Skip to main content
Header
Bit
September 16, 2026

Roaming na Turquia: cobrança de €246 e falta de clareza sobre renovações do limite de €61,50

• September 16, 2026
  • 1 comentário
  • 6 visualizações

Boa tarde,
Venho partilhar a minha experiência com os dados em roaming da NOS na Turquia e pedir uma reapreciação da cobrança, sobretudo pela falta de clareza das mensagens sobre a renovação do limite de consumo.
Depois de viajar por países da União Europeia, cheguei à Turquia e recebi um SMS da NOS a indicar o preço de €0,68/100KB. Posteriormente, recebi repetidamente mensagens que apresentavam €61,50 como o “limite mensal” de dados em roaming e indicavam que deveria responder “SIM” para continuar a navegar.
Respondi “SIM” duas vezes e ambas as renovações foram confirmadas com sucesso. Não nego essas respostas nem alego que não autorizei a continuação do serviço. A minha reclamação é que não compreendi que cada “SIM” podia permitir mais um bloco de consumo de até €61,50, acumulado com os valores anteriores. Interpretei as referências repetidas ao “limite mensal” como um teto mensal, e não como um valor que podia ser renovado e somado sucessivamente.
Depois, comprei um eSIM de outro operador e passei a utilizá-lo para aceder à internet. Mais tarde, recebi uma notificação da NOS a indicar um consumo total da conta de €246. Ao contactar o apoio ao cliente, foi-me proposta apenas uma redução parcial, ficando cerca de €186 por pagar.
Compreendo que foi comunicado um preço para os dados na Turquia. O que questiono é se as mensagens de desbloqueio explicavam de forma suficientemente clara o impacto financeiro de cada resposta “SIM”. Para mim, dizer “limite mensal” e permitir sucessivas renovações desse limite, sem deixar inequívoco o novo valor acumulado, criou uma expectativa errada sobre a proteção contra despesas elevadas.
Peço à NOS:
1. Um detalhe dos consumos, com datas, horas, volumes de dados, valores e renovações, que permita perceber como se chegou aos €246 e qual a parte correspondente ao roaming na Turquia.
2. A reapreciação da cobrança e da redução proposta, tendo em conta a ambiguidade que senti na comunicação.
3. Mensagens mais claras, indicando expressamente que cada “SIM” permite até mais €61,50 de consumo e mostrando o valor já acumulado e o novo limite total.
Outros clientes passaram por uma situação semelhante com estas mensagens? Agradeço também a ajuda da moderação para analisar o meu caso.
Obrigado.

1 Comentário

João H.
Gestor da comunidade
September 16, 2026

Boa tarde ​@Artem Savelev,

Agradecemos a sua mensagem. Seja bem-vindo ao Fórum NOS:

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 

Pode consultar o detalhe de consumos através da app my NOS e verificar os consumos praticados especificamente, por cada app ou serviço do seu telemóvel, através das definições do próprio.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.