Skip to main content
Header

Pedido de esclarecimento e revisão de cobrança de roaming

Exmos. Senhores,

Venho, por este meio, solicitar esclarecimentos relativamente à cobrança/valor que me foi comunicada via SMS, associada à utilização de dados em roaming durante uma deslocação recente.

Informo que estive em território francês, o qual, à semelhança de Portugal, integra o Espaço Económico Europeu (EEE). Por esse motivo, esperava que o serviço de roaming estivesse abrangido pelo regime de tarifário nacional em zonas pertencente ao EEE.

Contudo, tudo indica que o meu telemóvel se conectou automaticamente a uma rede de telecomunicações do Mónaco, país que não integra o EEE, o que poderá ter originado a aplicação de tarifas de roaming fora da área abrangida.

Importa referir que esta ligação foi totalmente involuntária, uma vez que nunca entrei fisicamente no território do Mónaco, encontrando-me sempre em França e fora do Mónaco (até à data e hora em que a mensagem com o aviso de limite atingido foi enviada). Acresce ainda que não fui previamente informado, de forma clara e atempada, sobre a eventual possibilidade de ligação automática a redes de países terceiros nem sobre os custos associados.

Neste contexto, solicito:

1. A verificação detalhada do registo de comunicações em roaming, com indicação das redes às quais o meu equipamento esteve ligado.

2. A revisão da cobrança efetuada, atendendo ao caráter não intencional da ligação a uma rede extracomunitária e ao enquadramento geográfico em que a mesma ocorreu.

Agradeço, desde já, a atenção dispensada e fico a aguardar o vosso parecer, com vista à resolução célere desta situação.

Com os melhores cumprimentos

3 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 14, 2025

Boa tarde, ​@Rosa Cristóvão 

Lamentamos o transtorno e vamos verificar a situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu número de contribuinte e o número de telemóvel em questão.

Obrigado.

Boa tarde, ​@Rosa Cristóvão 

Lamentamos o transtorno e vamos verificar a situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu número de contribuinte e o número de telemóvel em questão.

Obrigado.

Enviado!

Muito obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • June 16, 2025

Agradecemos o seu testemunho ​@Rosa Cristóvão.

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado