Pelo que vejo na loja online dá para pedir um cartão esim gratuitamente. Parece-me que as lojas estão a cobrar erradamente. @Fórum uma ajuda?
Boa tarde, @Guimas e @Matheus Costa Miranda Lima.
A troca do cartão SIM para eSIM deixou de ter uma troca gratuita, ou seja, é considerada uma 2.ª via. Diferentemente, quando adquire um cartão na Loja Online que não requer a necessidade de alterar o número que está associado ao QR Code.
Quanto ao stock, lamentemos, no entanto, e apesar da NOS disponibilizar a ativação do eSIM por leitura de QR Code, não deixa de ser necessário a criação do QR Code através da logística de atribuição de números e outras características que desconhecemos , podendo por isso, existir ausência de stock de eSIMs em Loja, porque o processo é o mesmo que um cartão SIM.
Obrigado,
Boa tarde, @Mário P.
Agradeço o esclarecimento, mas continuo a achar injustificável que um serviço digital, como o eSIM, que tem como objetivo ser mais prático e não depender de um cartão físico, esteja sujeito a uma cobrança como se fosse uma segunda via de um SIM físico. Muitas operadoras já implementaram a possibilidade de fazer a migração diretamente no aparelho sem custos adicionais, o que torna a política da NOS desatualizada e desmotivadora para os clientes que procuram agilidade e inovação.
Além disso, a falta de stock de eSIM nas lojas só reforça o quão limitada é esta opção para quem necessita de uma solução imediata. Ainda que a compra online seja uma alternativa, muitos clientes podem precisar do serviço no momento, e ter que aguardar dias por um QR Code ou enfrentar filas em lojas torna-se extremamente inconveniente.
A NOS deveria rever essa política para acompanhar as tendências do mercado e melhorar a experiência do cliente.
Cumprimentos,
Matheus
@Mário P. , @Guimas, aproveito para esclarecer uma dúvida: já possuo um eSIM com o QR Code. Gostaria de saber se posso reutilizar esse mesmo QR Code para ativar o eSIM no meu novo aparelho ou se ele é de utilização única, obrigando-me a solicitar uma nova via.
Além disso, queria confirmar se, no caso de poder reutilizá-lo, o processo correto seria desativar o eSIM no telemóvel antigo e, em seguida, ativá-lo no novo. Este procedimento, se possível, parece-me muito mais simples do que solicitar uma segunda via cada vez que troco de aparelho.
Desde já, agradeço a atenção e disponibilidade.
Compreendemos e agradecemos a sua sugestão, @Matheus Costa Miranda Lima. Vamos endereçar a mesmas.
É possível utilizar o mesmo QR Code do eSIM até 5 vezes.
Obrigado,
Olá @Mário P.,
Agradeço o feedback
Eu desativei o eSIM do meu aparelho atual e tentei ativá-lo no novo dispositivo. Acredito que o tenha ativado duas vezes no novo aparelho, pois inicialmente apareceu como “Sem Serviço” e tentei novamente. No entanto, agora estou a pensar se o problema se deve ao facto de o processo de ativação demorar um pouco mais.
Sabes dizer-me se há um tempo médio para que a rede seja completamente ativada depois de ler o QR Code? Aparentemente, pode ser que tenha havido algum atraso, o que me fez acreditar que não tinha funcionado na primeira tentativa.
Agradeço desde já pela ajuda e pela resposta.
Cumprimentos,
Matheus
Diga-nos, por favor, como é que fez a remoção, @Matheus Costa Miranda Lima. Isto porque, em regra, é rápido a ativação.
Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. Isto porque não deve eliminar/apagar o eSIM.
Obrigado,
Olá @Mário P. ,
Obrigado pela resposta.
Na primeira tentativa, ativei o eSIM no novo dispositivo sem remover o SIM anterior no iPhone antigo, e não deu certo, continuava sem serviço. Depois disso, removi o eSIM através das definições do iPhone no dispositivo antigo e tentei novamente configurar no novo. O processo foi bem rápido, mas ainda aparece como “Sem Serviço” no novo aparelho.
Será que este problema pode estar relacionado com o tempo de ativação da rede, ou talvez com alguma outra configuração que precise ser ajustada? Agradeço desde já pela ajuda.
Cumprimentos,
Matheus
Update:
Depois de diversas tentativas de ativação do eSIM, tanto por conta própria como com o suporte técnico via telefone da NOS, onde fui assistido pelo funcionário João durante 25 minutos, o problema de rede “Sem Serviço” continuava. O técnico registou o problema no sistema e informou-me que, devido a esta falha, eu estaria isento da taxa de €7,50 para obter uma nova via do eSIM na loja.
No entanto, ao chegar à loja dos Armazéns do Chiado, a isenção da taxa não constava no meu registo de cliente e acabei por ter que pagar os €7,50. Isso foi decepcionante, considerando que me foi garantido o contrário durante o atendimento telefónico.
Embora a situação tenha sido resolvida, o processo foi frustrante e deixou uma impressão negativa, especialmente pela falha de comunicação entre os diferentes canais de suporte da NOS.
Não é a loja que te isenta dos 7.50€, é o apoio agora.
Não é a loja que te isenta dos 7.50€, é o apoio agora.
@Guimas,
Sim, tinha sido o apoio telefónico que me isentou da taxa, mas ao chegar à loja, a funcionária informou que não havia essa indicação no sistema deles. Mesmo com o técnico a garantir que tinha colocado essa informação no meu registo, a funcionária da loja disse que eles não poderiam prometer tal isenção e cobrou-me.
Eu expliquei-me mal. A loja cobra sempre, em qualquer situação. É o apoio que te pode devolver os 7.50€
Boa tarde, @Matheus Costa Miranda Lima.
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil @Fórum para verificarmos a situação.
Obrigado,