Skip to main content
Header
Boa tarde.

Foi recentemente lançada a versão 2.0 do Universal Profile pela GSMA. Aproveito a ocasião para questionar sobre o estado de implementação de tecnologias que um cliente espera de uma rede móvel moderna: Voz HD, VoLTE e RCS (Comunicações Ricas).



Especialmente em relação à Voz HD, é uma tecnologia tão antiga e testada, implementada por todas as outras operadoras portuguesas, que não compreendo como não existe na NOS. Mas também a voz por LTE, e as "mensagens enriquecidas", que já são uma realidade num dos operadores portugueses e em muitos outros europeus.



São tecnologias que pessoalmente valorizo, e que o público em geral pode não conhecer, mas repara quando passam a ser oferecidas (por diferenças de qualidade, fiabilidade).



É com muita pena que reparo que a NOS não está listada como parceiro deste "Universal Profile", mas conto que o venha a implementar independentemente desse facto.



Espero uma resposta com o estado da situação da implementação destas tecnologias, e deixo a minha forte sugestão para que seja feita prioridade.



Cumprimentos
Olá, joaof,



Agradecemos as ótimas sugestões. De momento não temos novidades sobre este tema, caso surjam comunicaremos nos locais habituais. 🙂
Nos últimos tempos têm surgido novos protocolos de comunicação nos telemóveis com o objetivo de unificar e simultaneamente trazer melhorias para os serviços que quotidianamente utilizamos. O VoLTE tem como premissa melhorar a qualidade de áudio das chamadas de voz, e o rcs promete trazer para o serviço de mensagens universal aquilo que tem ficado relegado para third-party apps como whatsapp, messenger do Facebook implementarem, como recibo de leitura, comunicações seamless por dados de rede ou Wi-Fi, troca de ficheiros áudio, vídeo e imagem fora do limite dos 300kb, etc.

Gostaria de perceber se no que toca à NOS, existe alguma expectativa de implementar estes sistemas de comunicação, que a meu ver trariam não só vantagens para os consumidores, como permitiria aos operadores evitar a fuga dos paradigmas actuais chamada de voz/SMS/MMS para aplicações totalmente baseadas da Internet e aplicações de terceiros, com tudo o que isso implica de plataformas fechadas, fidelização de utilizadores a marcas externas, etc.
Olá, @Pedro Varela. :)



Movemos a sua publicação para este tópico, onde o tema já está a ser debatido. Se surgirem novidades, partilhamos aqui no Fórum, assim como nos restantes canais. 🙂
Olá,

Gostaria de renovar o tópico e acrescentar o meu interesse às questões levantadas pelo @joaof e @Pedro Varela.

Aguardando novidades ou alguma informação relevante aos planos da NOS para incorporar estas tecnologias.

Cumprimentos
Bem-vindo à comunidade, @Daniel Monteiro.



Neste momento não temos novidades sobre este tema. Caso existam, divulgamos no Fórum NOS e canais habituais. 🙂
Olá,

Gostaria de renovar o tópico e acrescentar o meu interesse às questões levantadas pelo @joaof e @Pedro Varela.

Aguardando novidades ou alguma informação relevante aos planos da NOS para incorporar estas tecnologias.

Cumprimentos




Talvez no final do ano haja novidades, já há testes com estas tecnologias, é uma questão de se aguardar.

Olá, 

Reavivo este tópico para questionar a moderação, se há novidades em relação à implementação do VoLTE e do RCS.

 

Obrigado 


Olá @Pedro Rios,

A rede de voz da NOS está desenhada de forma a que, independentemente da tecnologia de acesso ou terminal que esteja a ser usada pelo cliente, a chamada é realizada garantindo a alocação de recursos de forma a que o tempo de estabelecimento da chamada seja o mínimo possível e que a qualidade seja garantida.

Neste momento não temos novidades. Caso existam, partilhamos através do Fórum NOS e dos canais habituais. 


RCS chegou hoje ao meu telemóvel.


Como está a questão do VoLTE? 


Olá @Celso Costa,

Assim que existam novidades partilhamos através do Fórum NOS. :grinning:


RCS chegou hoje ao meu telemóvel.

Ao meu Xiaomi Mi8 ainda não chegou nada, apenas diz “As funcionalidades do chat estão indisponiveis para este dispositivo”  O seu operador não suporta esta funcionalidade.

 

Parece que para este lado ainda não foi ativado, vou continuar á espera a ver se chega


Olá a todos,

O RCS já está disponível na NOS. Saibam mais aqui.


Foi muito bom terem deixado a Google finalmente implementar o RCS, mas ainda está em falta o VoLTE! 

 

Em tempos de trabalho remoto é inadmissível ficar sem ligação 4G só porque recebi uma chamada telefónica. O VoLTE evitava estes problemas, existe alguma previsão de quando será implementado?


Foi muito bom terem deixado a Google finalmente implementar o RCS, mas ainda está em falta o VoLTE! 

 

Em tempos de trabalho remoto é inadmissível ficar sem ligação 4G só porque recebi uma chamada telefónica. O VoLTE evitava estes problemas, existe alguma previsão de quando será implementado?

Para já está disponível em alguns tarifários Corporate e clientes residenciais com tarifários antigos Z-Total. Confirmado pela NOS. 


Foi muito bom terem deixado a Google finalmente implementar o RCS, mas ainda está em falta o VoLTE! 

 

Em tempos de trabalho remoto é inadmissível ficar sem ligação 4G só porque recebi uma chamada telefónica. O VoLTE evitava estes problemas, existe alguma previsão de quando será implementado?

É verdade no outro dia estava em vídeo conferência e foi abaixo devido há ligação ter mudado de 4g para 3g...É muito frustrante 


Olá @Diogo S., @Celso Costa e @NunoSousa80:grinning:

Antes de mais, gostaríamos de dar as boas-vindas ao @NunoSousa80

O @Diogo S. deu uma boa ajuda. :sunglasses: Actualmente estas tecnologias estão disponíveis somente para alguns tarifários. 

@Celso Costa e @NunoSousa80, contamos disponibilizar, em breve, estas tecnologias em todos os tarifários. 

Muito obrigado


Olá @Diogo S.@Celso Costa e @NunoSousa80:grinning:

Antes de mais, gostaríamos de dar as boas-vindas ao @NunoSousa80

@Diogo S. deu uma boa ajuda. :sunglasses: Actualmente estas tecnologias estão disponíveis somente para alguns tarifários. 

@Celso Costa e @NunoSousa80, contamos disponibilizar, em breve, estas tecnologias em todos os tarifários. 

Muito obrigado

Existe previsão? 


Olá @Celso Costa

Em relação a este tema, assim que surgirem novidades, partilharemos com todos aqui, no Fórum NOS, e através dos canais habituais. :blush:

Obrigada 


Comentário