Skip to main content
Header

Como referido no título, foi-me dada falsa informação por uma trabalhadora da NOS e (aparentemente) desperdicei dinheiro porque a NOS não assume o erro.

No final de Novembro de 2023 mudei de Portugal para outro país na Europa e continuei a usar o tarifário pré-pago da WTF que usava em Portugal. Aproximadamente um mês depois (finais de Dezembro) recebi uma mensagem da NOS a avisar-me que andava a usar o dito tarifário maioritariamente fora de Portugal (óbvio) e isto poderia trazer custos adicionais. Poucos dias depois (2/1/24) liguei para o apoio ao cliente para esclarecer tudo e ao mencionar a mensagem, foi-me garantido pela senhora que me atendeu que não teria quaisquer custos adicionais e poderia portanto continuar a usar o tarifário normalmente.

Esta 2ª feira (4/3/2024) recebi novamente uma mensagem da NOS mas desta vez a dizer que nos últimos 3 meses tinha usado o tarifário na maior parte do tempo fora de Portugal e que se continuasse assim nos próximos dias, iriam começar a aplicar taxas a todas as chamadas, mensagens e internet usada. 

Ora, lá liguei novamente ao apoio ao cliente, expliquei tudo o que tinha acontecido até ao momento e a resposta nesta última vez foi “Afinal não é como lhe disseram. Agora ou paga as ditas taxas ou paga uma mensalidade de 19,90 euros (em cima do que já pago)”. Respirei fundo e aceitei a taxa porque até gosto deste tarifário e não sei se, devido ao meu trabalho, não mudo para outro país daqui a poucos meses e assim já tinha a situação do telemóvel resolvida. Depois de vários minutos em espera, foi-me informado que afinal tal opção não era possível com o tarifário atual devido a ser pré-pago e teria de mudar para outro pós-pago/por fatura com fidelização. Informei que não tinha interesse em fidelizações e desliguei. Novamente o apoio ao cliente a trabalhar a 100%. 

Pedi online para ser contactado, de modo a resolver a situação em que me encontrava: 

-Foi-me dada falsa informação pela empresa;

-Fiz 2 carregamentos (Março e Abril) no tarifário dos quais não iria usufruir nada, com base na (falsa) informação fornecida.

A resposta que recebi foi “Pois, não há nada a fazer, não vão haver quaisquer devoluções nem nada do género e se quiser agora faz é a opção da mudar para um pós-pago com a taxa mensal de 19,90 em cima” (fizeram questão de repetir esta opção 4/5 vezes até que acabei por desligar).

Já tive problemas com a NOS em específico no passado, escolhi um tarifário com a WTF porque tinha opções atrativas e achei que se houvesse algum problema, não seria do calibre da empresa principal (NOS). Pensei mal aparentemente. 

Tens menos de 25 anos? 

Pois isso já é o pão de cada dia em todos os operadores, a maioria dos assistentes não tem formação como deve ser nem tempo pra esclarecer bem as pessoas, é uma tristeza. 

https://www.nos.pt/movel/roaming/roaming-informacao-legal-e-condicoes-do-servico?accordionid=ui-id-1

A questão é que isso é uma politica não só da nos mas imposta também pela ue, numa tentativa de fazer com que pessoas que estejam de viagem por periodos longos ou permante, comprem serviços nesses paises. O roaming é apenas para viagens temporárias. nesse link acima podes ler mais sobre isso e tem lá o calculo 

um bem haja 

A mensagem informou-te logo do que iria acontecer. É arcar com as taxas se realmente quiseres continuar

Já agora o que supostamente acontece com esse tarifário de 19.90€ ?? É diferente em quê ?

Boa tarde @GuiG, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Lamentamos a situação. 

Quando há uma utilização no estrandongeiro superior, face à utilização nacional é aplicada a sobretaxa de roaming. Se aplicável quando nos últimos 120 dias, se verifique:

• Mais de 50% do volume de comunicações em roaming no EEE e/ou Reino Unido
  • Mais de 50% dos dias em roaming no EEE e/ou Reino Unido. 

. Com base o Regulamento (UE) 2017/920 de 17 de maio de 2017. 

Obrigado

Tens menos de 25 anos? 

Pois isso já é o pão de cada dia em todos os operadores, a maioria dos assistentes não tem formação como deve ser nem tempo pra esclarecer bem as pessoas, é uma tristeza. 

https://www.nos.pt/movel/roaming/roaming-informacao-legal-e-condicoes-do-servico?accordionid=ui-id-1

A questão é que isso é uma politica não só da nos mas imposta também pela ue, numa tentativa de fazer com que pessoas que estejam de viagem por periodos longos ou permante, comprem serviços nesses paises. O roaming é apenas para viagens temporárias. nesse link acima podes ler mais sobre isso e tem lá o calculo 

um bem haja 

Não sei como é relevante mas sim, tenho.

Obrigado pela informação, acabei por conseguir encontrar depois de ter recebido a dita 2ª mensagem da NOS. Abraço.

A mensagem informou-te logo do que iria acontecer. É arcar com as taxas se realmente quiseres continuar

Já agora o que supostamente acontece com esse tarifário de 19.90€ ?? É diferente em quê ?

O meu problema não é a mensagem ou as taxas, assumi que algo do género fosse acontecer antes de ter mudado de país. O problema foi mesmo ter sido induzido em erro por um trabalhador da empresa e ter gasto dinheiro em vão porque essa mesma empresa não se quer responsabilizar.

Esses 19,90 seriam um extra mensal, em cima do novo tarifário pós-pago com fidelização que teria de fazer, para conseguir utilizar o roaming sem chegar a ter esses custos adicionais a cada minuto/mensagem/mega.

Lamentamos o transtorno, @GuiG

O Serviço de Exclusão de Roamers Permanente é uma alternativa para aqueles que pretendem ser excluídos desta mesma sobretaxa de roaming permanente e que lhes permite utilizar o seu tarifário base, sem sobretaxas, no Espaço Económico Europeu (EEE) e Reino Unido. Está disponível para atuais clientes Residenciais com tarifário por fatura (pós-pagos) e Empresariais e tem uma mensalidade de €19,90
Se tiver alguma questão adicional, por favor, fale connosco. 
Obrigado

Boa tarde a todos, 

O Roaming Permanente é a aplicação de uma sobretaxa de roaming cujo o consumo em roaming e presença no Espaço Económico Europeu (EEE) e Reino Unido sejam superiores ( >50%) a Portugal, nos últimos 4 meses.

No entanto, o Serviço de Exclusão de Roamers Permanente é uma alternativa para aqueles que pretendem ser excluídos da sobretaxa de roaming permanente e que lhes permite utilizar o seu tarifário base, sem sobretaxas, no Espaço Económico Europeu (EEE) e Reino Unido.

Caso tenham alguma questão, falem connosco. 
Obrigado,

Boa noite, @Mário P.,

Pretendo mais informações sobre esse  Serviço de Exclusão de Roamers Permanente

Qual o custo? Existe mais alguma diferença entre o Roaming Permanente e o Serviço de Exclusão de Roamers Permanente?

Onde posso obter informações por escrito sobre esse Serviço?

Boa noite @CP001,

Agradecemos a sua mensagem e questão.

Movemos o seu comentário para este tópico onde o moderador @Mário P. partilhou mais informações sobre este tema, no comentário anterior ao seu.

Este serviço tem um valor mensal e pode ser ativo para que não seja alvo da sobretaxa de roaming permanente de forma recorrente/ continua. 

Partilhe connosco caso tenha alguma questão, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

Boa tarde, @João H.,

Mas então qual é o custo mensal desse serviço?

“tarifário base, sem sobretaxas, no Espaço Económico Europeu (EEE) e Reino Unido. Está disponível para atuais clientes Residenciais com tarifário por fatura (pós-pagos) e Empresariais e tem uma mensalidade de €19,90
Se tiver alguma questão adicional, por favor, fale connosco. “

“tarifário base, sem sobretaxas, no Espaço Económico Europeu (EEE) e Reino Unido. Está disponível para atuais clientes Residenciais com tarifário por fatura (pós-pagos) e Empresariais e tem uma mensalidade de €19,90
Se tiver alguma questão adicional, por favor, fale connosco. “

Obrigado @Olaf! O comentário foi movido de outro tópico e não tinha reparado.

Boa tarde @CP001,

Agradecemos a sua questão. 

O @Olaf partilhou uma boa ajuda a esclarecer. O moderador @Mário P. respondeu à sua questão, no comentário anterior ao seu. 🙂

Partilhe connosco caso tenha alguma questão, estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Comentário