Skip to main content
Header

Roaming internacional, cobrança indevida.

• January 26, 2026
  • 1 comentário
  • 13 visualizações

Primeiramente, gostaria de demonstrar minha indignação e insatisfação por não existir um e-mail da NOS para que os seus próprios clientes possam utilizar. 

O número de telemóvel que utilizava +351 *********

Bom, em segunda mão, descrevo minha segunda insatisfação com os serviços prestados pela NOS.

Em setembro de 2024, fui a um quiosque da WTF para comprar um chip de telemóvel, para utilizar na minha estadia em Portugal. Utilizei esse chip até julho de 2025, onde retornei para o Brasil no dia 12/07/2025.

Desde o dia que cheguei ao Brasil, recebi uma mensagem de “boas vindas ao Brasil” e logo em seguida que meu roaming internacional seria ativado. 

No momento que cheguei em solo brasileiro, já não havia mais internet disponível para utilizar, ou seja, meu roaming internacional foi ativado, meu consumo foi ativado mas NADA funcionava com o roaming ligado. 

Cheguei ao Brasil por volta das 13h da tarde, e até as 20h da noite fiquei sem internet, sem conseguir mandar uma mensagem para meus familiares, sem conseguir acessar o aplicativo do Uber para me transportar, sem conseguir acessar o aplicativo do meu banco para fazer pagamentos, ou seja, estava sem internet nenhuma nesse chip de telemóvel da WTF. 

Visto as circunstâncias, me desloquei “sem internet” até um shopping próximo, e comprei outro chip, de uma operadora brasileira chamada Vivo, e imediatamente, joguei o lixo do chip da WTF no seu devido lugar, no lixo!

Ao fazer isso, interrompi imediatamente meu consumo desse número de telemóvel, visto que o chip já estava no lixo!

No final do mês de julho, meu consumo veio num total de 69.51€ sendo que meu plano de internet era de apenas 7€.

Agora eu te faço uma pergunta, de um plano de 7€, da onde que surgiu 69.51€? Impossível isso ser real, impossível isso ser de um consumo de apenas 7h de roaming ativado MAS SEM FUNCIONAR, afinal, ativado estava, mas funcionava? NÃO, por isso mesmo o joguei no lixo e migrei para outra operadora! 

Passado os meses, as faturas não paravam de chegar…

Em 5 de outubro, minha fatura já estava em 84,32€. 

Em novembro, tentei entrar em contato com a NOS, para revolver a situação da fatura e pagar realmente o que eu devia, meus 7€ de consumo de julho e apenas, acredito no pensamento básico de que as pessoas pagam por aquilo que usam e funcionam. 

Sem contar que eu estava sem entender o porque me cobravam mensalmente por consumos que eu não utilizava, visto que o chip já estava no lixo desde o dia 12/07/2025, e me foi informado no dia da compra do chip da WTF, que para desativar meu chip, bastava eu ficar três meses sem utilizar e recarregar meu consumo, que automaticamente meu chip era desativado. 

Foi o que pensei durante esses meses, desde o dia que o joguei no lixo, mas as faturas não paravam de chegar…

Dito tudo isso, venho através desse fórum público, informar minha indignação, insatisfação e informar que gostaria de pagar pelo meu consumo de julho, aquilo que realmente foi utilizado e funcionado, meu plano mensal de 7€, visto que utilizei ele até o dia 12/07/2025. Inaceitável eu pagar por algo que não utilizo a meses referente a essas cobranças mensais que me mandam, e inaceitável eu pagar uma conta de 69,51€ por algo que não funcionava, que me deixou na mão, e que precisei ir para outra operadora porque a NOS não estava funcionando para minhas necessidades básicas com a internet, como me deslocar pelo aplicativo da Uber, ou simplesmente acessar meu aplicativo do banco. 

Gostaria de informar, que não consigo ter acesso ao aplicativo da WTF pois desde o dia 12/07/2025, não recebo SMS com o código para entrar no aplicativo, visto que o chip estava no lixo!

Obrigada e fico no aguardo do retorno. 

1 Comentário

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 26, 2026

Bom dia ​@Giovanna Silva, bem-vinda ao Fórum NOS. 😊

Editámos o seu comentário por conter os seus dados pessoais. Sugerimos que não os partilhe publicamente para se proteger.

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação que descreve. A totalidade das comunicações, seja de internet ou chamadas, feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido. Para evitar este tipo de consumos, sugerimos que desative todas as opções de ligações roaming nas definições do seu telemóvel.

Pelo que compreendemos, o tarifário atribuído é por fatura, o que significa que todos os meses é enviada uma fatura para o pagamento da mensalidade. O seu cancelamento é efetuado após a formalização do pedido, como descrito no Site NOS.

Ainda assim, e para melhor compreendermos o sucedido e ajudar, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número em causa e o NIF associado.

Obrigada