Skip to main content
Header

eSIM não disponível

Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa a um incidente ocorrido no dia de hoje, 19 de julho de 2026.

Adquiri um novo telemóvel e tentei proceder à transferência do meu serviço (SIM/eSIM) do aparelho antigo para o novo, através dos meios habituais. O processo não foi bem-sucedido, tendo o sistema devolvido erro aquando da transferência pelo sistema ISO dizendo que teria que haver intervenção da NOS.
Na app my NOS o eSIM não está disponivel para download.

Contactei de seguida a linha de apoio ao cliente da NOS, onde me foi informado que não é possível efetuar a ativação remotamente e que, para resolver a situação, teria de me deslocar a uma loja NOS.

Encontro-me sem serviço desde a tarde de ontem, e a informação que me foi dada é a de que só poderei resolver a situação amanhã, presencialmente numa loja.

Considero esta situação inaceitável, pelos seguintes motivos:

1. Em 2026, não é razoável que a solução para uma simples transferência de serviço entre dispositivos dependa exclusivamente de atendimento presencial em loja, tal como acontecia há três décadas.
  2. Esta limitação expõe os clientes a um risco desproporcionado: qualquer pessoa que, por qualquer motivo, não tenha possibilidade de se deslocar a uma loja física — por exemplo, por estar deslocada no estrangeiro — ficaria totalmente sem acesso ao serviço, com todas as consequências que isso acarreta atualmente (comunicações pessoais, profissionais, autenticações de dois fatores, emergências, entre outras).
  3. A ausência de um mecanismo de ativação remota robusto e funcional para este tipo de operação constitui, na minha opinião, uma falha grave de serviço, tanto ao nível tecnológico como de apoio ao cliente.

Solicito assim:

• Que me seja esclarecida a causa técnica do erro ocorrido durante a tentativa de transferência;
  • Que a NOS reponha o meu serviço o mais rapidamente possível, sem necessidade de deslocação, caso tal seja tecnicamente viável;
  • Que seja avaliada uma compensação pelo período em que fiquei sem serviço;
  • Que esta reclamação seja registada e considerada para efeitos de melhoria dos processos de ativação remota, de forma a evitar que outros clientes fiquem sujeitos ao mesmo risco.

Aguardo uma resposta e uma solução em prazo razoável.

Com os melhores cumprimentos,

4 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 19, 2026

Ponto 1. Sim, basicamente é para receber uma 2º via do esim. Há a 2º opção que é lhe enviarem por estafeta mas isso vai demorar mais dias ainda.

Ponto 2. Sim, qualquer pessoa no estrangeiro não consegue ativar. É normal. Os cartões precisam primeiro de estar em território nacional para obter rede.

Ponto 3. Aqui concordo um pouco consigo, poderia ser mais fácil, haver outros meios. Também há razões por detrás para que isto não possa funcionar assim.

Relativamente aos seus pedidos: Não é possivel lhe esclarecer a causa do problema. Pode repor enviado então a 2ºvia para casa. Paga na mesma os 10€ na ativação do esim. Não há compensação.

Peço desculpa, mas não é normal que alguém a quem seja roubado o telefone no estrangeiro não consiga uma 2a via de forma totalmente electrónica e quase imediata. É um absurdo que coloca clientes em risco absolutamente desnecessário. 
a compensação não existe porque em Portugal as operadoras estão a fazer um favor aos clientes em vender-lhes serviço e não tem basicamente nenhum dever de responsabilidade. Podem causar-te danos a sério porque a impunidade os protege. Até ao dia 

• Kilobyte
  • July 20, 2026

Posso confirmar que ativei um cartão pré-pago em Espanha e que, posteriormente, fiz a portabilidade de um número da Vodafone para a NOS sem qualquer problema.

A app da NOS disponibilizava a opção de pedir uma segunda via da eSIM através da própria aplicação, mas essa opção parece estar desativada devido a algum problema nos sistemas da NOS. Desconheço se a ativação dessa segunda via funciona no estrangeiro, mas seria um erro se não funcionasse, uma vez que, como referem, é perfeitamente possível que alguém precise de uma segunda via quando está fora do país.

No meu caso, tive de fazer todo este processo precisamente porque a Vodafone foi incapaz de me disponibilizar uma segunda via da eSIM quando mudei de telemóvel.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 20, 2026

Boa tarde ​@ROBERTO PINTO, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e as partilhas do ​@Guimas e ​@tor2.

Lamentamos a situação que descreve. Neste momento, a funcionalidade de gestão do eSIM através da my NOS encontra-se temporariamente indisponível, mas as equipas NOS responsáveis estão a acompanhar a situação e contamos que volte a estar disponível o quanto antes.

Saiba mais sobre a transferência de eSIM entre equipamentos iOS através do nosso artigo: 

Estamos totalmente disponíveis para o ajudar aqui e queremos compreender o sucedido.
Para isso, pedimos que nos envie, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número em causa e o NIF associado.

Obrigada