Boa tarde à comunidade e à equipa de moderação da NOS,
Escrevo este tópico para relatar uma experiência bastante frustrante com o apoio ao cliente e, acima de tudo, deixar um apelo construtivo quanto à evolução dos serviços da NOS.
Adquiri recentemente um Google Pixel Watch 3 LTE para utilizar em conjunto com o meu smartphone Pixel, tendo como objetivo principal a utilização do serviço Smart Number (partilha do mesmo número móvel via eSIM).
Antes de qualquer passo, contactei a linha de apoio técnico da NOS:
Identifiquei expressamente o modelo exato do smartwatch (Pixel Watch 3 LTE) e do smartphone. Foi-me garantido pelo operador que o serviço era 100% compatível e que funcionaria com o mesmo número.
Dias depois, recebi em casa um cartão físico de plástico pré-pago para IoT/Alarmes (com um número avulso).
Contactei novamente o suporte técnico para questionar como iria inserir um cartão de plástico num smartwatch que opera exclusivamente por eSIM. Foi-me dito que o envio do plástico era mero procedimento administrativo e que bastava deslocar-me a uma loja física para converter o cartão em eSIM e associá-lo ao relógio.
Ao chegar à loja oficial da NOS, confrontei os colaboradores com o processo. Foi aí confirmado no terreno o óbvio: a aplicação Google Pixel Watch rejeita a rede da NOS ("Nenhum operador é suportado"), a linha de apoio deu indicações totalmente erradas e a NOS não possui integração de servidores (Entitlement Server) nem suporte ativo para smartwatches da Google. O cartão IoT teve de ser encaminhado para cancelamento.
Agradeço a honestidade do colaborador em loja que assumiu o erro da empresa, mas é incompreensível como a linha de suporte técnico vende serviços sem conhecimento básico do ecossistema que suporta.
A linha Google Pixel é vendida oficialmente em Portugal e conta com uma base crescente de utilizadores. É desapontante ver a NOS continuar fechada apenas aos ecossistemas da Apple e Samsung, enquanto a concorrência direta já disponibiliza suporte alargado para wearables Wear OS da Google.
A minha questão para a equipa da NOS é:
Existe alguma previsão ou plano de desenvolvimento para certificar a rede e integrar o serviço Smart Number / eSIM com a gama Google Pixel Watch no curto/médio prazo?
Fica o registo para que outros clientes não sejam induzidos em erro pelas linhas de apoio telefónico.
Obrigado.