Skip to main content
Header
Resposta

manter o número activo

• September 17, 2025
  • 5 comentários
  • 62 visualizações

Estou a utilizar o tarifário Livre Total e quero saber se chamadas ou SMS feitas em roaming no EEE (por exemplo, de qualquer país da UE para Portugal) serve para o objetivo de manter o número ativo, para o requisito de, pelo menos, “receber ou efetuar uma chamada nacional não gratuita de 90 em 90 dias. Ou seja, pelo menos uma chamada (que não seja gratuita) cada 3 meses dentro de Portugal”. Isto para além de uma chamada ou SMS por mês ou desconto de 1.2 euros por mês, se essa chamada não for feita.

Obrigado

Melhor resposta por Mário P.

Boa tarde, ​@ZEC 

Vamos esclarecer.

Se o tarifário ativo é Livre Total, a disponibilização do seu número é gra​tuita bastando para isso efetuar uma comunicação paga ou uma recarga num período de 30 dias. Na ausência desta comunicação ou recarga, a disponibilização do seu número e a garantia de disponibilidade para contacto tem um custo de €1,20 por mês.

Para manter o cartão ativo deve ainda receber ou efetuar uma chamada nacional não gratuita de 90 em 90 dias.​​​

Se tiver mais questões, estamos disponíveis.

Obrigado,

5 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • Resposta
  • September 17, 2025

Boa tarde, ​@ZEC 

Vamos esclarecer.

Se o tarifário ativo é Livre Total, a disponibilização do seu número é gra​tuita bastando para isso efetuar uma comunicação paga ou uma recarga num período de 30 dias. Na ausência desta comunicação ou recarga, a disponibilização do seu número e a garantia de disponibilidade para contacto tem um custo de €1,20 por mês.

Para manter o cartão ativo deve ainda receber ou efetuar uma chamada nacional não gratuita de 90 em 90 dias.​​​

Se tiver mais questões, estamos disponíveis.

Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • September 17, 2025

Muito obrigado pela sua rápida resposta, mas não me ajuda muito a esclarecer a minha dúvida. O que diz é o que está escrito e que já tinha lido. Mas quando diz chama nacional não gratuita de 90 em 90 dias, uma chamda feita do meu número, em roaming, de um país da união europeia para Portugal, é classificável ou aceitável para preencher este quesito? É essa a minha questão!

Obrigado, se me puder esclarecer, já que ainda não consegui esclarecer esta dúvida com toda a investigação que já fiz. O ChatGPT foi encontrar uma resposta neste forum, em que um colaborador NOS respondia sim! Mas foi a única e não me deixou completamente convencido.

Isto é importante porque, se a chamada tiver de ser feita em território nacional, implicaria que me teria de deslocar a Portugal de 3 em 3 meses só para isto!!!

Obrigado, mais uma vez e espero então o seu esclarecimento definitivo sobre esta dúvida.

Cumprimentos

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 17, 2025

Não as comunicações em roaming não são consideradas para o efeito, ​@ZEC 

Isto é, o período é interrompido se o cliente fizer ou receber, e atender, uma chamada paga nacional, incluindo voicemail, pelo que nenhum outro tipo de comunicação é considerado para este efeito, nem mesmo os SMS enviados ou recebidos ou as comunicações em Roaming. 
Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • September 18, 2025

Ok, muito obrigado pela rápida resposta ao meu pedido de esclarecimento.

Fico pois a saber que, a cada 3 meses, terei de vir a Portugal fazer uma chamada. Acaba sendo um pouco incómodo e caro.

Veremos se me será possível cumprir esse quesito.

Cumprimentos

José Carlos Ferreira

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 18, 2025

Boa tarde ​@ZEC,

Agradecemos o seu testemunho e partilha.

Alternativamente, podemos sugerir a alteração para um tarfiário pós-pago.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado