Skip to main content
Header
Megabyte
October 19, 2024

Revolta com a cobrança abusiva e a falta de disponibilidade de eSIM

Olá, equipa da NOS e comunidade,

Estou extremamente indignado com a experiência que tive recentemente e gostaria de partilhá-la para alertar outros clientes e, quem sabe, obter uma resposta coerente da NOS.

Primeiro, desloquei-me à loja da NOS no Amoreiras este sábado, após aguardar numa fila enorme, apenas para ser informado de que não havia eSIM disponível até quinta-feira. Como é possível que uma operadora do tamanho da NOS não tenha eSIMs prontos para disponibilizar imediatamente? O conceito do eSIM é precisamente ser uma alternativa digital, sem necessidade de esperar por stock ou lidar com estas questões logísticas.

Para agravar a situação, fui informado de que o serviço teria um custo de 7,50 €. Honestamente, acho inadmissível cobrar por algo que é digital e deveria ser mais prático e ágil. Além disso, muitas operadoras já permitem fazer a troca automática do SIM físico para o eSIM diretamente no próprio aparelho, sem necessidade de deslocação a uma loja, o que facilita imenso a vida dos clientes.

No entanto, a NOS, com um sistema arcaico, não oferece essa opção, obrigando-nos a perder tempo e a suportar custos adicionais. Esta falta de inovação e adaptação às novas tecnologias é incompreensível e frustrante. O eSIM existe justamente para eliminar a necessidade de um SIM físico, pelo que é incompreensível cobrar por este tipo de serviço.

Sou cliente da NOS desde 2015, e esta experiência foi, no mínimo, desapontante. O atendimento foi insuficiente e a falta de recursos tão simples como o eSIM, em pleno 2024, é inaceitável. Sinceramente, estou a considerar seriamente mudar de operadora, porque isto está muito longe do serviço que espero receber depois de quase uma década como cliente.

Gostaria de saber o que a NOS pretende fazer para resolver esta situação. Estou, de verdade, extremamente frustrado.

Aguardo resposta.

Cumprimentos,

Matheus

17 Comentários

Guimas
Super User
Super User
October 19, 2024

Pelo que vejo na loja online dá para pedir um cartão esim gratuitamente. Parece-me que as lojas estão a cobrar erradamente. @Fórum uma ajuda?

Mário P.
Gestor da comunidade
October 19, 2024

Boa tarde, @Guimas e @Matheus Costa Miranda Lima. 
A troca do cartão SIM para eSIM deixou de ter uma troca gratuita, ou seja, é considerada uma 2.ª via. Diferentemente, quando adquire um cartão na Loja Online que não requer a necessidade de alterar o número que está associado ao QR Code. 

Quanto ao stock, lamentemos, no entanto, e apesar da NOS disponibilizar a ativação do eSIM por leitura de QR Code, não deixa de ser necessário a criação do QR Code através da logística de atribuição de números e outras características que desconhecemos , podendo por isso, existir ausência de stock de eSIMs em Loja, porque o processo é o mesmo que um cartão SIM. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
October 19, 2024

Boa tarde, @Mário P. 

Agradeço o esclarecimento, mas continuo a achar injustificável que um serviço digital, como o eSIM, que tem como objetivo ser mais prático e não depender de um cartão físico, esteja sujeito a uma cobrança como se fosse uma segunda via de um SIM físico. Muitas operadoras já implementaram a possibilidade de fazer a migração diretamente no aparelho sem custos adicionais, o que torna a política da NOS desatualizada e desmotivadora para os clientes que procuram agilidade e inovação.

Além disso, a falta de stock de eSIM nas lojas só reforça o quão limitada é esta opção para quem necessita de uma solução imediata. Ainda que a compra online seja uma alternativa, muitos clientes podem precisar do serviço no momento, e ter que aguardar dias por um QR Code ou enfrentar filas em lojas torna-se extremamente inconveniente.

A NOS deveria rever essa política para acompanhar as tendências do mercado e melhorar a experiência do cliente.

Cumprimentos,
Matheus

Megabyte
October 19, 2024

@Mário P. , @Guimas, aproveito para esclarecer uma dúvida: já possuo um eSIM com o QR Code. Gostaria de saber se posso reutilizar esse mesmo QR Code para ativar o eSIM no meu novo aparelho ou se ele é de utilização única, obrigando-me a solicitar uma nova via.

Além disso, queria confirmar se, no caso de poder reutilizá-lo, o processo correto seria desativar o eSIM no telemóvel antigo e, em seguida, ativá-lo no novo. Este procedimento, se possível, parece-me muito mais simples do que solicitar uma segunda via cada vez que troco de aparelho.

Desde já, agradeço a atenção e disponibilidade.

Mário P.
Gestor da comunidade
October 19, 2024

Compreendemos e agradecemos a sua sugestão, @Matheus Costa Miranda Lima. Vamos endereçar a mesmas. 

É possível utilizar o mesmo QR Code do eSIM até 5 vezes.

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
October 19, 2024

Olá @Mário P.,

Agradeço o feedback  

Eu desativei o eSIM do meu aparelho atual e tentei ativá-lo no novo dispositivo. Acredito que o tenha ativado duas vezes no novo aparelho, pois inicialmente apareceu como “Sem Serviço” e tentei novamente. No entanto, agora estou a pensar se o problema se deve ao facto de o processo de ativação demorar um pouco mais.

Sabes dizer-me se há um tempo médio para que a rede seja completamente ativada depois de ler o QR Code? Aparentemente, pode ser que tenha havido algum atraso, o que me fez acreditar que não tinha funcionado na primeira tentativa.

Agradeço desde já pela ajuda e pela resposta.

Cumprimentos,
Matheus

Mário P.
Gestor da comunidade
October 19, 2024

Diga-nos, por favor, como é que fez a remoção, @Matheus Costa Miranda Lima. Isto porque, em regra, é rápido a ativação.

Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. Isto porque não deve eliminar/apagar o eSIM. 

Obrigado, 

Megabyte
October 19, 2024

Olá @Mário P. ,

Obrigado pela resposta.

Na primeira tentativa, ativei o eSIM no novo dispositivo sem remover o SIM anterior no iPhone antigo, e não deu certo, continuava sem serviço. Depois disso, removi o eSIM através das definições do iPhone no dispositivo antigo e tentei novamente configurar no novo. O processo foi bem rápido, mas ainda aparece como “Sem Serviço” no novo aparelho.

Será que este problema pode estar relacionado com o tempo de ativação da rede, ou talvez com alguma outra configuração que precise ser ajustada? Agradeço desde já pela ajuda.

Cumprimentos,
Matheus

Megabyte
October 19, 2024

Update:

Depois de diversas tentativas de ativação do eSIM, tanto por conta própria como com o suporte técnico via telefone da NOS, onde fui assistido pelo funcionário João durante 25 minutos, o problema de rede “Sem Serviço” continuava. O técnico registou o problema no sistema e informou-me que, devido a esta falha, eu estaria isento da taxa de €7,50 para obter uma nova via do eSIM na loja.

No entanto, ao chegar à loja dos Armazéns do Chiado, a isenção da taxa não constava no meu registo de cliente e acabei por ter que pagar os €7,50. Isso foi decepcionante, considerando que me foi garantido o contrário durante o atendimento telefónico.

Embora a situação tenha sido resolvida, o processo foi frustrante e deixou uma impressão negativa, especialmente pela falha de comunicação entre os diferentes canais de suporte da NOS.

Guimas
Super User
Super User
October 19, 2024

Não é a loja que te isenta dos 7.50€,  é o apoio agora.