Skip to main content
Header
Pergunta

Pedido de análise e anulação de custos de roamin

maria bernardo

11:41 AM (20 minutes ago)

to me

Exmos. Senhores,

Sou cliente da NOS há mais de 15 anos e venho por este meio solicitar a vossa especial atenção para uma situação que ocorreu recentemente e que me deixou bastante surpreendido.

No passado dia 13 de junho viajei para o Montenegro. Assim que embarquei no avião, coloquei o meu telemóvel em modo de voo. Durante a escala na Sérvia e até à chegada ao hotel, o equipamento permaneceu sempre em modo de voo. No entanto, por desconhecimento da minha parte, os dados móveis ficaram ativados nas definições do telefone, uma vez que julgava que o modo de voo bloqueava automaticamente qualquer utilização de rede móvel.

Apenas quando cheguei ao hotel recebi uma mensagem a informar que tinha ultrapassado o limite de roaming de dados, tendo sido consumido o plafond disponível e gerado um valor de cerca de 61,51 €.

Esta situação causou-me grande surpresa, pois não utilizei a internet de forma consciente nem acedi a qualquer página, aplicação ou serviço online. Como poderão verificar através dos vossos registos, não houve uma utilização efetiva da minha parte que justificasse este consumo. Tudo indica que ocorreu uma ligação automática dos dados móveis sem que eu tivesse consciência disso.

Reconheço que houve desconhecimento e inexperiência da minha parte, uma vez que nunca tinha viajado para um país fora da União Europeia e desconhecia o funcionamento destas condições de roaming. Estava convencido de que o modo de voo impediria qualquer consumo de dados.

Face ao exposto, venho solicitar, de forma respeitosa, a vossa compreensão e a análise excecional desta situação, pedindo que seja considerada a não cobrança deste valor de roaming, atendendo ao facto de não ter existido uma utilização intencional do serviço e ao meu longo histórico de fidelização enquanto cliente da NOS.

Gostaria ainda de referir que este é o primeiro incidente desta natureza em mais de 15 anos como cliente da NOS. Tenho conhecimento de que, em situações pontuais e de primeira ocorrência, algumas operadoras analisam estes casos de forma excecional e, quando verificam que não existiu uma utilização intencional do serviço, procedem ao crédito ou à anulação dos valores cobrados.

Por esse motivo, venho solicitar a vossa melhor compreensão e boa vontade na apreciação deste caso, confiando que o meu histórico de cliente e o caráter involuntário desta situação possam ser tidos em consideração para uma resolução favorável.

Agradeço desde já a atenção dispensada e fico a aguardar a vossa resposta.

Com os melhores cumprimentos,

Pedro Miguel Martins
N.º de Cliente C*********

2 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • June 20, 2026

A NOS não analisa pois sabe que a conclusão é que usou, logo é utilização do serviço, seja intencional ou não. ( não há distinção). É devido o valor

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • June 21, 2026

Bom dia, ​@Pedro Martins1222.

Agradecemos a sua mensagem.
Ocultámos o seu número de cliente, de forma a salvaguardar os seus dados pessoais.

A totalidade das comunicações feitas em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Os custos associados ao roaming estão disponíveis, para cada país destino, no Site NOS. Adicionalmente, é ainda enviado um SMS de boas-vindas com informações relevantes, na chegada ao país destino.
Para impedir que ocorram consumos é necessário que desative ligações de dados móveis em roaming através das definições do seu dispositivo ou, em alternativa, que solicite o seu bloqueio antes de viajar.

Saiba mais sobre o roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada