Skip to main content
Header
Megabyte
May 9, 2026

Erro na fatura

Boa tarde.

Eu tenho 2 faturas para pagar, sendo que uma delas é de abril, a qual está atrasada e por isso mesmo tem um custo adicional de 3,75€. O problema é que a fatura de Maio, com limite de pagamento até dia 28 de Maio, ou seja , daqui a 19 dias, também está com o custo adicional de 3,75€ por atraso, o que vão faz qualquer sentido. Gostava de ver isso resolvido, pois está aqui claramente um problema. Obrigado pela atenção.

Tiago

12 Comentários

Rafaela F.
Gestor da comunidade
May 9, 2026

Boa tarde, ​@Tiago Barroso.

Agradecemos a sua mensagem. Queremos ajudar.

Ao efetuar o pagamento da fatura depois da data limite, é cobrada a taxa de atraso no valor de €3,75. Este valor é aplicado na fatura seguinte. 

Pode verificar a que fatura se refere o atraso, no detalhe da segunda página. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Megabyte
May 9, 2026

Obrigado pela resposta. Isso significa então, que uma vez paga a fatura de abril em atraso, o valor da fatura de maio, que só termina em 28 de maio, muda automaticamente para o valor correto sem a taxa de atraso, é isso?

Megabyte
May 9, 2026

Boa tarde,

Obrigado pelo esclarecimento anterior.

No entanto, a minha questão mantém-se, porque neste momento existem duas cobranças distintas de 3,75€ associadas a atraso, apesar de apenas uma das faturas se encontrar vencida.

A segunda fatura tem data limite de pagamento a 28 de maio, pelo que não existe ainda incumprimento relativamente a esse valor.

Assim, gostaria de solicitar a verificação desta situação, pois aparenta existir uma duplicação de encargos por atraso antes do vencimento da segunda fatura.

Obrigado.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
May 9, 2026

Agradecemos o feedback.

A taxa de atraso de pagamento mantém-se, uma vez que a fatura de abril vai ser paga depois da data limite. 

Conseguiu verificar a que fatura se refere o atraso que está na fatura de abril?

Pode verificar o número das faturas no cabeçalho, perto dos seus dados. 

Obrigada, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Megabyte
May 9, 2026

Boa noite Rafaela. 

Mais uma vez obrigada pela resposta. Infelizmente, acho que não me está a conseguir perceber. Eu não tenho qualquer problema em pagar a taxa de atraso da fatura de abril, que obviamente já passou o prazo dela, portanto terei uma taxa de atraso. O meu problema nunca foi esse. O meu grande problema é eu ter já a fatura de Maio emitida, com um taxa de atraso para pagar, sendo que a data limite de pagamento é 28 de maio, ou seja, a 19 dias de distância, ou seja, impossível portanto estar em atraso em relação a essa fatura.

Resumindo, o que tenho neste momento são 2 faturas por pagar, uma de abril com a tal taxa de atraso devida, e uma de maio com a tal taxa de atraso indevida. É precisamente neste ponto que se prende a minha questão, pois seria de todo ilegal pagar uma taxa de atraso fosse de que serviço fosse, quando a data limite se encontra bem longe de expirar, e como tal, não passível de cobrança por atraso.

Espero ter me esclarecido melhor desta vez.

Obrigado.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
May 9, 2026

Boa noite, aparentemente a taxa cobrada na fatura de Abril corresponde ao atraso no pagamento da fatura de Março.

Megabyte
May 9, 2026

E a fatura cobrada em maio corresponde à fatura de abril, é isso?

Megabyte
May 9, 2026

A taxa de atraso cobrada em maio corresponde à fatura de abril, era isto que queria dizer.

Jose Rodrigues
Super User
Super User
May 9, 2026

A taxa de atraso cobrada em maio corresponde à fatura de abril, era isto que queria dizer.

Sim, a fatura de Abril nunca poderia ter a cobrança de uma taxa que correspondesse à fatura de Abril, portanto se há uma cobrança na fatura de Abril ela é certamente derivada do atraso na pagamento da fatura de Março.

Verifique em que dia pagou a fatura de Março e verá que foi depois da data.

Megabyte
May 9, 2026

Ok, obrigado José. Bom trabalho.