Skip to main content
Header
Pergunta

Falha na internet e chamadas no 4G

Após uma viagem ao Alentejo e a uma falha na cobertura, liguei à assistência NOS e reconfiguraram-me a rede de forma a que eu tivesse acesso à internet e chamadas. No entanto, após essa viagem eu fico sem internet, sms ou chamadas de voz quando a minha rede baixa de 5G para 4G, o que é comum porque a NOS não oferece cobertura 5G total. Por isso, quando estou em casa, na escola, ou a viajar pelo país é comum ficar desligado da rede mesmo tendo sinal forte 4G. Tentei ligar ao apoio NOS mas a chamada falha devido a “uma avaria na torre”. Adicionalmente, tenho conexão à internet, mesmo 4G, em Roaming, o que indicia um problema dentro da rede portuguesa. Queria saber se posso fazer algumo para reparar este problema ou se algum moderador me consegue ajudar.

12 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 31, 2025

Parece não ser um problema de rede da NOS. 

Podes testar o cartão em outro telemovel para ver se é do equipamento. Podes reiniciar o telemovel. Podes fazer um reset ás definições de rede no telemovel, por vezes resolve problemas de ligação

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 1, 2026

Bom dia ​@Luís Almeida Lixt, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 😊

Agradecemos a sua mensagem e a ajuda do ​@Guimas sobre este tema.

Para melhor compreendermos a situação, precisamos que nos dê mais detalhes sobre o que se passa, por favor.

Obrigada

Olá ​@Rafaela F. . Eu estou com o tarifário WTF num Samsung. O meu problema é na perda total de ligação à rede quando não há uma ligação 5G disponível. Por exemplo, se apenas houver ligação 4G, não tenho acesso a chamadas nem à Internet. Isto parece ser um problema apenas em Portugal, pois assim que saio do país e entro em Roaming não tenho este problema. Eu penso que isto se deve a uma configuração da rede que se fez no final de Agosto de 2025 durante uma chamada com a assistência NOS. Eu não sei que mais informações posso fornecer. Eu penso que a única coisa que posso fazer e que não tentei é um reset às definições de rede do meu telemóvel que me irá apagar todas as redes salvas, devo fazê-lo. Se precisar de alguma informação específica pode-me dizer e eu tentarei dar-lhe.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 2, 2026

Olá ​@Luís Almeida Lixt,

Muito obrigada por detalhar a situação. Estamos aqui para ajudar.

Qual é o modo de rede que está como preferido no seu telemóvel? Por favor, verifique e partilhe connosco.

Adicionalmente, diga-nos se efetuou alguma alteração ao serviço recentemente, como troca do SIM para eSIM, por exemplo.

Ficamos a aguardar o seu feedback. 😊

Boas. Eu estou com 5G preferido e não, não troquei de SIM.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 5, 2026

Bom dia ​@Luís Almeida Lixt,

Sugerimos que altere o modo de rede preferido para 4G e nos diga se a dificuldade se mantém, por favor.

Obrigada,

Bom dia, com 4G ainda não tive nenhum problema.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 6, 2026

Ficamos felizes com o seu feedback. 😊

Uma vez que tinha o modo de rede preferido para 5G, é possível que nas zonas que reportou sentisse mais dificuldade na utilização do serviço por esse motivo.
Deste modo, garante que o 4G é utilizado sem qualquer dificuldade. Ainda assim, se esta situação se repetir, por favor, partilhe connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Olá Rafaela, estava agora em aula e a rede foi a baixo. Parece que o problema não ficou resolvido.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 6, 2026

Boa tarde ​@Luís Almeida Lixt,

Agradecemos o seu testemunho.

Pedimos, por favor, que teste o cartão SIM noutro equipamento.

Nota quebras na ligação 4G noutros locais? 

Obrigado

Boa noite. Eu liguei à linha de apoio e até agora a rede não me tem falhado. Penso que o assunto deve estar resolvido.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 9, 2026

Obrigada pela sua mensagem. Ficamos felizes por saber que se encontra resolvido.

Partilhe connosco, se surgir mais alguma questão. Estamos aqui para ajudar. 😊