Skip to main content
Header
Respondido

Roaming foi ativado sem a minha aceitação

Olá.

Neste mês (fevereiro) eu tive uma ingrata surpresa na minha fatura. O valor base dela é de € 65.94 e este mês veio uma cobrança de € 188.96.

Foi feito duas cobranças de roaming (tenho dois telemóveis na minha conta), cada uma pelo valor de € 61.51, entretanto:

1. Não houve ativação de qualquer serviço de roaming;

2. Não aceitei pacotes de dados adicionais;

3. Não autorizei qualquer consumo extra.

Se eu fiz algum aceite sobre esse serviço, solicito comprovativos de ativação consciente e autorização de débito para estes serviços específicos.

Obrigado.

Melhor resposta por Rafaela F.

Bom dia ​@George Maicon Kruger, bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e, também, a partilha do ​@Jorge C sobre o tema.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Sugerimos que consulte o detalhe de comunicações através da my NOS. Saiba como o fazer em:

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino. Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se tiver alguma questão adicional. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

17 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 4, 2026

Boa noite ​@George Maicon Kruger

Conforme pode ler neste artigo. 

• O Roaming automático é um tipo de roaming disponibilizado que está ativo por defeito nos tarifários de carregamentos.
  • O Roaming Contratual está ativo por defeito em tarifários pagos em fatura.

Obrigado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • March 5, 2026

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Sugerimos que consulte o detalhe de comunicações através da my NOS. Saiba como o fazer em:

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino. Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se tiver alguma questão adicional. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada

Acredito que eu devo ser um pouco mais claro com a situação:

Eu fiz o desligamento do roaming já sabendo dessa situação e da mesma forma foi me cobrado o valor mencionado anteriomente.

Não é a primeira vez que viajo para fora da UE e por isso sempre desligo o roaming para evitar esse tipo de problema.

Eu recebi as mensagens de ativação do roaming, mas, em nenhum momento e o ativei, como pode ser visto abaixo:

Vou pagar por algo que eu não aceitei, é isso?

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Que opção é que desativaste? 

um bem haja

Que opção é que desativaste? 

um bem haja

A configuração do próprio telemóvel:

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 6, 2026

A situação que descreve é, infelizmente, comum em smartphones modernos e deve-se à forma como as redes 4G/5G comunicam. 

Aqui fica uma explicação técnica do que poderá ter ocorrido e como se prevenir:

1. Sinalização LTE (Pings de rede): Nas redes modernas, o telemóvel "fala" com a antena estrangeira para garantir que consegue receber chamadas e SMS. Essa troca de sinalização utiliza protocolos de dados. 

2. A-GPS e Serviços de Sistema: O telemóvel pode tentar descarregar pequenos dados de satélite para atualizar a sua localização. Por vezes, estes serviços de sistema têm prioridade e "furam" o bloqueio geral de roaming.

3. VoLTE: Se estiver ativo, o telemóvel tenta estabelecer uma ligação de dados para voz, o que pode desencadear a cobrança.

Como evitar a 100% no futuro? 

• Solicite o boqueio de dados ou use apenas em modo de avião com Wi-Fi.

Obrigado.

A situação que descreve é, infelizmente, comum em smartphones modernos e deve-se à forma como as redes 4G/5G comunicam. 

1. Sinalização LTE (Pings de rede): Nas redes modernas, o telemóvel "fala" com a antena estrangeira para garantir que consegue receber chamadas e SMS. Essa troca de sinalização utiliza protocolos de dados. 

2. A-GPS e Serviços de Sistema: O telemóvel pode tentar descarregar pequenos dados de satélite para atualizar a sua localização. Por vezes, estes serviços de sistema têm prioridade e "furam" o bloqueio geral de roaming.

3. VoLTE: Se estiver ativo, o telemóvel tenta estabelecer uma ligação de dados para voz, o que pode desencadear a cobrança.

Obrigado.

Agradeço as explicações técnicas, mas do ponto de vista do consumidor, a situação é inaceitável.

Ao analisar o detalhe da minha fatura, verifiquei que o tráfego total registado foi de apenas 18 MB (dezoito megabytes). Como utilizador final, e não técnico de telecomunicações, tomei todas as precauções ao meu alcance: desativei o roaming de dados nas definições do telemóvel (configurado como 'Never') e não dei nenhum aceite para a utilização desse roaming com a a rede da NOS.

É incompreensível que um consumo residual de 18 MB, que claramente não foi feito de forma consciente, resulte numa cobrança que triplica o valor da minha fatura mensal. Se as configurações do dispositivo não são suficientes para impedir este tipo de 'pings' de sistema, cabe à operadora garantir mecanismos de proteção ou barramento eficazes para o cliente.

Dada a falta de flexibilidade e a falta de responsabilidade demonstrada nesta cobrança, irei avançar com uma reclamação formal via Livro de Reclamações e avaliar a mudança para outra operadora que ofereça maior transparência e credibilidade. 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 7, 2026

Obrigado.

Agradeço as explicações técnicas, mas do ponto de vista do consumidor, a situação é inaceitável.

Ao analisar o detalhe da minha fatura, verifiquei que o tráfego total registado foi de apenas 18 MB (dezoito megabytes). Como utilizador final, e não técnico de telecomunicações, tomei todas as precauções ao meu alcance: desativei o roaming de dados nas definições do telemóvel (configurado como 'Never') e não dei nenhum aceite para a utilização desse roaming com a a rede da NOS.

É incompreensível que um consumo residual de 18 MB, que claramente não foi feito de forma consciente, resulte numa cobrança que triplica o valor da minha fatura mensal. Se as configurações do dispositivo não são suficientes para impedir este tipo de 'pings' de sistema, cabe à operadora garantir mecanismos de proteção ou barramento eficazes para o cliente.

Dada a falta de flexibilidade e a falta de responsabilidade demonstrada nesta cobrança, irei avançar com uma reclamação formal via Livro de Reclamações e avaliar a mudança para outra operadora que ofereça maior transparência e credibilidade. 

@Rafaela F. , ​@Jorge C 

Lamento que a resposta desta moderação se limite ao envio de uma tabela de preços, ignorando por completo os factos e a minha tentativa de esclarecimento. É uma resposta que revela uma profunda falta de consideração, de análise crítica e o minimo de respeito sobre o problema exposto.

A própria imagem que enviou é o exemplo perfeito da confusão que a vossa comunicação gera:

1. Afirma que o 'Roaming está disponível automaticamente'.

2. Mas logo abaixo diz: 'Se queres navegar... ativa um dos pacotes'.

3. As SMS que recebi reforçam esta necessidade de ação, pedindo para 'responder SIM' ou 'responder com 5, 10 ou 50' para aderir.

Se verificarem o histórico desta conversa, verão que não houve qualquer ativação, resposta a SMS ou consentimento da minha parte. Pelo contrário, o roaming de dados estava configurado como 'Never' (Nunca) no meu equipamento.

Já que não houve sequer uma explicação personalizada, apenas um print de uma tabela tarifária abusiva (€7,00/MB), convido-vos a consultar o vosso próprio site em Internet Roaming - Continua Conectado Enquanto Voa | NOS. Lá, a informação é clara sobre a necessidade de adesão a pacotes para evitar custos astronómicos — adesão essa que eu nunca fiz.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • March 7, 2026

@Rafaela F. , ​@Jorge C 

Lamento que a resposta desta moderação se limite ao envio de uma tabela de preços, ignorando por completo os factos e a minha tentativa de esclarecimento. É uma resposta que revela uma profunda falta de consideração, de análise crítica e o minimo de respeito sobre o problema exposto.

A própria imagem que enviou é o exemplo perfeito da confusão que a vossa comunicação gera:

1. Afirma que o 'Roaming está disponível automaticamente'.

2. Mas logo abaixo diz: 'Se queres navegar... ativa um dos pacotes'.

3. As SMS que recebi reforçam esta necessidade de ação, pedindo para 'responder SIM' ou 'responder com 5, 10 ou 50' para aderir.

Se verificarem o histórico desta conversa, verão que não houve qualquer ativação, resposta a SMS ou consentimento da minha parte. Pelo contrário, o roaming de dados estava configurado como 'Never' (Nunca) no meu equipamento.

Já que não houve sequer uma explicação personalizada, apenas um print de uma tabela tarifária abusiva (€7,00/MB), convido-vos a consultar o vosso próprio site em Internet Roaming - Continua Conectado Enquanto Voa | NOS. Lá, a informação é clara sobre a necessidade de adesão a pacotes para evitar custos astronómicos — adesão essa que eu nunca fiz.

@George Maicon Kruger como esclarecimento, eu não sou um gestor da comunidade. 

Obrigado.

Obrigada

Algum parecer?

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 10, 2026

Boa tarde ​@George Maicon Kruger

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta.

O ​@Jorge C é um utilizador do Fórum NOS. Pode consultar mais informações sobre a equipa de moderação, que se encontra devidamente identificada, através do nosso artigo:

Compreendemos o que nos indica e lamentamos a situação.

Apesar de não haver um acesso direto à internet através de um navegador, não impede que o equipamento estabeleça uma ligação e realize consumos, tal como partilhado pelo ​@Jorge C.
Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não tem aplicações abertas.

Informamos ainda que, mesmo tendo disponível a opção de ativar o Net Roaming no destino, esta não carece de obrigatoriedade para utilização do serviço.
O roaming encontra-se disponível automaticamente para poder utilizar o serviço caso pretenda e, quando há um registo na rede do operador em que há acordo com a NOS, é aplicado um custo, como descrito no Site NOS.

Caso não consiga pagar a totalidade do valor faturado, estamos totalmente disponíveis para ajudar a encontrar uma solução através de um acordo de pagamento.
Para isso, pedimos que, por favor, nos envie uma mensagem privada através do perfil ​@Fórum com o número em causa e o NIF associado.

Obrigada

Boa tarde ​@George Maicon Kruger

Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta.

O ​@Jorge C é um utilizador do Fórum NOS. Pode consultar mais informações sobre a equipa de moderação, que se encontra devidamente identificada, através do nosso artigo:

Compreendemos o que nos indica e lamentamos a situação.

Apesar de não haver um acesso direto à internet através de um navegador, não impede que o equipamento estabeleça uma ligação e realize consumos, tal como partilhado pelo ​@Jorge C.
Smartphones fazem ligações à internet em segundo plano, mesmo quando não tem aplicações abertas.

Informamos ainda que, mesmo tendo disponível a opção de ativar o Net Roaming no destino, esta não carece de obrigatoriedade para utilização do serviço.
O roaming encontra-se disponível automaticamente para poder utilizar o serviço caso pretenda e, quando há um registo na rede do operador em que há acordo com a NOS, é aplicado um custo, como descrito no Site NOS.

Caso não consiga pagar a totalidade do valor faturado, estamos totalmente disponíveis para ajudar a encontrar uma solução através de um acordo de pagamento.
Para isso, pedimos que, por favor, nos envie uma mensagem privada através do perfil ​@Fórum com o número em causa e o NIF associado.

Obrigada

Aagradeço o feedback ​@Rafaela F. , mas a resposta dada é inaceitável e ignora os factos apresentados.

Afirmar que o valor é "devido" apenas porque um operador internacional o reportou é descartar a responsabilidade da NOS na proteção do cliente. Reitero os pontos que ficaram sem resposta:

1. Bloqueio Ativo: O meu equipamento estava configurado para "Roaming: NEVER". Se houve tráfego de 18 MB, este foi gerado por protocolos de rede à revelia da minha configuração. Como cliente, tomei todas as precauções técnicas ao meu alcance.

2. Contradição e Falta de Consentimento: A vossa imagem sugere um roaming "automático", mas o site da NOS e as SMS que recebi dizem claramente que para navegar é necessário "ativar" pacotes ou responder "SIM". Eu nunca ativei nada, nem respondi a qualquer SMS. Se não houve ativação, como pode haver uma cobrança de mais de €120?

Relativamente à sugestão de um 'acordo de pagamento': não procuro qualquer facilidade de liquidação, uma vez que possuo total capacidade financeira. O que exijo é a correção de uma injustiça. O valor não é devido porque não houve utilização consciente nem qualquer falha de precaução da minha parte como utilizador.

Pelo rumo desta conversa, percebo que não haverá solução através destas mensagens públicas (embora uma análise séria dos factos e das provas que apresentei bastasse para reconhecerem a falha). Posto isto, irei avançar de imediato com uma queixa formal junto das entidades reguladoras e órgãos competentes, bem como dar início ao processo de mudança de operadora.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 11, 2026

Como assim “NEVER”? Ligou para a NOS a pedir para bloquear? 
Viu as condições do roaming no país em que se encontrava?  Sabia que não queria Roaming mas mesmo assim não achou estranho os eu equipamento ligar-se a uma rede noutro pais

Como assim “NEVER”? Ligou para a NOS a pedir para bloquear? 
Viu as condições do roaming no país em que se encontrava?  Sabia que não queria Roaming mas mesmo assim não achou estranho os eu equipamento ligar-se a uma rede noutro pais

Senhor ​@Olaf , sugiro que leia com atenção todas as mensagens anteriores antes de lançar questionamentos que já foram cabalmente respondidos e demonstrados.

Se ler o histórico, verá que o que está em causa aqui não é falta de conhecimento das condições, mas sim a cobrança de algo que eu não foi autorizado."

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • March 11, 2026

O roaming é automático não é algo que o cliente autorize. O que falou no ponto 2 é pacotes de roaming para ficar mais barato, é outra coisa.

Se o cliente quiser mesmo bloquear tem que ligar á linha de apoio e pedir o bloqueio. Sendo assim não tomou todas as precauções.

A NOS só consegue fazer uma análise dos factos que consegue analisar, e neste caso é verificar que o cliente ligou-se a um operador internacional e usou o serviço. Por isso é normal que tenha um custo de roaming. Tirar uma foto ao seu telemovel a dizer “ roaming desligado” não é prova. Qualquer pessoa pode desligar isso após usar roaming e tirar foto.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 12, 2026

Bom dia a todos,

@George Maicon Kruger, a comunidade partilhou uma boa ajuda sobre este tema.
Caso não pretenda fazer qualquer uso do roaming, é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência ou desligue esta possibilidade através das definições do seu equipamento antes de chegar ao país destino.

Ainda assim, e pelo que indica, vamos ajudar a analisar a situação.
Para isso, envie-nos, por favor, uma mensagem privada através do perfil ​@Fórum com o número em causa e o NIF associado.

Obrigada