Skip to main content
Header

Hoje aconteceu-me o ridículo de não me fazerem a troca / 2ª via do meu cartão SIM numa loja, porque não tinha o cartão de cidadão físico na minha posse, apesar de ter apresentado o meu cartão através da app id.gov.pt a qual é aceite pelas autoridades e em todos os serviços que necessitei de apresentar até à data, quer sejam públicos ou privados. 

Gostaria de obter da parte da NOS uma explicação para este procedimento, uma vez que contraria a legalidade.

Obrigado.

 

 

 

Boa tarde @José Luzia

Agradecemos a sua sugestão. No entanto, e de momento, apenas são aceites os documento originais. Só são aceites os documentos de identificação: BI, CC ou passaporte para digitalizar. 

O pedido de digitalização do documento de identificação original serve para o protegermos de eventuais fraudes, ou erros de registo. 

Obrigado


Boa tarde, @Mário P. 

Agradeço a vossa preocupação com a minha protecção contra eventuais fraudes. 

No entanto, gostaria de referir que a app em questão tem a mesma validade dos documentos em formato físico e permite a exportação de um ficheiro PDF cuja validade pode ser comprovado em qualquer outro dispositivo. 

Desta forma, permite fazer prova, dos mesmos, junto das entidades e autoridades, incluindo privadas, que os solicitem. Esta mesma garantia foi dada  pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), que referiu que esta app substitui com todos os efeitos legais os cartões físicos e que tem suporte legislativo. 

Aproveito para vos deixar aqui um link onde podem consultar informação sobre um assunto que vigora há mais de 4 anos:

https://eportugal.gov.pt/servicos/adicionar-documentos-de-identificacao-na-app-id-gov-pt

Se assim entenderem, considerem isto como apenas um desabafo de um cliente cada vez mais descontente com o serviço prestado ou, em alternativa, como uma sugestão / recomendação de melhoria.

Obrigado pela atenção. 

 


Boa tarde @José Luzia,

Agradecemos o a sua partilha e sugestão sobre este tema.

Os testemunhos da comunidade são importantes para que possamos continuar a melhorar.

Iremos endereçar esta sugestão internamente de forma a que seja analisada junto das equipas apropriadas.

Por favor, fale connosco se surgir alguma dúvida ou sugestão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado 


Boa tarde aconteceu me exactamente o mesmo. Tive de ir buscar o documento físico sendo que utilizo an app em todo os sítios sem problemas. Inacreditável 


Lamentamos a situação, @Margarida GMG

De momento, apenas são aceites os documento originais. Só são aceites os documentos de identificação: BI, CC ou passaporte para digitalizar.

A sugestão foi endereçada e se houver novidades partilharemos aqui. 
Obrigado,  


É ridiculo não aceitarem o cartão de cidadão virtual e LEGAL, sendo que em operações stop, entidades bancárias, aeroporto é aceite, nem sequer aceitam a impressão do mesmo feito através da APP e depois querem fotocopiar o nosso cartão de cidadão físico!!!???? Para nós proteger de fraudes????

Podem especificar que fraudes??? Se ficam com cópia do nosso CC???

 

 


Bom dia @hugo.vieira, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Agradecemos a sua sugestão. De momento, e como indicado, apenas são aceites os documento originais. Só são aceites os documentos de identificação: BI, CC ou passaporte para digitalizar. 

Obrigado


Não sei o que na NOS é considerado uma explicação, mas no meu quotidiano, uma resposta por IA não é nem de perto uma explicação, muito menos no que a atendimento ao cliente diz respeito.

É até ofensivo 


Comentário