Skip to main content
Header

Contestação de faturação de novembro, erro de roaming fora da UE e pedido de levantamento de bloqueio

  • January 27, 2026
  • 1 comentário
  • 13 visualizações

Exmos. Senhores,

 

Venho por este meio contestar a faturação apresentada na fatura referente ao mês de novembro, associada ao número 93*******, bem como o bloqueio do serviço entretanto aplicado ao meu cartão de telemóvel.

 

De forma a clarificar totalmente a situação, passo a expor a cronologia exata dos factos:

 

- 29/09 – Saída da Madeira e chegada a França no mesmo dia.  

  Nesse dia, devido ao facto de a internet incluída no meu tarifário WTF não estar a funcionar corretamente, solicitei voluntariamente um pacote Net Roaming 10GB, no valor aproximado de 30€.

 

- 30/09 – Saída de França, chegada a Itália e, no mesmo dia, chegada à Grécia.

 

- 07/10 – Ainda na Grécia, durante a tarde, recebi uma mensagem automática a indicar que tinha atingido o limite mensal de dados em roaming “fora da UE”, com indicação para responder SIM caso pretendesse continuar a navegar. Apesar de me encontrar fisicamente dentro da União Europeia, e perante a inexistência de acesso funcional à internet, respondi e solicitei mais 10GB, os quais não permitiram restabelecer o serviço, mantendo-se a internet sem funcionamento.

 

- 07/10 – Chegada a Itália.

 

- 08/10 – Saída de Itália. Nesse dia, voltei a solicitar mais 10GB, uma vez que os dados pedidos no dia anterior continuavam sem funcionar. Ainda assim, o acesso à internet manteve-se indisponível.

 

- 08/10 – Chegada a França.

 

- 09/10 – Saída de França e chegada à Madeira.

 

Importa salientar que os dados móveis apenas voltaram a funcionar após a minha chegada à Madeira, já com os dados incluídos no meu tarifário nacional, não tendo havido qualquer utilização efetiva e funcional dos dados de roaming solicitados nos dias 07/10 e 08/10.

 

O pacote de 10GB solicitado no dia 29/09 foi corretamente faturado na fatura de outubro e já se encontra pago. No entanto, os pedidos adicionais realizados nos dias 07/10 e 08/10 ocorreram ainda no contexto da viagem, por falha do serviço, sem informação clara sobre custos, e sem que o serviço tenha sido efetivamente prestado. Ainda assim, esses valores foram indevidamente associados à fatura de novembro, período em que já me encontrava na Madeira, surgindo como “tráfego de dados em roaming”, o que não corresponde à realidade.

 

Acresce ainda que todo o restante valor faturado foi regularizado, tendo o serviço sido bloqueado com base numa faturação que se encontra formalmente em contestação, o que considero indevido.

 

Face ao exposto, solicito:

1. A correção da faturação do mês de novembro;

2. O crédito integral dos valores cobrados indevidamente;

3. A anulação de quaisquer encargos por atraso associados a esta situação;

4. O levantamento imediato do bloqueio do cartão e a reposição total do serviço.

 

Aguardo uma resolução célere da situação e a reposição do serviço com a maior brevidade possível.

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Janete António  

NIF: *********

Data: 27/01/2026

1 Comentário

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 27, 2026

Boa tarde ​@Janete.ba,

Agradecemos a sua mensagem.

Dados pessoais foram ocultos do seu comentário, para sua proteção e dos mesmos.

Relembramos que qualquer informação partilhada no Fórum NOS é publica e de livre acesso a qualquer utilizador, registado ou não.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e número de telemóvel em causa.

Obrigado