Skip to main content
Header
Resposta

Pedir a portabilidade do número de telemóvel

Olá boa tarde,

Vinha aqui esclarecer uma dúvida!

Eu estou em final de contrato com a nowo e gostaria de mudar para a nos!

Há uns dias mandei vir um cartão pre pago da nós para posteriormente fazer a portabilidade!

Acontece que eu ja meti o cartão novo num telemóvel e tentei pedir a portabilidade do numero que tenho no contrato da nowo para o novo tarifário da nós e nao me deixa fazer! Diz que tenho que aguardar ate o serviço estar instalado! Eu já meti o cartão num telemóvel mas ainda nao consigo fazer a operação!

Agradecia colaboração!

Obrigado!

Melhor resposta por Jorge C

Boa tarde ​@Carlos_araujo123,

A portabilidade é um serviço que permite mudar de operador e manter o número de telemóvel. 

Para pedir a portabilidade é necessário garantir que:

• os dados pessoais estão corretos (o nome, número de identificação e número de contribuinte), e tem disponível o documento de identificação civil;

• os dados registados na NOS são os mesmos que estão registados no operador de origem;

• caso seja uma portabilidade de número móvel tem de ter um cartão NOS ativo;

• sabe o Código de Validação da Portabilidade (CVP) do operador atual. O CVP tem 12 dígitos, e é um elemento de identificação indispensável para validar os pedidos de portabilidade. Pode consultá-lo na fatura do seu operador ou através de SMS ou outros canais definidos pelo seu operador atual (linha de apoio ao cliente, área de cliente my NOS, lojas…).

Pode fazer a portabilidade de forma simples na sua app my NOS e na página online my.nos.pt/portabilidade-nos.

Na página online apenas necessita de ter consigo o NIF e o contacto associado à sua conta NOS, onde vai receber um código de confirmação. 

Obrigado.

9 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • Resposta
  • May 6, 2025

Boa tarde ​@Carlos_araujo123,

A portabilidade é um serviço que permite mudar de operador e manter o número de telemóvel. 

Para pedir a portabilidade é necessário garantir que:

• os dados pessoais estão corretos (o nome, número de identificação e número de contribuinte), e tem disponível o documento de identificação civil;

• os dados registados na NOS são os mesmos que estão registados no operador de origem;

• caso seja uma portabilidade de número móvel tem de ter um cartão NOS ativo;

• sabe o Código de Validação da Portabilidade (CVP) do operador atual. O CVP tem 12 dígitos, e é um elemento de identificação indispensável para validar os pedidos de portabilidade. Pode consultá-lo na fatura do seu operador ou através de SMS ou outros canais definidos pelo seu operador atual (linha de apoio ao cliente, área de cliente my NOS, lojas…).

Pode fazer a portabilidade de forma simples na sua app my NOS e na página online my.nos.pt/portabilidade-nos.

Na página online apenas necessita de ter consigo o NIF e o contacto associado à sua conta NOS, onde vai receber um código de confirmação. 

Obrigado.

Aparece me isto quando faço o procedimento!

E o cartão ja está inserido num telemóvel!

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 6, 2025

@Carlos_araujo123, boa noite. 

Para que consiga realizar a portabilidade é necessário que a conta de cliente tenha os dados preenchidos e válidos. 
Diga-nos, por favor, como adquiriu o cartão se foi através da Loja Online. Se sim, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com a seguinte informação: 

• Nome completo; 
  • Número de identificação civil; 
  • Número de identificação fiscal; 

Caso seja um tarifário WTF, é necessário a validação de idade. 
Obrigado, 

Boa tarde. Na 2f passada, alterei o meu contrato TV+NET+VOZ para incluir 2 números de telemóvel. Já me foram emitidos 2 cartões novos da NOS e agora, estava a tratar da portabilidade. O meu que está em meu nome, depois de fazer o processo pela app 4 vezes, reconheceu os dados corretamente e já tenho a confirmação. O da minha esposa, não estava a dar e por isso e como na 2f me disseram, liguei para a linha para tratar do processo dela e recebo a informação que a linha não faz portabilidade, só em loja, tal como pedir os cartões ESim, algo que na chamada que ficou gravada, me disseram que pela linha tratavam de tudo. Pior é que como disse que estava gravada a chamada e sei que não era o primeiro a fazer assim a portabilidade, ou me faziam ou pedia para cancelar este aumento mensal de valor (que acaba por ser apesar de ter mais 2 serviços) me passaram para a linha para voltar com o processo para trás. Isto para mim é inaceitável. Então para portabilidade tenho de me deslocar a uma loja física? Até a WOO onde tinha o meu numero e vai voltar, tratei de tudo online. A linha trata ou não trata destas situações e da emissão de cartões ESIM? É que senão, eu pondero mesmo cancelar todo o serviço. Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 18, 2025

Boa tarde ​@HugoSantosSoares,

Agradecemos a sua mensagem.

O pedido de portabilidade carece de formalização através de assinatura de documento, de forma digital ou fisica, pelo que poderá fazer através da my NOS ou Loja NOS.

A ativação de cartões eSIM é realizada em Loja, pelo que é necessári oque se desloque a uma para fazer o pedido e ativação no momento.

Obrigado

Boa tarde e agradeço a resposta.

No entanto, não foi essa a informação que tive quando fiz o novo contrato e por isso, tive um custo que segundo tive a informação, era desnecessário pois poderiam ter enviado logo em E-Sim e por isso, agradeço um canal ou e-mail, para que eu possa fazer a mesma, pois já dei imensas voltas ao site, e não encontro um local onde possa escrever e mandar os documentos anexos.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 25, 2025

Boa tarde ​@HugoSantosSoares,

Agradecemos a sua mensagem.

Infelizmente não será possível fazer o pedido por escrito, conforme partilhado a ativação de cartões eSIM é realizada em Loja, pelo que é necessário que se desloque a uma para fazer o pedido e ativação no momento.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 25, 2025

@João H. Tenho ideia de já ter visto clientes a receber os códigos QR por correio e fazem eles a ativação. Acho que SÓ em loja era no inicio do serviço

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 25, 2025

Sim é possível receber por correio, desde que seja o 1.º envio, a partir do momento que já foi atribuído em formato físico (SIM), a alteração torna-se um pedido de 2.ª via, ​@Guimas
Assim, e pela informação que dispomos,  pelo menos até ao momento, é aquela que foi prestada pelo ​@João H.
Obrigado,