super User
Super User
June 21, 2024

@CP001 acrescento mais uns pormenores: no IOS possivelmente a resposta estará adequada a todos os equipamentos que o suportem; em Android embora muitos equipamentos o suportem devido a especificidades impostas pela NOS ou pelos equipamentos em que suporta a tecnologia esse suporte é muito mais restrito sendo “oficial” para uma listagem de equipamentos atualizada em agosto de 2022 apesar de muitos pedidos para ser atualizada e nos outros casos na sorte do utilizador ter comprado um equipamento igualmente bafejado para ter esse suporte - que ao contrário do IOS poderá mesmo assim variar imenso de equipamento para equipamento dada a integração no desenvolvimento de hardware e software da Apple.

Os outros ou tem sorte ou não e o terem fraco sinal de rede movel ou não ou sequer terem sinal de nada adianta. A funcionalidade pode estar lá e estar ativa que isso não adianta para nada.

Já na concorrência que avançou atrasada e bem para a tecnologia a questão é tida em conta com atualização dos equipamentos compatíveis no mês passado e “pasme-se” inclusão posterior dos sms no wifi-calling que na NOS parecem continuar em teste. E sei porque fui obrigado a resolver o assunto por mim e o equipamento embora também não listado na concorrência faz tudo como deve ser - infelizmente não em modo avião por definição da operadora que o avisa explicitamente e parece não o permitir pelo menos em Android 

Mas também acho que deveria ser esclarecido devidamente o que é possível tecnicamente e não só o que a NOS se quer comprometer a garantir… Até porque se formos por aí deveria esclarecer muito melhor a publicidade “enganadora” que faz pois parece que a tecnologia ajuda a resolver as falhas de rede mas só o faz se, se e se… E mesmo assim se...

CP001
June 21, 2024

@Vaz muito obrigado. Até em modo de avião nos iPhones (como o do utilizador em questão) funciona. Deixei um screenshot na página anterior e ainda ontem testei. 

Em Android testei também com rede inexistente e também funciona. Vou testar em modo de avião no Android logo que conseguir.

Qual é o equipamento que tem?