Skip to main content
Header

esclarecimento sobre cobrança em roaming fora UE

• December 24, 2025
  • 8 comentários
  • 38 visualizações

Venho por este meio solicitar esclarecimentos relativamente a uma cobrança que considero indevida no meu tarifário pré-pago WTF.

Tenho um tarifário pré-pago, no qual efetuei carregamentos antecipados correspondentes a vários meses de utilização. Encontro-me atualmente no exterior, fora da União Europeia.

Esclareço desde já que estou a utilizar dois cartões SIM no meu equipamento, sendo que utilizo ativamente um cartão SIM de uma operadora local, precisamente como forma de evitar qualquer consumo e custos associados ao meu tarifário WTF.

Apesar disso, fui surpreendida com uma cobrança como se tivesse utilizado o serviço em roaming fora da União Europeia. Contudo, ao consultar o histórico de comunicações na área de cliente/aplicação, verifico que surgem registos identificados como “Roam fora UE – 0 MB”, o que demonstra que não houve qualquer consumo de dados móveis da minha parte.

É verdade que recebi uma chamada internacional de duração muito reduzida, de apenas 3 minutos; contudo, o valor cobrado não é de todo proporcional a essa chamada isolada, o que reforça a minha dúvida quanto à origem do montante faturado, sobretudo tendo em conta que os próprios registos indicam consumo de dados nulo (0 MB).

Adicionalmente, informo que não consigo entrar em contacto com o apoio ao cliente, não considerando aceitável ter de pagar por uma chamada internacional apenas para obter esclarecimentos sobre uma cobrança que não reconheço.

Assim, solicito, por favor:

• A discriminação detalhada dos valores cobrados;
  • A explicação clara do motivo da cobrança;
  • A verificação e eventual correção do valor debitado, caso se confirme a existência de erro;
  • A restituição de eventuais valores cobrados indevidamente.

8 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • December 24, 2025

Bom dia ​@Júlia Mapeli, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

A totalidade dos consumos feitos em roaming é da responsabilidade dos operadores internacionais, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada por esses operadores a que o equipamento se ligou, pelo que o valor é devido.

Caso não pretenda fazer uso de roaming é necessário que solicite o seu bloqueio com antecedência, ou desligue esta possibilidade através das definições do seu dispositivo antes de chegar ao país destino. Saiba mais sobre roaming através do Site NOS.

Partilhe connosco, se surgir mais algum tema. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • January 5, 2026

Boa tarde, Rafaela,

Agradeço a sua resposta, no entanto continuo sem compreender nem concordar com a cobrança aplicada.

Conforme informação previamente prestada pela própria operadora, a tarifa para receção de chamadas em roaming fora da UE no país onde me encontro é de 1€ por minuto.
A única utilização de serviços que ocorreu foi uma chamada recebida com duração aproximada de 3 minutos, o que corresponderia, no máximo, a 3€.

Não utilizei dados móveis em momento algum, facto que é confirmado pelos próprios registos da NOS, onde consta “Roam fora UE – 0 MB”.

Desta forma, não é claro nem justificável como se chegou a um valor superior a 20€, uma vez que:

• não houve consumo de dados;

• não houve outras chamadas efetuadas ou recebidas;

• a tarifa comunicada para chamadas recebidas não corresponde ao valor cobrado.

Assim, volto a solicitar, por favor:

• a discriminação detalhada da cobrança, com indicação do valor por minuto aplicado;

• a explicação concreta da diferença entre a tarifa informada (1€/min) e o montante efetivamente debitado;

• a revisão do valor cobrado, com restituição do montante indevidamente faturado, caso se confirme erro.

Fico a aguardar um esclarecimento objetivo e detalhado.

Com os melhores cumprimentos,
Júlia Mapeli

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • January 5, 2026

em que país é que está e há quanto tempo? 

um bem haja 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+1
  • Gestor da comunidade
  • January 6, 2026

Bom dia ​@Júlia Mapeli,

Compreendemos e lamentamos a situação. O ​@Bruno Aleixo fez uma questão pertinente.

Diga-nos, por favor, em que país se encontra a utilizar o serviço.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • January 6, 2026

Estou no Brasil. Existe algum número que posso ligar gratuitamente para resolver esta situação?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 6, 2026

Boa tarde ​@Júlia Mapeli,

Agradecemos o seu testemunho.

Os contactos NOS estão disponíveis no Site NOS.

Indique-nos, por favor, há quanto tempo se encontra nesse destino. Recordamos que existe um custo acrescido por roaming permanente. 

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • January 7, 2026

Estou aqui há quase 50 dias, a partir de quantos dias é considerado roaming permanente? 

O que me gera dúvidas é que o serviço de internet não está sendo utilizado. Apenas utilizo o sinal para que eu possa receber chamadas ou SMS. A internet está sendo inteiramente provida por outro SIM local que eu tenho. Por isso, não compreendo o motivo da NOS ter me cobrado mais de 20 euros.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 7, 2026

Boa tarde ​@Júlia Mapeli,

Agradecemos a sua mensagem.

Pode consultar toda a informação sobre o serviço de roaming e características do roaming permanente no site NOS.

De forma a evitar o uso abusivo dos serviços de roaming a nossa política de roaming aplica uma sobretaxa aos clientes que utilizam os serviços fora de Portugal por longos períodos.

Serás considerado um "Roamer Permanente" se, nos últimos 120 dias:

• Fizeres mais de 50% das tuas comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no Espaço Económico Europeu (EEE),no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrânia;
  • Passares mais de 50% dos dias em que realizas comunicações (chamadas realizadas, SMS enviados e dados móveis consumidos) no EEE ou no Reino Unido, na Moldávia ou na Ucrãnia.

Se fores considerado um "Roamer Permanente" , serão aplicadas as seguintes tarifas extras às comunicações realizadas:

• Chamadas de voz efetuadas: €0,023 por minuto
  • Chamadas de voz recebidas: €0,0025 por minuto
  • SMS enviados: €0,004 por SMS
  • MMS enviados: €0,002 por MMS
  • Dados móveis: €0,001 por MB

Essas sobretaxas serão aplicadas além do teu pacote normal de minutos, SMS e dados móveis.

Avisamos-te antes de começar a cobrar estas taxas, garantindo que estejas sempre informado.

Para qualquer dúvida ou mais informações, entra em contacto com o nosso serviço de Apoio ao Cliente.

Para evitar esta taxação:

• Deves alterar o comportamento de consumo. Basta que, nos últimos 120 dias, uma das condições, previstas pelo regulamento, já não se verifique. Recebes um SMS a informar que a sobretaxa deixa de ser aplicada;
  • Ou podes subscrever o nosso serviço de isenção junto do nosso Apoio ao Cliente ou numa Loja NOS;

Esta política é aplicada desde 5 de junho de 2023.

De forma a podermos ajudar a analisar, por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número de telemóvel em causa.

Obrigado