Skip to main content
Header
Pergunta

Erro na fatura

Boa tarde.

Eu tenho 2 faturas para pagar, sendo que uma delas é de abril, a qual está atrasada e por isso mesmo tem um custo adicional de 3,75€. O problema é que a fatura de Maio, com limite de pagamento até dia 28 de Maio, ou seja , daqui a 19 dias, também está com o custo adicional de 3,75€ por atraso, o que vão faz qualquer sentido. Gostava de ver isso resolvido, pois está aqui claramente um problema. Obrigado pela atenção.

Tiago

12 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • May 9, 2026

Boa tarde, ​@Tiago Barroso.

Agradecemos a sua mensagem. Queremos ajudar.

Ao efetuar o pagamento da fatura depois da data limite, é cobrada a taxa de atraso no valor de €3,75. Este valor é aplicado na fatura seguinte. 

Pode verificar a que fatura se refere o atraso, no detalhe da segunda página. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada,

Obrigado pela resposta. Isso significa então, que uma vez paga a fatura de abril em atraso, o valor da fatura de maio, que só termina em 28 de maio, muda automaticamente para o valor correto sem a taxa de atraso, é isso?

Boa tarde,

Obrigado pelo esclarecimento anterior.

No entanto, a minha questão mantém-se, porque neste momento existem duas cobranças distintas de 3,75€ associadas a atraso, apesar de apenas uma das faturas se encontrar vencida.

A segunda fatura tem data limite de pagamento a 28 de maio, pelo que não existe ainda incumprimento relativamente a esse valor.

Assim, gostaria de solicitar a verificação desta situação, pois aparenta existir uma duplicação de encargos por atraso antes do vencimento da segunda fatura.

Obrigado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • May 9, 2026

Agradecemos o feedback.

A taxa de atraso de pagamento mantém-se, uma vez que a fatura de abril vai ser paga depois da data limite. 

Conseguiu verificar a que fatura se refere o atraso que está na fatura de abril?

Pode verificar o número das faturas no cabeçalho, perto dos seus dados. 

Obrigada, 

Boa noite Rafaela. 

Mais uma vez obrigada pela resposta. Infelizmente, acho que não me está a conseguir perceber. Eu não tenho qualquer problema em pagar a taxa de atraso da fatura de abril, que obviamente já passou o prazo dela, portanto terei uma taxa de atraso. O meu problema nunca foi esse. O meu grande problema é eu ter já a fatura de Maio emitida, com um taxa de atraso para pagar, sendo que a data limite de pagamento é 28 de maio, ou seja, a 19 dias de distância, ou seja, impossível portanto estar em atraso em relação a essa fatura.

Resumindo, o que tenho neste momento são 2 faturas por pagar, uma de abril com a tal taxa de atraso devida, e uma de maio com a tal taxa de atraso indevida. É precisamente neste ponto que se prende a minha questão, pois seria de todo ilegal pagar uma taxa de atraso fosse de que serviço fosse, quando a data limite se encontra bem longe de expirar, e como tal, não passível de cobrança por atraso.

Espero ter me esclarecido melhor desta vez.

Obrigado.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Boa noite, aparentemente a taxa cobrada na fatura de Abril corresponde ao atraso no pagamento da fatura de Março.

E a fatura cobrada em maio corresponde à fatura de abril, é isso?

A taxa de atraso cobrada em maio corresponde à fatura de abril, era isto que queria dizer.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

A taxa de atraso cobrada em maio corresponde à fatura de abril, era isto que queria dizer.

Sim, a fatura de Abril nunca poderia ter a cobrança de uma taxa que correspondesse à fatura de Abril, portanto se há uma cobrança na fatura de Abril ela é certamente derivada do atraso na pagamento da fatura de Março.

Verifique em que dia pagou a fatura de Março e verá que foi depois da data.

Ok, obrigado José. Bom trabalho.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5

Ok, obrigado José. Bom trabalho.

Para evitar esses problemas de pagamentos com atraso, afinal 3,75 é dinheiro, o ideal é ter ativo o Débito Direto.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • May 10, 2026

Bom dia ​@Tiago Barroso,

O ​@Jose Rodrigues deu uma boa ajuda, sugerimos mesmo a ativação do débito direto, de forma a evitar atrasos nos pagamentos.

Caso tenha alguma outra questão, partilhe com a comunidade.

Obrigada