Header
Respondido

Envio inadvertido de mensagens internacionais


Boa noite.

Recebi uma mensagem que tinha consumido 10€ não incluídas na comunicações. (ver na imagem em anexo).

Fui ver à Área de cliente, e este número 003xxxxxxxxx tem vindo a retirar dinheiro deste 21:53:18 até, o ultimo dado que consigo ver é 22:07:47. Mesmo com o telemóvel desligado.

Não houve cliques em publicidades manhosas nem a subscrição de qualquer tipo de serviço.

Já submeti por facebook messenger esta questão, mas tenho receio que venham a retirar dinheiro durante o tempo que não ficar resolvida esta situação.

Alguém pode-me ajudar? Já alguém passou pela mesma situação?

Obrigado desde já.
icon

Melhor resposta por Carolina V. 26 April 2018, 15:49

Ver pergunta inicial

9 Comentários

@mribeirotiago, do que foi possivel apurar das imagens, com exceção da comunicaçao das 22:04:44, todas as outras aparentam ter sido SMS/MMS enviadas ou recebidas.
Nao sabendo qual o seu tarifario e por achar estranho o valor cobrado (0,24€ cada), verifiquei que para comunicaçoes em roaming em países fora da União Europeia, as MMS enviadas e recebidas teem o preço de €0,246 cada. Roaming - Resto da Europa
Sera o seu caso?

De qualquer forma e desconhecendo a origem/destino das eventuais MMS, deve investigar no seu equipamento se as mesmas foram enviadas ou recebidas.
Caso tenham sido enviadas sem o seu conhecimento, pondere a existencia no seu equipamento de software malicioso (virus/malware) que possa estar a originar tais mensagens.
Para evitar a receçao das MMS, se for o caso, tente bloquear o referido numero.
@C24XXXX201 Eu tenho NOS 5.

A questão aqui é que não foram feitas essas chamadas nem enviados esses sms.

Mesmo depois de desligado o telemóvel, continuou a ser retirado dinheiro.
Já bloquei o número, obrigado pela dica. É um iPhone, que à partida não tem ou não deveria acontecer isso.

Estou a aguardar o contacto por parte da NOS, falei com eles pelo facebook messenger.
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @mribeirotiago.

Queremos ajudá-lo, no entanto, como se trata de uma questão específica da sua conta, para percebermos o que se passa, precisamos que nos ligue, por favor. Saiba aqui para onde pode ligar. Como já nos contactou e se já existir uma ação de resolução a decorrer, sugerimos que aguarde o nosso contacto.
Obrigado Carolina.

No entanto já está resolvido. A NOS ligou hoje de manhã
Reputação 7
Crachá +5
Ficamos contentes por saber que a situação já está resolvida, @mribeirotiago. 😃
Reputação 4
Crachá +2
Obrigado Carolina.

No entanto já está resolvido. A NOS ligou hoje de manhã


Só por curiosidade do que se tratou?
@Bruno Daniel Sinceramente não sei qual foi a origem. Pôs-se em causa se seria algum clique em publicidade enganosa mas penso que não. Não sei como é que chegaram ao meu contacto, poderia ser de forma aleatória, o meu contacto estar em algum database que desconheça,...

Pela pesquisa que fiz pelo número, não existe nenhuma situação parecida com a minha.
@mribeirotiago, desculpe-me pela insistência neste assunto, mas fiquei curioso quanto a forma como o mesmo foi resolvido.
O operador devolveu os valores debitados? Com que argumentos o fez?
As comunicaçoes (inadvertidas ou nao) tiveram ou nao origem no seu device/cartao?

Fiquei igualmente curioso quanto ao tarifario (NOS 5?) com MMS a 0,24€ nas Comunicações internacionais...

Entendo toda a reserva que coloque nos comentarios, especialmente apos o assunto ter sido "resolvido".
@C24XXXX201 O que o técnico da NOS me disse é que vai aparecer na próxima factura o valor que foi tirado, mas irão fazer um crédito nesse valor debitado, ou seja, fica como não houve acontecido nada.

Simplesmente disse-lhes que não tinha feito essas chamadas e enviado esses SMS, que o poderia comprovar com a inexistência de histórico no telemovel dessas chamadas/SMS.

Relativamente à origem não faço ideia se teve origem no telemóvel ou se o número por outra razão está numa database ou quem fez isso, fez-lo de maneira aleatória juntando nove números.

Sobre as comunicações internacionais, nunca comuniquei para fora de Portugal, mas pelo o tarifário que atualmente tenho, não deveria ser cobrado nada.

Comentário