Skip to main content
Header
Pergunta

portabilidade com esim

Fiz um pedido de portabilidade para a NOS e, no final do processo, recebi a indicação de que nas 24 horas seguintes receberia um SMS com a confirmação da data e hora de início e conclusão da transferência do número. Uso um esim. 

No entanto, logo após submeter o pedido, o meu serviço na operadora anterior foi desativado e recebi uma mensagem a informar que o número tinha sido transferido. Desde então fiquei completamente sem rede e incomunicável.

Já passaram mais de 30 horas desde o pedido e continuo sem qualquer sinal. Não consigo fazer ou receber chamadas, receber SMS de autenticação para aceder a contas bancárias, e-mails ou outros serviços essenciais. O mais frustrante é que nem sequer consigo contactar a NOS através do meu número para perceber o que aconteceu.

Outro ponto que me deixou bastante descontente foi o facto de, no momento da contratação, me terem garantido que não precisava de me preocupar com a portabilidade porque seria tudo tratado automaticamente. Na prática, fiquei sem serviço, paguei a mensalidade da operadora anterior e entretanto já recebi a primeira fatura da NOS a cobrar o valor mensal completo, apesar de nem sequer ter conseguido utilizar o serviço.

Sinceramente, esta foi uma péssima primeira experiência com a NOS. Ficar mais de um dia sem comunicações devido a uma portabilidade é uma situação muito grave, especialmente quando dependemos do número para trabalho, segurança e autenticação de serviços. Gostaria de saber se mais alguém passou pelo mesmo e como conseguiu resolver a situação.

7 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 12, 2026

Leu o código qr para associar o esim ao telemovel?

Não recebi o código até agora… nada! Nem SMS, nem QR Code, absolutamente nada.. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 12, 2026

Boa tarde ​@Viviam Ravanhani fuga Rosa,

Agradecemos a sua mensagem.

Já reiniciou o seu equipamento, com o cartão NOS inserido, ou contactou a linha de apoio ao cliente NOS?

Obrigado

Já sim! Ja fiz de tudo. Uso o eSIM e não recebi nada. Nem o SMS prometido em até 24h avisando o período.
Não consigo contatar pq estou sem rede. Não consigo fazer ligações e os contatos online não tratam isso. Terei q ir pessoalmente a alguma loja ou arranjar o telemóvel de alguém p ligar.  
meu número desapareceu, já não é da Woo e não é nos. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 12, 2026

Boa tarde ​@Viviam Ravanhani fuga Rosa,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número de telemóvel.

Obrigado

Atualização: Consegui utilizar um telemóvel emprestado para contactar o apoio ao cliente da NOS.

Segundo a informação prestada, a portabilidade foi efetivamente concluída. No entanto, continuo sem qualquer serviço, pois não tenho um cartão SIM nem um eSIM ativo. 

O problema é que não é possível gerar um novo eSIM porque o processo exige a receção de um SMS de validação, algo impossível neste momento, uma vez que estou sem rede. Entretanto, verifiquei também que a minha conta My NOS nem sequer tinha os serviços associados. Felizmente, o colaborador que me atendeu foi extremamente prestável e conseguiu resolver essa parte da situação.

Infelizmente, o problema principal mantém-se exatamente igual: continuo sem sinal. O mais complicado é que vivo numa vila e a loja NOS mais próxima fica a cerca de 40 minutos de distância, o que significa que vou continuar sem comunicações até conseguir deslocar-me lá. 

Se me tivessem explicado que uma portabilidade poderia resultar em tantos transtornos, sinceramente teria pensado duas vezes antes de aderir.

Neste momento continuo sem conseguir fazer ou receber chamadas, receber SMS de autenticação ou aceder normalmente a serviços essenciais que dependem do meu número de telemóvel. Resta-me aguardar e deslocar-me a uma loja física para tentar resolver uma situação que, na minha opinião, nunca deveria ter acontecido desta forma.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • June 13, 2026

Boa noite, ​@Viviam Ravanhani fuga Rosa 

Agradecemos o seu feedback.

O processo de portabilidade não tem impacto sobre o cartão SIM ou eSIM, sendo que o erro verificado foi uma situação excecional.
Assim, e sendo necessária uma segunda via e caso não seja possível a resolução online, é necessária a deslocação a uma loja NOS para que a situação possa ser resolvida.

Lamentamos o transtorno.
Se surgirem outras questões, por favor, partilhe com a comunidade. Teremos todo o gosto em ajudar.

Obrigada.