Skip to main content
Header

Pedido de Revisão Urgente de Fatura (FT 202690/228223) – Cobrança Indevida de Roaming.

• January 26, 2026
  • 3 comentários
  • 13 visualizações

Exmos. Senhores da NOS,

Venho por este meio expressar o meu profundo desagrado e a minha reclamação formal relativamente à fatura mais recente associada ao meu serviço NOS, dado que não consegui encontrar um canal de contacto direto (e-mail ou formulário) adequado para partilhar esta situação de forma privada.

Sou cliente da linha NOs há 4 anos e tenho mantido um histórico de pagamentos pontuais das minhas mensalidades.

O Motivo da Reclamação

Ao aceder à aplicação para efetuar o pagamento da mensalidade, fui surpreendido(a) com um valor de 208,75€, o que representa um acréscimo de 62,50€ em relação ao meu tarifário habitual.

•⁠  ⁠Estou de viagem fora de Portugal e da União Europeia (UE).
•⁠  ⁠Tenho-me conectado exclusivamente a redes Wi-Fi.
•⁠  ⁠Como medida de precaução, retirei o cartão SIM do meu telemóvel, e por vezes quando o inseri de novo para evitar o perder, mantive o “Modo Avião” ativado. (Só o ativei para receber SMS pra conseguir fazer o registo/login neste forum)

Não compreendo nem aceito a cobrança de 62,50€, uma vez que em momento algum pretendi usufruir dos serviços de roaming fora da UE e tomei todas as precauções para o evitar.

Pedido Formal
Solicito a imediata revisão e correção da fatura ( FT 202690/228223), pois considero indevida a cobrança de um serviço que não solicitei, não utilizei e para o qual tomei medidas ativas para não aceitar.
Aguardo uma resposta célere e uma solução para este assunto. Por favor, informem-me sobre como devo proceder para acompanhar e resolver esta reclamação.
Agradeço a vossa melhor atenção e o tratamento prioritário desta situação.
Com os melhores cumprimentos,

Alejandro Vera 

Dados do Cliente
•⁠  ⁠Nome do Cliente: Alejandro Martínez Vera 
•⁠  ⁠Telemóvel: *********
•⁠  ⁠Email: ***************@gmail.com
•⁠  ⁠N.º da Fatura em Reclamação: FT 202690/228223

3 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 26, 2026

Boa tarde ​@Alejandro Vera,

Agradecemos a sua mensagem. Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por essas operadoras a que o equipamento se ligou. 

Sendo que existiu um consumo  de dados, registado pelos sistemas de comunicação, o valor é devido.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Boa tarde,

Venho manifestar a minha total discordância relativamente à cobrança de 62 € por alegado consumo de 4 MB de dados em roaming internacional.

Sou cliente da NOS há mais de 4 anos e, antes de sair da União Europeia, desativei explicitamente qualquer tipo de roaming de dados no meu equipamento. Considero, por isso, inaceitável que me seja imputado um consumo que não reconheço nem utilizei.

Importa ainda referir que 4 MB não correspondem sequer ao download de uma fotografia, pelo que o valor cobrado é manifestamente desproporcional e abusivo. Não posso ser responsabilizado por eventuais registos incorretos de operadores terceiros na Colômbia, ainda mais quando tomei todas as medidas para impedir qualquer utilização de roaming.

Desta forma, solicito a correção imediata da fatura e a remoção do valor indevidamente cobrado. Caso não haja uma solução célere, irei avançar com reclamação formal através do Livro de Reclamações e, se necessário, junto das entidades competentes.

Fico a aguardar a vossa resposta com brevidade.

Com os melhores cumprimentos,
Alejandro Martinez Vera

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 26, 2026

O consumo de 4MB aconteceu em algum momento, o que significa que não tomou todas as medidas. O valor é devido porque utilizou o serviço