Skip to main content
Header

Falha total de serviço móvel por falta de resiliência energética (Antena local)

Venho por este meio reclamar a interrupção imediata do serviço de rede móvel na minha zona (Freguesia da Fuzeta no concelho de Olhão, 8700-011) sempre que ocorre uma falha na rede elétrica pública.

O sinal de rede (voz e dados) desaparece no instante exato do corte de energia e regressa de forma imediata assim que a eletricidade é reposta. Este comportamento demonstra que a estação rádio-base (antena) que serve esta localização carece de sistemas de alimentação ininterrupta (UPS) ou baterias de backup funcionais.

Sendo o serviço móvel uma infraestrutura crítica, especialmente em situações de emergência onde a rede fixa e o Wi-Fi ficam indisponíveis, exijo que a [NOS] proceda à manutenção ou instalação de sistemas de autonomia energética na antena referida, garantindo a continuidade do serviço conforme previsto na lei.

7 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Hmmm é um pensamento interessante. 

Exigir que uma empresa privada tome medidas pra precaver uma falha que é responsabilidade de instituições publicas. > Exigir que entidades publicas com fundos públicos tomem responsabilidade por aquilo que lhes compete. 

🤔

• Autor
  • Kilobyte
  • March 18, 2026

A antena é de quem? 

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1

A rede elétrica é de quem? 

O problema é a rede eletrica que falha, ou a antena que precisa da rede eletrica pra trabalhar?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 18, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho ​@PedroS.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Por favor, fale connosco se surgir algum outro tema ou questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • March 19, 2026

ou bateria para aguentar uns minutos? 

• Autor
  • Kilobyte
  • March 19, 2026

o problema é você não ajudar. Se sabe a resposta devia de ajudar. Em vez de andar aqui com esse ar de superioridade que só lhe fica mal. 

que eu saiba eu pago à nos. logo é a nos que tem de resolver este problema. 

mas posso estar enganado, e se tiver enganado, peço que me ajude 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • March 19, 2026

Boa tarde, ​@PedroS.

Compreendemos a situação.

Sugerimos que reporte as falhas de energia ao fornecedor, uma vez que as quebras ocorrem nesse seguimento. 

Caso continuem a acontecer após a resolução, fale connosco para podermos verificar. 

Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada,