Skip to main content
Header

Servidor Nperf do Porto em falta após apagão


luisbaker
Forum|alt.badge.img

Boa tarde,

Notei que o servidor da NOS no Porto já não aparece mais na lista do Nperf desde o último apagão. Atualmente, só está disponível o servidor de Lisboa, o que acaba por prejudicar os testes de velocidade e latência para quem está no Norte do país.

Seria possível encaminhar as equipas técnicas para verificar e reativar o servidor do Porto?
Ter um servidor mais próximo faz bastante diferença na qualidade dos testes.

Obrigado desde já!

5 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • July 23, 2025

O que é que o Nperf tem a ver com a NOS? os servidores de teste não são da nos….

tens a ferramenta oficial para testes de velocidade em speedtest.nos.pt

um bem haja 


luisbaker
Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • July 23, 2025

O que é que o Nperf tem a ver com a NOS? os servidores de teste não são da nos….

tens a ferramenta oficial para testes de velocidade em speedtest.nos.pt

um bem haja 

Os servidores são alojados pelas operadoras ou empresas, por isso é que aparece o logótipo da NOS com o nome NOS
Mas pronto, o servidor já voltou ao normal falei com alguém que conhece uma pessoa na NOS. Obrigado na mesma!
Provavelmente esqueceram-se de configurar o serviço do NPerf para iniciar automaticamente após o apagão. O servidor ligou, mas o serviço nperf-server não iniciou.
 

Só um conselho: antes de dizer alguma coisa, convém fazer uma pesquisa, assim evitam-se comentários desnecessários e a partilha de informações erradas.


Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • July 23, 2025

Até pode ser o caso, mas é uma empresa privada em que nada tem a ver com a nos.
na ótica geral, problemas com os serviços deles, têm de ser comunicados a eles. 

O servidor de testes oficiais da nos foi o que te passei acima, que é o divulgado no site da nos, que por acaso é site oficial da empresa.

um bem haja 


luisbaker
Forum|alt.badge.img
  • Autor
  • Megabyte
  • July 23, 2025

Até pode ser o caso, mas é uma empresa privada em que nada tem a ver com a nos.
na ótica geral, problemas com os serviços deles, têm de ser comunicados a eles. 

O servidor de testes oficiais da nos foi o que te passei acima, que é o divulgado no site da nos, que por acaso é site oficial da empresa.

um bem haja 

nPerf/Ookla (speedtest.net) são empresas que fornecem os sites e aplicações para fazer testes de velocidade.
As operadoras e empresas podem hospedar os seus próprios servidores para oferecer um servidor mais próximo do cliente nada de especial.
Aliás, eu já tratei da manutenção de servidores Speedtest/nPerf, sei bem do que estou a falar.
Aliás, ninguém disse que a culpa era da NOS, principalmente por causa do apagão algo que pode acontecer
Só que o servidor foi abaixo e, segundo a nPerf, ficou offline durante semanas so voltou hoje por volta das 2h da manhã. Portanto, confirma exatamente o que eu disse x)

 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • July 24, 2025

Boa tarde ​@luisbaker e ​@Bruno Aleixo,

Agradecemos os vossos testemunhos e também a partilha sobre a resolução da situação.

Por favor, partilhe connosco se surgir alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado