Skip to main content
Header
Pergunta

Falta de suporte do Smart Number para Google Pixel Watch e informação errada do Apoio ao Cliente

• August 27, 2026
  • 2 comentários
  • 18 visualizações

Boa tarde à comunidade e à equipa de moderação da NOS,

Escrevo este tópico para relatar uma experiência bastante frustrante com o apoio ao cliente e, acima de tudo, deixar um apelo construtivo quanto à evolução dos serviços da NOS.

Adquiri recentemente um Google Pixel Watch 3 LTE para utilizar em conjunto com o meu smartphone Pixel, tendo como objetivo principal a utilização do serviço Smart Number (partilha do mesmo número móvel via eSIM).

Antes de qualquer passo, contactei a linha de apoio técnico da NOS:

Identifiquei expressamente o modelo exato do smartwatch (Pixel Watch 3 LTE) e do smartphone. Foi-me garantido pelo operador que o serviço era 100% compatível e que funcionaria com o mesmo número.

Dias depois, recebi em casa um cartão físico de plástico pré-pago para IoT/Alarmes (com um número avulso).

Contactei novamente o suporte técnico para questionar como iria inserir um cartão de plástico num smartwatch que opera exclusivamente por eSIM. Foi-me dito que o envio do plástico era mero procedimento administrativo e que bastava deslocar-me a uma loja física para converter o cartão em eSIM e associá-lo ao relógio.

Ao chegar à loja oficial da NOS, confrontei os colaboradores com o processo. Foi aí confirmado no terreno o óbvio: a aplicação Google Pixel Watch rejeita a rede da NOS ("Nenhum operador é suportado"), a linha de apoio deu indicações totalmente erradas e a NOS não possui integração de servidores (Entitlement Server) nem suporte ativo para smartwatches da Google. O cartão IoT teve de ser encaminhado para cancelamento.

Agradeço a honestidade do colaborador em loja que assumiu o erro da empresa, mas é incompreensível como a linha de suporte técnico vende serviços sem conhecimento básico do ecossistema que suporta.

A linha Google Pixel é vendida oficialmente em Portugal e conta com uma base crescente de utilizadores. É desapontante ver a NOS continuar fechada apenas aos ecossistemas da Apple e Samsung, enquanto a concorrência direta já disponibiliza suporte alargado para wearables Wear OS da Google.

A minha questão para a equipa da NOS é:

Existe alguma previsão ou plano de desenvolvimento para certificar a rede e integrar o serviço Smart Number / eSIM com a gama Google Pixel Watch no curto/médio prazo?

Fica o registo para que outros clientes não sejam induzidos em erro pelas linhas de apoio telefónico.

Obrigado.

2 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • August 27, 2026

Ainda por cima falou com 2 pessoas diferentes e nenhuma sabia do que estava a falar.

Se achar por bem, pode abrir exposição sobre os 2 atendentes, pelo menos recebem formação sobre o que estão a tratar.

• Autor
  • Byte
  • August 27, 2026

Boa noite, mesmo o da loja foi preciso forçar o tema e expor a minha profissão, e lhe dizer que um cliente nunca pode ficar sem resposta e essa resposta nunca pode ser errada, para ele me explicar o funcionamento do smart number e foi aí que ele também ficou a entender, onde que me respondeu que nunca iria dar, e pediu desculpas por não dominar o tema, que é o que eu acho que os colaboradores da NOS, como só agora é que estão a aparecer mais situações de novos equipamentos de smartphones e smartwatch, é que se calhar por parte da NOS vai exigir mais formação aos colaboradores